PROFECIA E MISTICISMO

21/07/2010 21:18

Texto: Dt. 13. 1-5; 18.10-12

Introdução:

O século XXI é um século marcado pelo misticismo. E nesse embalo temos também as profecias que vão sendo substituídas, ou seja, verdadeira profecia substituída pela falsa profecia.

 

O mundo moderno tem dado mais crédito ao os livros de fabulas e paginas gastas como as profecias de Nostradamus, profecias Mais que é a grande anfitriã do fim do mundo em 2012, do  que crerem na Bíblia que foi inspirada por Deus muito ante de Nostradamus e os Maias.

 

A bruxaria, o espiritismo, a magia negra está na alta sociedade. Deixou ser pratica apenas das classes baixa. E porque também não falarmos da maçonaria, onde o se prática a fé divorciada da Escrituras? E o G12 que está vestindo roupagem nova e ganhando outros adeptos? Eis desafio para nós os crentes em Jesus.

 

Veja a falácia de Nostradamus

Ele tinha suas visões em seu quarto, numa bacia de água. Foi um dos maiores profetas de todos os tempos, prevendo acontecimentos históricos e fatos importantes da humanidade, alguns com precisão.

 

I. Avaliação da Profecia

 

1. Os embusteiros.

As profecias e os sonhos eram duas formas legitima de revelação divina. No entanto existiam aqueles que deturpavam a verdadeira profecia, fazendo as pessoas afastar-se de Deus e dizendo vamos após outro deus.

Tais embusteiros faziam milagres ao ponto de enganar os menos esclarecidos. Vejam o exemplo de quando Arão jogou sua vara no chão e essa se transformou em serpente, da mesma forma fizeram os magos (Ex. 7. 8-10), As varas se tornaram em serpente por ciências ocultas. Até hoje no Egito as serpentes tem fortes influências no encantamento e magias e nisto consiste sua religião.

Precisamos ter cuidados com alguns milagres que acontece em nosso meio, pois isso pode acontecer sem que o profeta tenha experiência com Cristo.

 

2. Como identificar fonte do milagre

 

Toda revelação e milagre que foge da verdade Bíblica, ou seja, quando a revelação se afasta da previa revelação divina devemos nos afastar dela, pois o Senhor Deus porá a prova tais revelações.

No caso dos filhos de Israel, eles estavam sendo incitado a deixar o verdadeiro Deus para seguir outros deuses, o que caracterizava rebelião contra o senhor, porquanto o mandamento era não ter outro Deus alem de Jeová.

O fruto que resultará a profecia declarará se está é ou não verdadeira. Na verdade as falsas profecias e falsas revelações nunca se cumprem. Muitas vezes somos enganados por aqueles que têm aparência de piedade, possui certos requisitos iguais a cristão fiel, mas na verdade são lobos vestidos de ovelhas. Com os tais diremos: fora com eles do arraial dos santos.

A vida do profeta diz muito com relação a sua mensagem, mas nem sempre a profecia deverá ser julgada por esse principio único. As verdades teológicas intrínsecas as escritura são bons principio para julgamos a falsa profecia.

 

3. Deus usa falso profeta para provar seus servos

 

O fato de Deus usar os falsos profetas era para provar os hebreus se realmente eles confiavam no Senhor.

Se no passado Deus permitiu que falsos profetas fossem levantados para provar seu povo, o quanto Ele  faria o mesmo nos dias atuais.

Infelizmente, são muitos os milagreiros e profetas que tem se levando nos últimos dias. Mas se observamos a filosofia de suas mensagens chegaremos a conclusão que as mesmas não passam de palavras vazias e sem significado espiritual.

Temos visto milagres acontecendo em nome Deus, mas associado a ídolos, enquanto a Bíblia firma que por traz dos ídolos estão os demônios. Isso nos leva a cair em contradição em certos momentos. Não são poucas as pessoas que deixam suas igrejas para ir em busca de profecias e supostos milagres. Eu particularmente tenho muito medo de certas revelações e milagres que anda acontecendo até mesmo em nossa igreja. Que Deus nos ajude a ter visão espiritual para discernir o falso do verdadeiro. Profecias e milagre precisam acontecer em harmonia com a palavra de Deus.

 

 

II. Práticas divinatórias

 

1. Abomináveis práticas divinatórias (Dt. 18.9)

 

Entre os povos antigos tais praticas eram comuns, principalmente entre os cananeus. Nota-se que, este versículo era uma advertência acerca das pseudorrevelações originarias da magia negra. Tais práticas foram consideradas abomináveis não só porque tentavam orientar as pessoas de forma contraria a revelação de Deus, mas por que também encorajava um estilo de vida independente, que ignorava o Senhor. O mais conhecido mantico do mundo antigo foi Balaão (Nr. 22 – 25).

