O CULTIVO DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS

24/06/2016 22:18

 

 

Texto: Rm 16.1-16

 

INTRODUÇÃO

 

Todo esse trimestre nós estudamos um dos maiores tratados teológico já escrito e Paulo encerra o ultimo capitulo fazendo um cheque mate final lembrando de todos os que com ele colaborou nessa grande missão.

 

Lição 01:

Tivemos visão panorâmica do livro aos Romanos

 

Lição 02:

Paulo enfoca a necessidade universal da salvação tantos de Judeus como de gentios, fazendo um traçado entre a lei e a graça

 

Lição 03:

Justificação somente pela fé em Jesus Cristo. Deus em Cristo justificou o homem para com Deus, e não pela obra da lei.

 

Lição 04:

Ao benefícios da Justificação – Paulo Aborda a benção decorrente da justificação, a benção do amor trinitário e a benção decorrente na nova criação.

                                                                                                      

Lição 05:

A Maravilhosa Graça – Apresentou alguns inimigos da graça (antinomismo, legalismo), a vitória da graça sobre o domínio do pecado e os frutos da graça (Libertar, santificar).

 

Lição 06:

A lei, a carne e o Espírito – Faz uma analogia de uma casamento, analogia entre a carne e o espirito.

 

 

Lição 07:

A vida segundo Espirito – A vida no espirito é maior que a lei do pecado, a vida no espirito é oposição a natureza adâmica e é oposição a ordem antiga da lei.

 

Lição 08:

Israel no plano da redenção – Eleição de Israel dentro do plano da salvação, tropeço de Israel dentro do plano de salvação e a restauração de Israel dentro do plano de salvação.

 

Lição 09:

A Nova vida em Cristo – Viver de forma que agrade a Cristo, usar os dons com sabedoria e humildade, o serviço cristão resiste todo mal.

 

Lição 10:

Deveres Covis, Morais e Espirituais – Como crente temos direitos civis tanto para com o estado como para com reino de Deus.

 

Lição 11:

Tolerância Cristã – Ser colhedor, tolerante com os mais fracos pois a igreja é heterogenia.

 

Lição 12:

Cosmovisão missionaria – Visão do mundo atual, planejamento missionário, necessidade da obra e missão.

 

 

Vamos Estudar agora a lição 13 que vai tratar das relações interpessoais.

 

I.  IMPORTANCIA DAS REALÇÕES INERPESSOAIS

 

1. Valorizar pessoas e não coisas

 

a. Febe - também é destacada por Paulo como “nossa irmã, a qual serve na igreja que está em Cencréia

Serve e mesma palavra diakonon. A bíblia não apresenta nenhuma mulher exercendo ministério cristão. Servi   denota simplesmente o exercício da caridade e da hospitalidade que caracterizava a vida de todo verdadeiro crente.

 

2. O Valor da Mulher

 

b. Priscila e Aquila -  Priscila e Áqüila eram um casal, e haviam se tornado amigos íntimos de Paulo. Eles, juntamente com todos os outros judeus, tinham sido expulsos de Roma em 49 d.C. pelo Imperador Cláudio e tinham se mudado para Corinto (At 18.2,3).

Ali eles conheceram a Paulo enquanto ele estava em sua segunda viagem missionária, e eles o convidaram para viver e trabalhar com eles. Em algum momento, eles regressaram de mudança para Roma quando tiveram a permissão de voltar. Mais tarde, eles voltaram a Éfeso (2 Tm 4.19).

3. Irmandade e companheirismo

 

Os quais pela minha vida expuseram as suas cabeças” (Rm 16.4-a). Pricila e Aquila, se doaram pela vida de Paulo.

Como está difícil esse companheirismo na igreja atual, é mais fácil a gente matar na fé uma pessoa do que ajuda-lo em suas fraquezas.

 

II. AS AMEÇAS AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS

 

1. Individualismo

 

São os adeptos dos seus próprios interesses, ou seja aqueles que valorizam as coisas mais que as pessoas.

O individualismo promove dissenções e escândalo na igreja em nome de uma falsa fé, são as verdadeiras roupagem de enganos e mentira.

Quantos obreiros tem traído seu melhor amigo por causa de um simples cargos que as vezes tem duração de dois anos, troca uma amizade de pôr mentira ou aproveita uma oportunidade do fracasso de alguém para tirar aproveito.

São individualistas por que seus objetivos pessoais falam mais alto que vidas.

 

2. Sensualismo e antinomismo

Não vamos entrar muito em detalhes, por se tratar de conceito gnóstico, uma pratica que negavam a matéria e não tinha apreço pelo corpo.

O Antinomismo que dizer sem lei, logo a matéria sendo ruim não precisava de regras para obedecer. Ao contrário a bíblia afirma que nosso corpo é templo do Espirito Santo.

 

III. FONTE DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS

 

1. Existe em razão da sabedoria e soberania de Deus

 

O evangelho das graça é a razão maior dessa soberania, pois em Cristo Deus fez de dois povos um só, a igreja. Judeus e gentios passaram a fazer parte de uma mesma comunhão.

 

2. Só existe em razão a graça de Deus.

 

A graça é favor não merecido, Deus passa a ter uma relação com o homem ao ponto de oferecer seu único filho para restabelece a relação entre Deus e o homem.

Se o próprio Deus fez isso, quanto o homem cristão que através do evangelho o qual a graça se manifestou deve se doar em favor do seu irmão.

 

 

CONCLUSÃO:

 

Vivemos num mundo onde o individualismo predomina sem limite, e até em nome da fé muito tem se beneficiado pensando somente em si e não levando em conta o seu semelhante.

O hoje temos relações de conveniência que são aquelas que me beneficias, caso contrário eu descarto meu irmão.

A igreja, infelizmente onde deveria haver mais relações interpessoais é a onde menos se relaciona. É muito comum ouvirmos alguém dizer que sente bem melhor na empresa onde trabalha do que na igreja.

Lamentavelmente as vezes essas verdades doem em nosso ouvidos, mas em silencio gritamos por socorro “Deus tenha misericórdia do seu povos”.

 

Tenham todos boa aula.

Contato

J A I M E B E R G A M I M

jaimebergamim@bol.com.br e jaimebergamim@gmail.com.br

Fone: XXX (41) 3537.3738
tuitter:
@bergamimjaime
https://minist-jaimebergamim.webnode.com.br
Site da Igreja:
https://igrejaaltodacruz3.webnode.com

Pesquisar no site


A terceira idade; por que devo me preocupar se sou apenas um jovem.

Veja as causas

pbjaimebergamim.webnode.com.br/news/a-terceira-idade-eu-vou-chegar-la/

ORE E DIVULGUE NOSSO SITE

Crie um site grátisWebnode