COSMOVISÃO MISSIONARIA

18/06/2016 12:57

 

Prof. Jaime Bergamim

Texto: Rm. 15.20-29

 

INTRODUÇÃO

O que é cosmovisão?

Sistema pessoal de ideias e sentimentos acerca do universo e do mundo; concepção do mundo.

O mundo dos tempos de Jesus tinha cerca de Duzentos e cinquenta milhões de Pessoas. O mundo tempo de Paulo não era muito maior, mas Paulo tinha um empreendimento missionário para alcança-lo a qualquer.

O Brasil tem hoje O Brasil já tem 204.450.649 habitantes, desse total temos cerca de nove milhões de pessoas que passaram por igrejas evangélicas e nunca mais voltaram, e que precisam serem alcançados com a mensagem da cruz.

Eis o grande desafio de uma cosmovisão missionaria para a igreja do século XXI

I. A NECESSIDADE DE UMA COSMOVISÃO MISSINARIA

1. O Proposito da missão

O Proposito de Paulo era a participação da igreja de Roma na visão missionária, para o mundo gentílico.

Rm 15,16 “Que eu seja ministro de Cristo entre os gentios, ministrando o evangelho de Deus, para que seja agradável a oferta dos gentios, santificada pelo Espirito Santo”

- Paulo deseja que a igreja entenda que ele estava prestando um serviço de grande relevância para Deus. Será que estamos pensando como Paulo, ou estamos pensando somente nos nossos interesse pessoas e esquecendo a prioridade da missão pela qual Deus nos chamou?

- Paulo também queria que a igreja entendesse que esse trabalho é um sacrifico do qual Deus se agrada.

Precisamos entender que Deus não se agrada tanto de movimentos internos, como grande trabalhos de missões onde apena relatório financeiros são apresentados, e quase nenhuma conversão de almas ou reconciliações. Veja a quantidade de desviados que apresentei na introdução, que equivale a 4,4% da população brasileira; isso é muito preocupante para a igreja atual.

A população evangélica do Brasil em 2014 era de aproximadamente 51.210.000, isso corresponde a 25,03% de evangélica.

O número de desviado corresponde a 25,04% do evangélico. Isso é muito preocupante para a igreja atual.

O que faria Paulo em nossa época, esse sacerdote de Deus a serviço da obra missionaria, que desejava que os crentes se unissem a ele?

2. O agente de Missão

O principal agente de missão é o Espirito Santo que atua na vida dos crentes, essa credencial é dada pelo Espirito Santo. Paulo sentia como um instrumento marcado pela atuação do Espirito Santo.

I Co. 2.4 “A minha palavra e a minha pregação não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria humana, mas em demonstração do Espirito e de poder”

Todo movimento missionário é sustentado pelo poder do Espirito Santos, sem, esse poder a igreja cambaleia e cai em triste fracasso.

3. A esfera da missão

Para a época de Paulo, levando em consideração os meios de transportes e o mundo conhecido da época, diríamos que Paulo alcançou os confins da terra.

A sua visão era alcançar o mundo aonde Cristo ainda não havia sido anunciado (Rm 15.20-21)

Não posso concordar e não entendo por que abrimos igrejas uma ao lado da outra, onde os crente migram de uma congregação para outra conforme seu gosto, onde obreiros são empossados e recolhidos ao mesmo tempo, como empresas que transfere seus executivos.

Como se sentiria Paulo hoje, diante de tantas concorrência entre os ministérios, um querendo tomar membros de outro. Que Deus nos ajude a não plantar as sementes onde já foram ou estão sendo semeadas.

Esfera missionaria deverá estar além do nosso campo ministerial, deveríamos ir aos valados, lugares ermos onde ninguém vai, nos lugares pobres ou em lugar que há uma necessidade como no caso dos crentes em Jerusalém que estavam passando necessidade

II. A NECESSIDADE DE PALNEJAMENTO MISSIONARIO ( Rm 15.22-29)

1. Estabelecer base

Base é um ponto de apoio, para isso ele contava com a igreja de Roma que ia ajuda-lo com suprimentos para a viagem.

A Igreja sempre foi a base missionaria em todos os tempo para enviar seus missionários ao campo branco, mas será que estamos dando a eles o suporte necessário para obra missionaria tenha resultado? Ou estamos apenas enviando e deixando a mercês do tempo?

Paulo entendia que sem o apoio da igreja local sua missão não ganharia êxito.

2. Estabelecer intercambio

O que me parece muito interessante é esse intercambio que Paulo faz entre as igreja já estabelecida: Macedônia e Acaia que estava ajudando a igreja mãe, Igreja de Jerusalém,

Rm 15.Porque parece bem a Macedônia e Acaia fazerem uma coletas para os pobres dentre os santos que estão em Jerusalém”

A visão intercambia de Paulo não era somente se participante das benção espirituais, mas também das temporais, ou seja das necessidades pessoais.

III. A NECESSIDADE ESPIRITUAL NA OBRA MISSIONARIA (Rm. 15.30-33)

1. A necessidade Da cobertura espiritual.

Paulo não era um aventureiro, os chamados de vivo pela fé, ou então os pregadores itinerantes ou os que se intitula de conferencista. Tais homens não tem ministério e nem base da sua missão, então se intitula com títulos próprios

A obra de missões deveria sem levado com mais seriedade por aqueles que se dizem fazer missões, mas que na verdade estão se escondendo atrás de interesses particulares.

Paulo contava com ajuda do Espirito Santo e também com as orações dos santos em seu favor.

Em suas palavras Paulo está dizendo, combate comigo, lute comigo. Essa luta é espiritual, e Paulo sabia que só venceria com oração.

2. Refrigério Espiritual

Sl. 126.5-6) “Os semeiam em lagrima segarão com alegria. Aquele que leva a preciosa semente, andando e chorando, voltara sem dúvida, com alegria, trazendo consigo seus molhos.

É como o agricultor que sacrifica laboriosamente e espera até que a lavoura seja colhida e deposita no tulha (celeiro), guardado seguro o fruto de seu labor.

CONCLUSÃO:

Paulo deverá ser nosso exemplo de missionário, homens estratégico e bem intencionado com reino de Deus para alcançar aqueles que ainda não foram alcançados e para isso ele não é um individualista, mas parceiro com as igreja já fundadas por ele.

Que Deus nos ajude a seguir o exemplo de Paulo.

Tenham todos um boa Aula.

Domingo, 19 de Junho de 2016

Contato

J A I M E B E R G A M I M

jaimebergamim@bol.com.br e jaimebergamim@gmail.com.br

Fone: XXX (41) 3537.3738
tuitter:
@bergamimjaime
https://minist-jaimebergamim.webnode.com.br
Site da Igreja:
https://igrejaaltodacruz3.webnode.com

Pesquisar no site


A terceira idade; por que devo me preocupar se sou apenas um jovem.

Veja as causas

pbjaimebergamim.webnode.com.br/news/a-terceira-idade-eu-vou-chegar-la/

ORE E DIVULGUE NOSSO SITE

Crie um site grátisWebnode