O SENHOR E SALVADOR JESUS CRISTO

22/07/2017 00:51

O SENHOR E SALVADOR JESUS CRISTO.doc (164864)

 

Jaime Bergamim[1]

O SENHOR E SALVADOR JESUS CRISTO

 

 Texto:  Jo. 1.14

 

Introdução

Jesus, segunda pessoa da Trindade e o temos do estudo da nossa lição. Ele é o tema central das escrituras, revelado no Novo Testamento.

No Antigo Testamento, Jesus foi representado pelo cordeiro nos sacrifícios judaicos e Monte Moriá com Abraão.

Ele é o Emanuel “Deus conosco” profetizado por Isaias; essas verdades exauridas no tipo do Antigo Testamento é inegável na revelação de Jesus Cristo apresentado no primeiro capítulo do evangelho de João

 

1. Filho Unigênito de Deus

1. O filho de Deus

A Bíblia afirma textualmente que Jesus é o verdadeiro Deus, o mesmo Javé[2] de Israel.

Das três pessoas da Trindade, a única revelada corporalmente aos homens  foi a segunda, o Senhor Jesus Cristo.

É sobre a pessoa de Cristo que por século seguidos, tem surgido as mais diferentes discussões. A pergunta é

Quem Diz o povo ser o filho do homem? (Mt.16.13).

 

No entanto, a resposta bíblica permanece inalterada:

a. Ele é o Verbo que estava com Deus – Jo 1.1

b. Subsiste em forma de Deus, e não julgou ser igual a Deus – Fl. 2.6

c. Ele, é o resplendor da glória e a expressão exata do seu ser – Hb. 1.3

d. Ele é a imagem do Deus invisível - Cl. 1.15

e. Ele é o verdadeiro Deus e a vida eterna -  1 Jo. 5.10

 

Jesus foi gerado desde a eternidade:

E, agora, glorifica me tu, o pai, junto de ti mesmo com a gloria que tinha contigo antes que o mundo existisse. Jo. 17.5

 

Esse versículo prova a existência de Jesus antes de todas as coisas

2. Significado

Filho – Diz de um mesmo tronco, de uma mesma raiz e de uma mesma origem.  No caso de Jesus, ele é o filho de Deus

Filho de Deus é uma expressão encontrada no Antigo Testamento (ou Bíblia Hebraica) e em vários outros textos judaicos e no Novo Testamento. Nas Escrituras hebraicas, de acordo com a tradição judaica, relaciona-se a vários sujeitos distintos, a anjos, seres humanos e, até mesmo, a toda humanidade. De acordo com a maioria dos estudiosos cristãos, a expressão se refere ao relacionamento entre Jesus Cristo e Deus, assim como ao relacionamento experimentado por todos os crentes fiéis a Jesus (cf. João 1:12).

Enquanto reis e heróis eram tratados como filhos de algum deus em particular dentre os muitos do universo politeísta, Jesus é - para os cristãos monoteístas - o filho do único Deus.

Jesus ele mesmo da testemunha de ser filho de Deus reafirmando a sua divindade.

 

Disse Filipe: "Senhor, mostra-nos o Pai, e isso nos basta". Jesus respondeu: "Você não me conhece, Filipe, mesmo depois de eu ter estado com vocês durante tanto tempo? Quem me vê, vê o Pai. Como você pode dizer: ‘Mostra-nos o Pai’? João 14:8,9

E quem me vê a mim, vê aquele que me enviou. Jo.14.25

3. Significado de “unigênito”

Etimologia da palavra unigênito e o uso correto nos textos bíblicos

A palavra unigênito foi utilizada para traduzir o termo grego monogenes, empregado em diversas passagens bíblicas, e, quando traduzido para o latim (Vulgata) através da palavra unigenitus, gerou algumas confusões na interpretação.

Essas discussões sobre a interpretação e significado da palavra unigênito na Bíblia, acontecem, especialmente, pelo fato do termo grego monogenes se referir a Jesus em alguns textos bíblicos. No entanto, é totalmente possível entendermos corretamente o significado da palavra unigênito nestes casos.

Primeiramente precisamos entender que o termo grego original não está necessariamente ligado apenas à interpretação de “único gerado”, trazendo a ideia de nascimento ou de criação (embora se enquadre na maioria dos casos dependendo do contexto), mas também pode ser interpretado como “único de sua espécie”, “único do tipo” ou “único existente”, referindo-se a uma ideia de singularidade e não de nascimento.

