MARAVILHASA GRAÇA

29/04/2016 21:27

 

 

A MARAVILHOSA GRAÇA

Texto: Rm 6.11

 

INTRODUÇÃO

 

Na lição de hoje estaremos tratando do assunto da Graça; mas o que é graça? Graça é favor não merecido.

 

A graça trouxe justificação, ou seja em Cristo nós nos tornemos justo, justificado do pecado.

 

 

 

 

 

I. OS INIMIGOS DA GRAÇA

 

  1. Antinomismo: significa literalmente "contra lei". Não no sentido de oposição à lei, mas no sentido de não aceitar que exista de fato alguma norma geral que seja capaz, por si mesma, de classificar a mentira como sendo certo ou errado. Talvez a palavra mais correta fosse mesmo "anomia", isto é, "sem lei, ou ausência de lei".

     

    Para alguns o seu argumento poderia gerar um mal entendido.

    O antinomismo afirma que o homem poderia viver sem regras e príncipio morais. Nesse sentido a graça não aboliu o efeito da lei.

    Rm. 6.1“Que diremos pois? Permanecemos no pecado, para que a graça seja mais abundante?”

     

    A graça justificou o homem para com Deus e trouxe paz.

    A graça reconciliou o homem com Deus.

     

    Reconciliação: Do gr. Significa basicamente mudança ou troca – Nesse caso, quer dizer mudança de atitude de Deus para como homem (inimizade para amizade).

     

    2. Paulo não aceita e não confirma o antinomismo.

     

    Para os antinomismo, quanto mais pecado mais graça, para eles a graça não impõe limites.

    A graça não servia de desculpa para o pecado.

    Rm. 6.2 “De modo nenhum! Nós que estamos morto para o pecado, como viveremos ainda nele”

     

    A graça de Deus não é tolerância a todo tipo de pecado e comportamento contrário a palavra de Deus.

     

    A pratica do relativismo na igreja é sinônimo de antinomismo, “ Não tem nada a ver, se não fere a consciência não tem importância”. Eis o grande perigo que a igreja está correndo nos dias atuais.

     

    4. Legalismo

     

    A pergunta é: o cristão pode pecar porque não está debaixo do sistema legal mosaico.

    O falto de não estar debaixo da lei não desobriga o cristão a um viver santo.

    - Para legalista só a lei era instrumento adequado para agradar a Deus.

    - Os legalistas tinham além do 10 mandamentos mais 613 preceitos a serem observados,

      eram verdadeiros escravos do legalismo cristão.

    - A lei não deixou o cristão sem parâmetro espirituais, mas estamos capacitados a agradar a Deus, mesmo sem os preceito da velha aliança.

     

     

     

    II. VITÓRIA DA GRAÇA

     

    1. A graça destrói o domínio do pecado

     

    O pecado dominou desde a queda de Adão, até Cristo.

    Paulo fala do velho homem que foi sepultado com Cristo na sua crucificação.

    O velho homem não é apenas uma parte do nosso ser O (físico), mas a totalidade interior do homem, vinculada a natureza pecaminosa de Adão.

     

    Katargeo – Gr. Trono – O pecado estava entronizado no ser chamado homem. Na cruz de Cristo o pecado foi destronado, seu domínio foi desfeito.

     

    Rm 5.20 veio, porém, a lei para que a ofensa abundasse; mas, a onde o pecado abundou, superabundo a graça”

     

     2. A graça destrói o reino da morte

     

    O salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus, nosso Senhor (Rm. 6.23).

     

    Todo mundo é vítima do pecado:

    I Jo. 1.7 “Se, no entanto, andarmos na luz, como Ele está na luz, temos plena comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado. A confissão de pecados e o perdão”

     

    3. A graça e os feitos do pecado

     

    O efeito do pecado está por todos os lados, tanto no ser humano como no reino vegetal, reino animal em todo natureza criada por Deus.

     

    O pecado mata:

    a. O físico que era a imagem e semelhança de Deus

    b. O Espiritual – o relacionamento de Deus com homem e a vida eterna.

        Rm. 3.23 Por que todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus”

     

    Rm. 6.23. “O salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna , por Cristo Jesus, nosso Senhor”.

     

     III. OS FRUTOS DA GRAÇA

     

    1. A graça liberta

     

    Hb 12.14Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor”

    - Outro furto da graça é a liberdade

    Gl.5.1 “Estai, pois, firme na liberdade com que Cristo nos libertou e não torneis meter-vos debaixo do julgo da escravidão”.

     

    2. A exigência da graça

     

    Considerai em Rm 6.11, vem da raiz Gr. Logizomai – Significa reconhecer e tomar consciência.

    - Estávamos mortos, mas agora vivo em Cristo.

     

    Jo. 15.16 “Eu vos designei para que vades e deis muito fruto e o vosso fruto permaneça”

    3. A graça santifica

     

    A graça nos separa do pecado – Gr. Hagiasmo – sentido de separação.

    - Ela nos santifica em Cristo quando confessamos nossos pecados.

    - Ela exige que nos mantemos em santificação

     

    Hb 12.14Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor”

    A santificação proporcionado pela graça em um processo continuo na vida do cristão.

     

    CONCLUSÃO

     

    A graça de Cristo nos trouxe liberdade, mas ao mesmo tempo nos responsabilizou perante Deus em produzir frutos dignos de arrependimento.

     

    A graça de Deus se manifestou  trazendo salvação a todos aquele que o aceita como seu único e suficiente salvador.

    Seja você também alvo da graça divina.

     

    Ev Jaime Bergamim

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