JESUS - O CUMPRIMENTO PROFÉTICO DO ANTIGO PACTO

27/08/2010 22:15

 

Atos. 3.18-26

 

INTRODUÇÃO

Dedes o dia  que o homem pecou no Jardim do Eden, Deus Fez a primeira promessa, que penso ser uma profecia das maiores profecias feita pelos profetas que da semente da mulher nasceria um que esmagaria a cabeça da serpente.

Jesus o Filho Deus, cumpriu em tudo o que Dele foi dito no Antigo Pacto.

 

I. FIGURAS PROFÉTICAS

1. As prefigurações

A primeira figura que temos representado nessa lição é Páscoa, que aponta para o cordeiro pascal.

Na Saida do povo do Egito, ou seja, na noite que o povo hebreu iriam sair do Egito, o cordeiro foi imolado e seu sangue foi espargidos nos umbrais das portas como sinal. Onde estava o sangue, o anjo que feria os egípcios passava de largo e havia livramento pora o povo de Deus.

Sangue naquele momento apontava para o sangue de Cristo. Sangue remidor, sangue que lava, sangue que dá livramento.

Assim como o cordeiro era sacrificado na páscoa judaica, Cristo se tornou a nossa páscoa (I Co, 5.7)

O sofrimento de Cristo profetizado por Davi mil anos antes de seu nascimento, descreve muito bem a figura do cordeiro de Deus (Sl 22).

 

2. A Linguagem Profética.

Logo após o nascimento de Jesus, José e Maria precisaram descer ao Egito para esconder o menino da perseguição do Herodes. Quando voltaram, desceram para Nazaré . A única finalidade disso era para que se cumprisse a profecia “Ele será chamado Nazareno” (Mt;2.23) .

Sua traição –  Jeremias disse que Ele seria traído (Mt 27.)

Zacarias fala do preço pago por Jesus (Zc. 11.12 e 13). O preço que Jesus foi vendido era equivalente a um escravo doente, homem sem valor, foi isso que pagaram pelo meu Jesus.

 

II. INSTITUIÇÕES PROFETICAS

 

1. Israel

 Do  Egito chamei meu filho (2.15). Essa é a segunda profecias no capitulo 02 de Mateus. A primeira está no versículo 6 que se refere a profecias de Miquéias 5.2:

 

Tu Belém Efrata, posta que pequena entre milhares de Judá, de me sairá o que é Senhor  em Israel, e cujas origens são desde os tempo antigos,  de os dias da Eternidade (Olam-Eternidade de Hebraico).

 

Esses foram cumprimentos tipológicos de profecias, principalmente de Oséias 11.1 “Quando Israel era menino, eu o amei e do Egito chamei a meu filho.

Mesmo que o contexto  desta afirmação (Oséias)  se refira historicamente ao Êxodo, Mateus aplica essa palavra ao retorno de José e Maria com o menino Jesus voltando do Egito quando da fuga do Herodes o Grande.

Vale apena ressaltar que o Herodes o Grande, foi aquele que reinou de 37 a.C até o ano 4 d.C. Esse Herodes governou com punho de ferro marcado por crueldade e carnificina.

 

2. Tabernáculo.

Outra figura que apontava para Cristo era o tabernáculo  que estava entre o povo. No Tabernáculo estava a presença de Deus, ou seja Deus deseja va habitar entre o povo, por isso recomendou a construir o Tabenáculo (Ex. 25.8).

Em Novo Testamento, Cristo é apresentado pelo verbo que se fez carne e habitou entre os homens (Jo.1.14). “O verbo que se fez carne...”

Cada peça do Tabernáculo apontava para a obra da salvação conforme Hb. 9.8-10.

 

3. O Sacerdócio.

Cristo o verdadeiro sacerdote segundo a ordem de Melquesedeque. Ele substituiu o antigo sacerdócio, aquele que oferecia sacrifício pelo povo. Jesus ofereceu um único sacrifício por todos. O Seu sacerdócio é superior ao da antiga Aliança.

