A VIUVA DE SAREPTA

07/02/2013 22:14

Texto: I Rs 17.8-16

INTRODUÇÃO:

 

Por que o Senhor levou Elias exatamente a Sarepta? Não podia ter levado em outro lugar. É aqui que está o gostoso do segredo Bíblico.

Sarepta era um território Finício ficava ao sul de Sidom onde ficava a fortaleza de Baal

Aqui aprendemos que Deus guarda os seus até na casa do inimigo, pois Sarepta era governada pelo genro de Acab que era mandado (Acabe) por sua mulher, Jezabel, isso significa que Deus guarda até dentro da cidadela inimiga, porque Elias era grande inimigo de Jezabel, e nessa cidade onde ela era governo, encontrou Elias, refúgio e amparo.

Deus não usa de riqueza, ou de quem a tenha, mas, da simplicidade.

Em segundo lugar aprendemos com a viúva a confiar nas promessas de Deus. Certamente onde o genro de Acabe governava, Baal tinha primazia. Deus mostra o seu poder mais uma vez, e começa a desmascara Baal dentro do seu território.

I. UM PROFETA EM TERRA ESTRANHA

1. A fonte de Querite.

QUERITE (Cha-Vath) “cortar”, “aparelhar”, “colocar no tamanho certo”. Era exatamente isso que Deus estava querendo representar levando Elias para o ribeiro de Querite.

Querite é lugar transitório e não permanente, Deus estava preparando Elias para um grande desafio. Assim o Senhor enviar Elias para longe do palácio de Samaria, num lugar oculto, para muitos um lugar “nenhum”.

Os caminhos de Deus muitas vezes nos parecem estranhos, mas é melhor do que podemos imaginar:

Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o SENHOR. Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos. (Is 55:8-9)

Querite representa total dependência de Deus. Elias havia arrumado uma encrenca com Acabe e agora precisava refugiar em lugar “nenhum”,  ou seja lugar oculto, tanto que Acabe procurou Elias em todos os lugares e não o encontrou ( I RS 18.8-10).

Em Querite, Elias passou a depender inteiramente de Deus, pois não podia estar em cena; sua vida corria risca. Elias, simplesmente estava guardado por Deus, nos camarotes secretos de Jeová. Porem, Querite não era permanente.

2. Elias em Sarapta.

Seu nome significa lugar  fundição, seria o ultimo lugar que Acabe ia procurar Elias, pois ali estava governado seu genro.

Aqui aprendemos que Deus guarda os seus até na casa do inimigo, pois Sarepta era governada pelo genro de Acabe que era mandado (Acabe) por sua mulher, Jezabel, isso significa que Deus guarda até dentro da cidadela inimiga, porque Elias era grande inimigo de Jezabel, e nessa cidade onde ela era governo, encontrou Elias, refúgio e amparo.

II. UMA ESTRATEGIA NO PLANO DE DEUS

1. Soberania e graça

Na sua soberania, Deus escolhe quem nós menos esperamos que Ele vai escolher.

Deus usa uma viúva em terra de ninguém, por que Baal não era nada, e muito menos o governante daquele território. Deus escolhe uma viúva para sustentar Elias, uma gentílica entra no projeto Deus. Aqui está o retrato  da igreja; éramos gentios e não fazíamos parte da promessa. Enquanto Acabe, sendo descendente de Israel, rejeitou o projeto de Deus, agora Deus escolhe uma gentílica para seu propósito.

E mais, a realidade esta na parte "b" do versículo 9 do capítulo 17 de I Reis, quando diz: "eis que ordenei ali uma mulher viúva que te sustente". Ou seja, Deus tem providência para nós onde nós estivermos ou possa estarmos. Basta ouvir a voz de Deus e obedecer a sua palavra. O mais curioso é que Deus não usa de riqueza, ou de quem a tenha, mas, da simplicidade. Isso é, soberania e graça de Deus.

2. Providencia de Deus

Elias certamente não teria nenhum motivo para duvidar da providencia divina, após ter sido alimento por um corvo, a forma mas estranha que Deus usou para mostrar o seu cuidado para com o profeta.

Posso até imaginar que quando Deus ordenou que Elias fosse para Sarepta, a sua imaginação seria ser sustentado por alguém da classe mais alta, mas o próprio Deus disse “ordenei ali uma mulher viúva que te sustente”( I Rs 17.9). A mulher não tinha conhecimento nenhum do que estava acontecendo, mas Deus já tinha determinado.

 

III. O PODER DA PALAVRA DE DEUS

1. A escassez humana e a suficiência divina.

A Mulher não possuía nada em casa, mas tinha tudo na providencia divina. Vale a pena ressaltar que Deus sempre parte do impossível para o possível. O possível era mulher fazer o que profeta estava pedindo e crer, o impossível Deus faria. Essa mulher gentílica só ouviu Elias, por que na providencia divina Deus já tinha ordenado que ela ia sustentar Elias.

Numa terra pagã, onde Baal era deus, um homem desconhecido como era Elias (Tesbita – de Teba  - que significa ninguém), seria praticamente impossível essa mulher atender o pedido de Elias. Quando Deus está no comando não tem como errar. Tudo que precisamos e confiar na sua suficiência.

2. Deus, a prioridade maior

O segredo do milagre e da benção para a viúva, estava no simples fato de obedecer. Colocando o profeta em primeiro lugar, estava assim colocando Deus também em primeiro lugar de sua vida.

Buscar o reino de Deus em primeiro lugar é a chave para a vitória (Mt. 6.33).

 

IV. O PODER DA ORAÇÃO

Em Quatro ocasiões primordiais Elias orou:

  1. Orou para que não chovesse três anos e meio – Deus ouviu;
  2. Orou para e o filho da viúva ressuscitou;
  3. No Carmelo, Elias ora e Deus responde com fogo;
  4. Elias orou para chover; Deus ouve e faz chover.,

Todos os nossos projetos, a oração deve preceder, ocupar o primeiro lugar.

CONCLUSÃO.

Quando Deus que trabalhar, não tem como questionar. Por que Deus deixou a fonte de Querite secar? Por que levou o profeta a uma viúva? Nada vida nada é permanente, tanto quanto a estada de Elias me Querite não era permanente. Em segundo lugar: Sempre haverá alguém que estará dependendo de nós. Sarepta é logo ali. Se Sarepta significa fundição, logo entendemos que é neste lugar que Deus quer nos lapidar: “Tira da prata a escoria e sairá vaso para o fundido” (Pv. 25.4), Se a prata está cheia de escoria, então é bom ir para Sarepta, por que lá está o fundindo chamado Espírito Santo para limpar.

Deus abençoe a todos, e tenham boa aula.

Pb. Jaime Bergamim

Bacharel em Teologia

Mestrado em Psicologia Pastoral

Pedagogo

 

 

 

 

Contato

J A I M E B E R G A M I M

jaimebergamim@bol.com.br e jaimebergamim@gmail.com.br

Fone: XXX (41) 3537.3738
tuitter:
@bergamimjaime
https://minist-jaimebergamim.webnode.com.br
Site da Igreja:
https://igrejaaltodacruz3.webnode.com

Pesquisar no site


A terceira idade; por que devo me preocupar se sou apenas um jovem.

Veja as causas

pbjaimebergamim.webnode.com.br/news/a-terceira-idade-eu-vou-chegar-la/

ORE E DIVULGUE NOSSO SITE

Crie um site grátisWebnode