A MARAVILHOSA GRAÇA
Texto: Rm 6.11
INTRODUÇÃO
Na lição de hoje estaremos tratando do assunto da Graça; mas o que é graça? Graça é favor não merecido.
A graça trouxe justificação, ou seja em Cristo nós nos tornemos justo, justificado do pecado.
I. OS INIMIGOS DA GRAÇA
Antinomismo: significa literalmente "contra lei". Não no sentido de oposição à lei, mas no sentido de não aceitar que exista de fato alguma norma geral que seja capaz, por si mesma, de classificar a mentira como sendo certo ou errado. Talvez a palavra mais correta fosse mesmo "anomia", isto é, "sem lei, ou ausência de lei".
Para alguns o seu argumento poderia gerar um mal entendido.
O antinomismo afirma que o homem poderia viver sem regras e príncipio morais. Nesse sentido a graça não aboliu o efeito da lei.
Rm. 6.1“Que diremos pois? Permanecemos no pecado, para que a graça seja mais abundante?”
A graça justificou o homem para com Deus e trouxe paz.
A graça reconciliou o homem com Deus.
Reconciliação: Do gr. Significa basicamente mudança ou troca – Nesse caso, quer dizer mudança de atitude de Deus para como homem (inimizade para amizade).
2. Paulo não aceita e não confirma o antinomismo.
Para os antinomismo, quanto mais pecado mais graça, para eles a graça não impõe limites.
A graça não servia de desculpa para o pecado.
Rm. 6.2 “De modo nenhum! Nós que estamos morto para o pecado, como viveremos ainda nele”
A graça de Deus não é tolerância a todo tipo de pecado e comportamento contrário a palavra de Deus.
A pratica do relativismo na igreja é sinônimo de antinomismo, “ Não tem nada a ver, se não fere a consciência não tem importância”. Eis o grande perigo que a igreja está correndo nos dias atuais.
4. Legalismo
A pergunta é: o cristão pode pecar porque não está debaixo do sistema legal mosaico.
O falto de não estar debaixo da lei não desobriga o cristão a um viver santo.
- Para legalista só a lei era instrumento adequado para agradar a Deus.
- Os legalistas tinham além do 10 mandamentos mais 613 preceitos a serem observados,
eram verdadeiros escravos do legalismo cristão.
- A lei não deixou o cristão sem parâmetro espirituais, mas estamos capacitados a agradar a Deus, mesmo sem os preceito da velha aliança.
II. VITÓRIA DA GRAÇA
1. A graça destrói o domínio do pecado
O pecado dominou desde a queda de Adão, até Cristo.
Paulo fala do velho homem que foi sepultado com Cristo na sua crucificação.
O velho homem não é apenas uma parte do nosso ser O (físico), mas a totalidade interior do homem, vinculada a natureza pecaminosa de Adão.
Katargeo – Gr. Trono – O pecado estava entronizado no ser chamado homem. Na cruz de Cristo o pecado foi destronado, seu domínio foi desfeito.
Rm 5.20 “veio, porém, a lei para que a ofensa abundasse; mas, a onde o pecado abundou, superabundo a graça”
2. A graça destrói o reino da morte
O salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus, nosso Senhor (Rm. 6.23).
Todo mundo é vítima do pecado:
I Jo. 1.7 “Se, no entanto, andarmos na luz, como Ele está na luz, temos plena comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado. A confissão de pecados e o perdão”
3. A graça e os feitos do pecado
O efeito do pecado está por todos os lados, tanto no ser humano como no reino vegetal, reino animal em todo natureza criada por Deus.
O pecado mata:
a. O físico que era a imagem e semelhança de Deus
b. O Espiritual – o relacionamento de Deus com homem e a vida eterna.
Rm. 3.23 “Por que todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus”
Rm. 6.23. “O salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna , por Cristo Jesus, nosso Senhor”.
III. OS FRUTOS DA GRAÇA
1. A graça liberta
Hb 12.14 “Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor”
- Outro furto da graça é a liberdade
Gl.5.1 “Estai, pois, firme na liberdade com que Cristo nos libertou e não torneis meter-vos debaixo do julgo da escravidão”.
2. A exigência da graça
Considerai em Rm 6.11, vem da raiz Gr. Logizomai – Significa reconhecer e tomar consciência.
- Estávamos mortos, mas agora vivo em Cristo.
Jo. 15.16 “Eu vos designei para que vades e deis muito fruto e o vosso fruto permaneça”
3. A graça santifica
A graça nos separa do pecado – Gr. Hagiasmo – sentido de separação.
- Ela nos santifica em Cristo quando confessamos nossos pecados.
- Ela exige que nos mantemos em santificação
Hb 12.14 “Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor”
A santificação proporcionado pela graça em um processo continuo na vida do cristão.
CONCLUSÃO
A graça de Cristo nos trouxe liberdade, mas ao mesmo tempo nos responsabilizou perante Deus em produzir frutos dignos de arrependimento.
A graça de Deus se manifestou trazendo salvação a todos aquele que o aceita como seu único e suficiente salvador.
Seja você também alvo da graça divina.
Ev Jaime Bergamim
J A I M E B E R G A M I M
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