 

III. PROFECIAS DIRETAS ACERCA DO NASCIMENTO DE JESUS

1. A origem humana de Jesus.  

Embora que a profecia declara Jesus a semente da mulher, isso não significa que Ele teve a penas a natureza humana. Jesus foi cem por cento Divino e cem por cento humano, mas sem pecado.

Em Isaias 9.6 temos a origem divina de Jesus:

a.     Maravilho conselheiro;

b.     Deus forte;

c.      Pai da eternidade;

d.     Príncipe da paz.

 

2. O descendente dos patriarcas de Israel

 

A benção prometida a Abraão de que nele seriam abençoadas todas as famílias da terra, incluía a pessoa de Jesus.

Logo Jesus descende dos patriarcas pela ordem genealógica de Davi.

 

3. Nascido de uma virgem

Essa foi a parte mais difícil da profecia:

Primeiro que, a mulher adultera seria apedrejada,

Segundo que, uma virgem grávida sem contato com homem era impossível. No entanto, foi um ato sobrenatural de Deus na vida de Maria. Jesus foi gerado do Espírito Santo.

 

4. Local de seu nascimento

A cidade de Nazaré, era uma cidade de pouca importância na época. Lá não vivia pessoa ilustre. Agora imagina o rei dos reis nascer na cidade de Nazaré! Alem do mais, não estava de acordo com as profecias. Nesse contexto, Deus toca no coração de Cesar Augusto para realizar o senso para que cada um se alistasse nas cidade de seu nascimento. Logo, José sendo belemita precisou viajar até Belém para se alistar. Foi nesse contexto que Jesus nasce e cumpri a profecias de Miqueias 5.2.

 

5. O Massacre das crianças de Belém

Como poderia Jeremias escrever sobre alguém tão ruim como o Herodes aproximadamente 700 anos antes do nascimento de Cristo (Jr. 31.15)

Assim Diz o Senhor: Uma voz se ouvira em Rama, lamentação choro e sem amargo; Raquel chora seus filhos, sem admitir consolação por eles, por que já não existe mais.

 

III. PROFECIAS SOBRE AS OBRAS DE JESUS

 

As obras de Cristo que foram vaticinadas pelos profetas, começando por Moises cumpriram no sei inteirinho.

“ Felipe achou Natanael e disse-lhe: havemos achado aquele se quem escreveu Moises na Lei, e de quem escreveram os profetas: Jesus de Nazaré, filho de José” (Jo. 1.45).

O seu ministério pautado nas profecias, cumpriu de modo cabal .

Jesus entrou em Jerusalém montado em um jumento conforme falou Zacarias 9.9. O povo de Sião deveria se alegra por isso.

 

A sua morte , foi segundo a profecia de Isaias 53 e salmo 22.

 

OBSERVAÇÃO:

 

Belém fica 8 ao sul de Jerusalém ( Bet-Lebem=csado do pão). Belém fica no território de Zebulom a 11 Km a nordeste de Nazaré

 

CONCLUSÃO:

Jesus é o principio o e o fim Ele é o Alfa e o Omega. Em Cristo se cumpriu toda plenitude. Ele é o senhor para gloria de Deus pai. Alegremos nos e demos Gloria a Deus, por que se Jesus não tivesse cumprido as profecias a seu respeito, estávamos todos perdidos.

Que Deus nos abençoe.

Tenham todos uma boa Aula.

Pb. Jaime Bergamim

Cong. Bairro Rio Verde

Colombo-Pr

 

Contato

J A I M E B E R G A M I M

jaimebergamim@bol.com.br e jaimebergamim@gmail.com.br

Fone: XXX (41) 3537.3738
tuitter:
@bergamimjaime
https://minist-jaimebergamim.webnode.com.br
Site da Igreja:
https://igrejaaltodacruz3.webnode.com

Pesquisar no site


A terceira idade; por que devo me preocupar se sou apenas um jovem.

Veja as causas

pbjaimebergamim.webnode.com.br/news/a-terceira-idade-eu-vou-chegar-la/

ORE E DIVULGUE NOSSO SITE

Crie um site grátisWebnode