Quando se refere a Jesus como unigênito do Pai, a interpretação correta deve ser o de “único existente” ou “único do tipo”, porque Ele nunca nasceu e nem foi criado (Jo 1:1-3), ou seja, Ele sempre existiu, mas é correto o uso do termo grego nesse caso pelo simples fato de que não há alguém como Ele, isto é, Ele é único.

Filho  referindo a Jesus, não está ligado a um processo de reprodução, nem de criação, mas de geração em essência, poder e gloria.

3. A Deidade do Filho de Deus

1. O verbo de Deus

Termo verbo ou palavra é usado de maneiras diferentes na Bíblia. No Novo Testamento, há duas palavras gregas traduzidas como "verbo" ou “palavra”: rhema e logos. Elas têm significados ligeiramente diferentes. Rhema normalmente significa "uma palavra falada

Verbo - Logos, no entanto, tem um significado ampro  e mais filosófico. Este é o termo usado em João 1. Ele geralmente implica uma mensagem total e é utilizado principalmente em referência à mensagem de Deus para a humanidade. Por exemplo, Lucas 4:32 diz que, quando Jesus ensinava o povo, "muito se maravilhavam da sua doutrina, porque a sua palavra [logos] era com autoridade." As pessoas ficaram surpresas não apenas pelas palavras específicas que Jesus escolheu, mas por sua mensagem total.

No Verbo (logo) está expressa a autoridade da palavra, em essência, tributos e poder.

2. Reações a divindade de Jesus

A divindade de Jesus é apresentada na bíblia nas seguintes expressões:

  1. O primeiro e o último – Is. 41.4 e Ap.1.17
  2. Senhor de Todos e Senhor da Gloria -  At. 10.36; 1 Co. 2.8
  3. Doador do Espirito Santo – Mt.3.11; Lc. 3.16
  4. Onipresente – Ef. 1.20-23
  5. Onipotente – At. 1.8
  6. Onisciente – Jo. 21.17

3. Relação entre o pai o filho

O pai e o filho, eles não se dividem em poder, gloria e essência, somente são na forma e não função. Vejamos porquê de “forma e função”

  1. Deus pai é unicamente Divino

a.a. O filho Jesus, é divino e humano

 

b. Deus pai é Justiça sem sobras de variação

b.b. O filho Jesus é a graça e a misericórdia de Deus manifesta aos     

                 homens.

3. A humanidade do filho de Deus

1. O verbo se fez carne

2. Necessidade da encarnação do verbo

A expressão, o verbo se fez carne é uma explicação da humanidade do próprio Deus revelado em Jesus através do logo divino. A única forma de Deus se revelar a humanidade foi através de seu filho.

Na encarnação de Jesus Cristo, temos duas naturezas

  1. Natureza espiritual – Fl 2.6; Hb 4.15

Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus,

 

“Pois não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas, mas sim alguém que, como nós, passou por todo tipo de tentação, porém, sem pecado.”

Sem pecado, denota a sua natureza divina, pois todo homem nasce sob o efeito do pecado. (Sl 51.5)

 

Eis que em iniqüidade fui formado, e em pecado me concebeu minha mãe

  1. Natureza humana – Gl. 4.4-5 e Rm 8.3

Jesus teve um nascimento humano e uma genealogia humana: “vindo, porém, a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, para resgatar os que estavam sob a lei, a fim de que recebêssemos a adoção de filhos”

 

Porquanto, o que era impossível a lei, visto como estava enferma pela carne, Deus, enviou seu filho em semelhança da carne do pecado, pelo pecado condenou a carne no pecado.

 

A natureza humana de Jesus, só foi necessária para resgatar o pecador e dar adoção de filho.

Considerações Finais

O Senhor Jesus ele é o único Senhor pelo qual podemos ser salvos. O Jesus da história é para muitos um revolucionário ou simplesmente um profeta, mas o cristianismo Jesus é filho de Deus, o próprio de Deus revelado a humanidade, não em forma de teofania como no Antigo Testamento, mas Deus revelado em Cristo em Jesus. Amem

Tenham todos uma boa aula

Ev. Jaime Bergamim

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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[1] Jaime Bergamim

Bacharel em Teologia, Mestrado em Psicologia Pastoral, Pedagogo, Pós Graduado em Gestão de Pessoas e Aconselhamento Bíblico.

Evangelista Convencional.

[2] Javé é um dos nomes de Deus na bíblia sagrada cristã, assim como Jeová. Etimologicamente, o nome Javé tem origem do hebraico Yahveh ou Yehovah​, que na bíblia sagrada foi traduzido para o latim na forma do tetragrama YHVH​. Segundo algumas teorias, o significado mais aceito para o nome seria "Eu sou aquele que sou" ou "aquele que traz à existência tudo que existe"

 

 

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