MIQUEIAS – A IMPORTANCIA DA OBENDIENCIA

11/11/2012 16:12

MIQUEIAS – A IMPORTANCIA DA OBENDIÊNCIA

 

Texto: Miq. 11-5; 6.6-8

 

INTRODUÇÃO:

Em todas a dispensações e época, a desobediência tem sido a causa de todos os males e fracasso do ser humano tão amado por Deus.

Isso também não era diferente nos tempos de Miquéias, cujo nome em hebraico significa: Quem é como Yaweh,  ou seja: quem é semelhante a Jeová.

Miquéias escreveu seu livro aproximadamente no 725 a.C, embora que nossa lição afirma ter sido escrito entre 735 s 710 a.C., pouco antes da queda de Israel em 722 a.C. Seu livro tem semelhança com o livro de Isaias, , porque  ambos escreve sobre a libertação de Judá.

 

O começo do Livro é comovente pelo apelo que ele faz a seus compatriotas, e sente muito o pecado do povo de Deus. Eles tinham muita liturgia, mas pouca obediência. Será que o mesmo não está acontecendo hoje em nossas igrejas, onde há muita liturgia, mas muito pouca obediência? Miquéias vai nos ensinar isso durante essa lição.

 

I. LIVRO DE MIQUEIAS

1. Histórico

Miqueias foi o contemporâneo mais moço de Isaiais. Era da cidade de Moresete-Gate. Ele salienta a queda de Samaria salientando que suas feridas são incuráveis (Mq. 1.9).

Embora que não aparece nome de reis do reino do Norte, mas suas profecias são para as duas nações

 

2. Estrutura da mensagem.

A mensagem do livro de Miquéias é basicamente a desobediência do povo. Ele chama o povo ao arrependimento, e afirma que Deus não se agrada de sacrifício se a devida obediência

 

II. O BEDIENCIA DEUS

1. Concito Bíblico de Obediência

A bíblia fala que não devemos ser ouvinte esquecido, mas praticante da palavra; é exatamente isso que o verbo hebraico shema  quer dizer na expressão de ouvir, prestar atenção e praticar.

 

Praticar o que ouvimos da palavra de Deus dá o resultado de obediência, que é a chave para todos os demais requisitos para a pratica da adoração. Todas as vezes que acatamos amorosamente a mensagem divina certamente colocaremos em pratica, assim estamos obedecendo.

 

2. A desobediência das nações

 

O livro de Miquéias, não apresenta requisito de obediência apenas das dias nações: Israel e Judá, mas a todas as nações da terra. O nosso Deus não um deus Baal, tribal e local ou familiar. Nisso se cumpre a palavra do Salmista que diz: Aquietai-vos, e sabei que sou Deus; sou exaltado entre as nações, sou exaltado na terra (Sl. 46.10).

 

3. A ira de Deus sobre o pecado

 

O Senhor desce do céu para julgar Samaria. O termo antropomórfico, é explicado da seguinte forma: Deus com aparência e homem, como tendo trono e assentando sobre ele, e agora desce desse trono para executar sentença contra uma não.

Quando dissemos que Deus não está com as mãos encolhida, que Deus estendeu o seu braça forte, Deus assoprou, estamos usando linguagem antropomórfica para dar sentido ao atos de Deus como Espírito, ou seja, estamos dando a Deus uma figura humana com expressões humanas, por que Deus é espírito, e age como Deus.

 

III. O RITUAL RELIGIOSO

1. O rito Levitico

Quando falamos de ritos religiosos, estamos dizendo de um conjunto de cerimônia que compõe o culto, com hábitos, formas e culturas.

Em alguns paises, o culto a Deus é feito com danças, em outros não se pode subir ao púlpito de sapatos, mas sim descalço. Isso são apenas ritos e dogmas que não tem a ver com salvação. A salvação por arrependimento e aceitação a Cristo, por isso que no Novo Testamento temos a penas dois ritos cerinoniais: Batisimo e Ceias do Senhor.

