OBADIA O PRINCÍPIO DA RETIRBUIÇÃO

01/11/2012 23:28

Texto Ob 1. 1-4, 15-18

INTRODUÇÃO A LIÇÃO

 

O livro de Obadia é o menor livro do Velho Testamento com a penas um único capitulo com vinte um versículos, considerado assim,o menos de todos os livros. Muito pouco sabemos sobre o livro de Obadia, e as tradições que temos são poucas confiáveis, e até afirmam que o livro não foi só escrito por ele, mas que outros autores também fizeram parte do mesmo.

Obadias foi primeiramente um poeta que experimentou algumas questões proféticas. Nesse tempo Edom havia-se aliado a outras nações afim de derrubar Manaém e despojar Juda; isso se tornou um pecado inacreditável e imperdoável, o qual Obadias passou a denunciar em seu livro. A semelhança de Joel, Obadias passou a descrever profeticamente o julgamento dessas nações juntamente com Edom.

Obadias também, em sua profecias, profetiza a volta de Judá a sua terra, o domínio de Judá sobre Edom, e o triunfo universal de Jeová (Yaweh).

A descrição profética maior do livro, é a soberania de Deus, a qual estaremos estudando logo mais.

A data  em que foi escrito o livro, também é bastante polemica, mas estaremos fazendo uma analise dos acontecimentos para que possamos chegar a data mais provável sugerida por estudiosos do assunto.

 

I. A SOBERANIA DE DEUS

 

1. Qual é o principal conceito de Soberania

Soberania é o direito absoluto de governo sobre: pessoas, povos e nações;

A soberania divina é ilimitada, irrevogável, sem variação, porem ela não

tira ou invalida o  livre  arbítrio do individuo, conforme veremos:

 

 

 

Conceitos:

Tanto os Cavinistas como os Arminianos tem o mesmo conceito sobre soberania, porem precisamos separar as seguintes interpretações:

 

  1. Calvinistas – Quando dissemos , que a soberania de Deus é irrevogável, sem variação, lançamos mãos do conceito Calvinista. Para os Calvinistas, Deus na Sua soberania não pré-determina, mas já está tudo determinado segundo a presciência de Deus, o que acabamos concordando em partes.

 

  1. Arminianos – Esse admitem que o livre arbítrio leva a soberania de Deus a auto-limitação. Como explicar isso é um problema. Vejamos

 

A soberania de Deus não pode ser auto-limitada, nem irrevogável, caso contrario estaríamos pondo e cheque a onisciência de Deus. Deus sabe tudo de antemão, que é a máxima da Sua soberania.

 

2. Livre arbítrio

 

O livre arbítrio é o poder de escolha do individuo. Deus quer que todos sejam salvos, mas cada um deve escolher ou optar pela salvação. Nesse caso a soberania de Deus não interfere na escola.

O texto áureo que nos deixa bem claro isso é Jô 3.16, onde aparece a frase “Para que todo aquele que nele crê”. Isso não anula a soberania de Deus, mas antes revela um Deus salvador diante da liberdade humana. Deus não pode levar ninguém a julgamento sem que este conheça os propósitos divinos, mas Deus sabe de antemão que tais pessoas optaram para o caminha da perdição.

 

II. O LIVRO DE OBADIAS

 

1. Contexto histórico

Nenhuma informação temos a respeito de Obadias, a penas seu nome. Em hebraico, Obadias significa “servo de Jeová”, não se  conhece parentes, reinos sob o qual o profeta viveu.

 

Data do Livro – Um período bastante indefinido e bastante longo. Compreende entre 887 a 312 a.C, ou 848 a 460 a.C.

 

Se a data de 887 a 312 a.C. for a mais correta, então o livro foi escrito no reinado da saguinária rainha Atalia (II Rs. 8.16-26).

 

Se a data 848 a 460 a.C. for a também correta, o livro poderá ter sido escrito no período da destruição de Jerusalém por Nobucodonosor rei da Babilônia em 587 a.C.

No entanto, o período em que foi escrito o Livro coincidirá com ambas as datas.

 

2. Estrutura e mensagem do livro - O livro possui apenas 21 um versículos em apenas 1 capitulo.

 

Em, Obadias temos três dias distintos:

1º dia: é aquele do versículo 8 que fala da época que Edom será arrasada.

2º dia: se encontra nos versículos 11-14, conhecido como dia da angustia.

     Tempo este em que Judá sofre sob as mãos dos endomitas, e tentaram

     exterminar os filhos de Judá.

3º dia: O dia do Senhor (v.15), que está perto sobre todas as nações. Nações

     neste texto pode se entender com aquelas que se uniram a Edom contra

     Judas.