Balaão foi convidado para amaldiçoar o povo de Deus, mas foi impedido pelo próprio  em fazê-lo. Deus havia abençoado o povo de Israel, e jamais qualquer maldição recairia sobre eles.

 

2. Adivinhadores Etc.

No mundo antigo era muito comum fazer previsões através da direção da nuvem, através dos seus vôos dos pássaros.

Hoje não é diferente, pois existe algumas formas semelhante de fazer previsão. A mais recente que temos é o caso do polvo que adivinhou quem ganharia a copo de 2010 (um absurdo). Assim, os homens usa os irracionais criado por Deus para servir de trampolim para suas façanhas místicas.

Os feiticeiros e bruxos que estavam no palácio de faraó, estão hoje também nos sistemas de governos. Muitas de nossas autoridades consulta seus gurus, guias espirituais. Oferendas são feitas para que se alcance objetivos na vida.

Temos mais terreiros de macumbas do que igrejas evangélicas em nosso pais, pois o interesse pelo ocultismo tem crescido de forma alarmante nesse ultimo século.

Os homens passaram dar mais valor ao que o bruxo fala do que na revelação da Bíblia sagrada.

 

A bruxaria – Existe duas formas de bruxaria.

A chamada de magia nega e magia branca.

 

Magia Negra - Quando tratando de magia negra empregam símbolos malignos, e suas praticas e sempre resultado maléficos através de maldições e encantamentos, mediante  destruição de um bonequinho que representa a vitima, e supostas alianças com espíritos maus. Desta forma, a magia negra ela não engana aqueles que têm uma religião cristã.

 

Magia Branca – essa traz grandes perigos para a fé cristã, pois usa até mesmo versículos das Escrituras para camufla seus enganos.

A magia branca consiste em desfazer o mal feito pela magia negra. Assim ela procura fazer o bem operando através de espíritos ou supostos deuses bons.

Assim, ela acaba sendo um perigo para aqueles que, desprovido de fé verdadeira e alicerce espiritual acabam caindo nas redes de suas armadilhas.

A bruxaria hoje tem sido praticada pela alta sociedade como algo socialmente aceito, como nos casos das bruxas heroínas que são imitadas pelos adolescentes.

Os espíritos enganadores que opera na sociedade hoje, de forma aparentemente inofensiva a fé, precisa ser extinguido de nosso meio pela pregação da palavra de Deus e pelas verdadeiras profecias por homens de Deus.

 

III. A necessidade da Profecias Bíblica

 

1. A voz de Deus na terra.

Quando falamos da voz de Deus na terra, entendemos de duas formas:

a. A Palavra de Deus - Pregado por homens ungidos e

   Comprometido com a sã doutrina são verdadeiras profecias, até

   porque o ministério profético foi encerrado com João Batista, o

   último profeta.

b. O ministério de profecias -  Revelação dos arcanos divinos.   

   Deus em todos os tempos usou homens ungidos, os profetas,

   sacerdotes e os patriarca, cada um com mensagens para sua

   época. Hoje Deus fala através do filho com o ministério de

   profecia. Ela é tão importante quanto as mensagens dos profetas

   do Velho Testamento, pois todos aponta para o bem do homem,

   preparando-o, seja para a vida espiritual o para acontecimentos

   presentes e futuros.

 

2. O contraste entre a verdadeira profecia e as práticas pagãs.

 

Enquanto a verdadeira profecia leva o povo aproximar-se Deus, as falsas profecias ou as práticas pagãs afasta o homem Deus.

O objetivo de Satanás sempre foi enganar o povo para não se achegarem a Deus, desviando a sua fé para a quilo que nada é, enquanto que a verdadeira profecias faz o homem aproximar se Deus garantindo ao mesmo a certeza da vida eterna e comunhão permanente com o seu criador.

 

Conclusão:

 

Para nos mantermos firmes e não sermos enganados precisamos ser sóbrios, vigilantes, sabendo que Diabo o nosso adversário anda buscando oportunidade para que possa tragar alguém.

Deus não ajude, que após essa lição mantemos firme e ajudando outros. Amém

Tenham todos uma boa aula.

 

Pb. Jaime Bergamim

 

Contato

J A I M E B E R G A M I M

jaimebergamim@bol.com.br e jaimebergamim@gmail.com.br

Fone: XXX (41) 3537.3738
tuitter:
@bergamimjaime
https://minist-jaimebergamim.webnode.com.br
Site da Igreja:
https://igrejaaltodacruz3.webnode.com

Pesquisar no site


A terceira idade; por que devo me preocupar se sou apenas um jovem.

Veja as causas

pbjaimebergamim.webnode.com.br/news/a-terceira-idade-eu-vou-chegar-la/

ORE E DIVULGUE NOSSO SITE

Crie um site grátisWebnode