Os atos litúrgico o rituais do culto, não pode substituir o nosso relacionamento com Deus que implicará na nosso obediência. Foi exatamente isso que Miquéias combate. O povo não queria se submeter a Deus, mas apenas sacrificar a Ele. O sacrifício sem a obediência não tem valor. Veja o exemplo de Caim.

O profeta chora amargamente a conduta corrupta de Israel. Ele se sente como uma videira ou figueira quando são colhido os seus frutos, e agora não tem mais nada em seus ramos (Mq. 7.1).

 

2. O diálogo de Deus com o povo

Deus passa a contender com seu povo. Deus apresenta a sua queixa contrata seu povo. Veja Mq. 6.3; O Senhor Diz Povo meu que tenho feito? E com que te enfadei? Responde me.

Deus estava buscando uma justificativa do povo, por que ele tinha abandonado a Deus. Mq. 6.5, Deus pede para o povo lembrar de Balaque rei de Moabe, para que conheça os atos da justiça de Deus.

Deus usa exemplo de povos que se rebelaram contra ele, para mostra ao seu povo o risco que eles estão correndo.

 

3. Sacrifício humano

Ainda no dialogo de Deus com o povo, Deus dá um exemplo de sacrificar o primogênito, o que na verdade Deus nunca aceitou sacrifício humano. Mas que Deus aceitasse tal sacrifico ele seria em vão se o povo não se arrependesse perante Deus. Nisso é apresentado o destino do homem separado de Deus por causa da desobediência.

Sansão, sacrificou a si próprio com os filisteus por causa de sua desobediência e brincar com Deus.

 

IV. O GRANDE MADAMENTO.

 

Neste ponto farei um rápido comentário tem em vista o exíguo tempo que tenho nesse momento.

 

O desejo de Deus é que todo povo o conheça como salvador, mas no tempo de Miquéias o povo, antes de afastavam de Deus. Nisso a Bíblia diz: Esse povo me honra com os lábios, mas o coração está longe de mim.

 

O grande mandamento consiste em amar a Deus acima de tudo e ao próximo como a mim mesmo, mas ao contrario o povo de tempo de Miquéias se alegravam e preferiam a pratica da injustiça social.

 

Abro aqui um parêntese para concluir essa lição:

Amado professores e alunos, precisamos fazer uma reflexão sobre os dias que estamos vivendo quanto injustiça social dentro de nossas igrejas. Exigem-se tanto da membresia, mas nós mesmos nada fazemos. Exigimos que obreiros vivam da fé enquanto muitos tem altas prebendas. Queremos que igreja paguem todas as nossas despesas, e esquecemos daquele obreiro que sua congregação está no valado e a contribuição que entra não dá para pagar o aluguel.

Precisamos rever conceitos, vamos ser sinceros conosco mesmo; Isso não é injustiça social? Pense nisso, se Miquéias vivesse hoje, qual seria a mensagem que Deus entregaria ele para entregar a nós? Você já imaginou isso?

 

CONCLUSÃO:

A obediência é o requisito máximo em toda a lei; seja ela humana ou divina, o certo é que sem ela sofreremos a justiça tanto humana como divina.

 

Deus não importa com o que estamos fazendo da pratica litúrgica, mas se importa com o que praticamos, pois a pratica importa a obediência ou a desobediência.

 

Tenham todos uma boa aula

 

Pb. Jaime Bergamim

Bacharel em Teologia

Mestrado em Psicologia Pastoral

Pedagogo

Fone 41 – 3037.7894

Paraná – Brasil

Contato

J A I M E B E R G A M I M

jaimebergamim@bol.com.br e jaimebergamim@gmail.com.br

Fone: XXX (41) 3537.3738
tuitter:
@bergamimjaime
https://minist-jaimebergamim.webnode.com.br
Site da Igreja:
https://igrejaaltodacruz3.webnode.com

Pesquisar no site


A terceira idade; por que devo me preocupar se sou apenas um jovem.

Veja as causas

pbjaimebergamim.webnode.com.br/news/a-terceira-idade-eu-vou-chegar-la/

ORE E DIVULGUE NOSSO SITE

Crie um site gratuitoWebnode