Todos esses três dias estão relacionado com o juízo do Senhor.

3.A posição do livro – a problemática centraliza no cânon Judaico por considerar os dozes profetas um só livro. Assim, a posição canônica entre Amos e Jonas, pode se dá por relacionamento entre os versículos 15 de Obadias e Amos 5.20, por que ambos falam do dia do Senhor.

 

III. EDOM O PROFANO

1. Origem – Os endomitas são descendentes de Esaú, e em hebraico significa vermelho, cujo valor é dado ao prato de lentilha que Esaú vendeu a sua primogenitura ao seu irmão Jacó.

Os edomitas povoaram o monter Seir, se tornando uma grande nação.

Seir em hebraico é áspero, desgrenhada. O primeiro habitantes dessa montanha era os correus ou horeus, habitante das carvenas (Gn 14.6). Esaú habitou ali e expulsou de lá seus habitantes.

Os endomitas negaram passagem para Israel quando esses voltaram do Egito, mas mesmo assim, Deus não permitiu que eles fossem amaldiçoados levando em conta o grau  parentesco que eles tinha com Jacó (denominado Israel).

Ainda que Edom não era reconhecido como povo de Deus, mesmo assim gozou de uma chancela. Aqui está a essência da soberania de Deus.

Deus tinha um futuro próximo para executar seu juízo sobre Edom, é nesse tempo que Obadias entra em cena, quando parece estar falando em nome de outro profeta ou um embaixador que convocava as nações vizinhas para se ajuntarem contra Edom e rebaixa-los.

O orgulho leva a ruína – O fato de Edom vivere nas cavernas montanhosas, lugar de difícil acesso, davam a eles uma falsa segurança. No entanto, essa fortaleza natural, não excluía da justiça divina. Em Isaias 21.11, temos um clamor dos moradores de Seir ao profeta que estava em Jerusalém a cerca do que restava da noite. Isso dá a entender a angustia em eles estavam enfrentando.

 

IV. A RETRIBUIÇÃO DIVINA

1. O Principio da retribuição

Dentro o contesto de retribuição, temos a lei da semeadura. Tal princípio exaurido nas escrituras sagrada, é inegável até mesmo dentro da lei da própria natureza. Deus sempre usou os meios naturais para execução de seus desiguinos, e a retribuição é fato provado no próprio Gênesis quando o homem cai da graça de Deus (Gn. 3.16-18).

Não seria diferente com Edom. Deus chama Edom para dar paga a sua ousadia de se rebela contra o povo eleito Deus (Judá).

Edom seria exterminado para sempre (v.14). O principio da retribuição é tão serio que os três grandes impérios: Babilônia, Egito, e Roma, caíram por causa da perversidade moral que permeio o povo. Deus não se deixa escarnecer:

Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará."  (Gálatas 6 : 7)

A alegria dos endomitas seria agora, retribuída com castigo divino. Isso me preocupa muito, quando vejo até mesmo em nossas igrejas, pessoas que se alegra com a desgraça ou sofrimentos dos outros, até fazem pré-julgamento. Tais indivíduos estão se embriagando com justiça divina que não tarda em  trazer a lume a sentença. Cuidado.

Nesse contesto, Israel agora, é representado com fogo que servira de instrumento para consumir a casa de Esaú (Edom), dar cabo ao seu ódio e orgulho contra seus irmãos judeus.

 

CONCLUSÃO

Semear é uma opção, mas a colheita é obrigatória (Gl 6.7). Veja o que recomenda Paulo aos Efésios:

"Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios,"  (Efésios 5 : 15).

A misericórdia de Deus é a causa de não sermos consumido. Mas muito cuidado para não confundir  misericórdia com tolerância. Deus um dia pedirá conta dos feitos humanos. Foi assim em todos os séculos e será assim no fim dos tempos.

Tenham todos uma boa aula

Pb. Jaime Bergamim

Bacharel em Teologia

Mestrado em Psicologia Pastoral

E Pedagogo.

Igreja Evangélica Assembléia de Deus

Colombo-Pr. Brasil

Contato

J A I M E B E R G A M I M

jaimebergamim@bol.com.br e jaimebergamim@gmail.com.br

Fone: XXX (41) 3537.3738
tuitter:
@bergamimjaime
https://minist-jaimebergamim.webnode.com.br
Site da Igreja:
https://igrejaaltodacruz3.webnode.com

Pesquisar no site


A terceira idade; por que devo me preocupar se sou apenas um jovem.

Veja as causas

pbjaimebergamim.webnode.com.br/news/a-terceira-idade-eu-vou-chegar-la/

ORE E DIVULGUE NOSSO SITE

Crie um site grátisWebnode