A VINHA DE NABOTE

15/02/2013 22:20

 

 

Texto:  I Rs 21.1-5; 15,16

 

INTRODUÇÃO:

 

Até a onde a cobiça pode levar uma pessoa. Tais pessoas são de desejos  insaciáveis, ganância de sempre ter mais do que o necessário. Por fracassar, muitos ficam até depressivos, como foi o caso de Acabe, que embora no primeiro momento respeitou a decisão de Nabote, mas foi fraco diante da idéia de Jezabel.

 

A cobiça em alguns casos cria até atitude de ódio, que pode chegar ao assassinato. Quantos em nossos dias não têm tirado a vida de outro tão somente para apropriar de bens e valores alheios. O caso é muito especial por ser herança de seus pais, e Acabe conhecia muito bem essa lei, mas sua esposa era ignorante a mesma. Acabe era dominado pela esposa, e tanto que ela fez todo Israel pecar dada a sua influencia no reino.

 

I. OBJETO DA COBIÇA

 

1. Direito à propriedade no Antigo Testamento.

 

No Antigo testamento a direito de propriedade da terra era exclusiva do Senhor, porem fora dada as doze tribos de Israel, e cuja propriedade não podia ser vendida, e quanto hipotecada por dívida seria restituída no ano do Jubileu, ou o remido que poderia ser um parente mais próximo.

 

O motivo principal dessa ação divina era evitar a cobiça no meio do povo de Israel. Vejam que a cobiça de ló, levou a grande fracasso, enquanto Abraão ficou com as terras ruins. Deus honrou Abraão, enquanto ló pereceu.

 

O que Acabe queria, estava ao contrario dos principio registrado em Lv.  25.23, onde também aparece a figura do remidor.

 

2, A herança de Nabote

 

Na Bíblia, a vinha tem um grande significado; deixe-me fazer algumas comparações: a vinha pode ser o nosso ministério, e quantos tem trocado o ministério por vida secular: pela política, pela empresa, ou por outro bem qualquer. A Vinha pode representar a nossa salvação que é herança eterna, cujo preço valioso interessa a Satanás.

 

Não posso vender a herança de meus pais. Acabe era o rei, mas Deus era o Senhor da vida de Nabote, então Acabe tinha mais era que sujeitar a lei divina.

Nabote tinha princípios; não vendas os seus princípios.

 

 

O que o paganismo pode gerar em nosso meio: Jezabel era mulher pagã e filha do rei dos Sidónios Etbaal, tendo o seu casamento com Acabe sido o resultado de uma aliança que tinha como objetivo fortalecer as relações entre Israel e a Fenícia . Mulher determinada e independente, Jezabel não olhava a meios para conquistar os seus objetivos

 

 Jezabel era sacerdotisa de Baal, ela recebeu a incumbência de entronizar o culto a Baal no meio do povo de Deus. Ela forçou Acabe a construir no jardim suspensa do palácio, postes ídolos para adoração. Isso levou Acabe a se envolver com a idolatria, e Jezabel se tornou uma matadora de profetas.

 

Jezabel  acostumada com os reis gentios e pagãos, que  alem de soberanos era tiranos, se escolarizou contra Nabote e tramou a sua morte.

 

Acaba conhecedor das leis divinas, se esconde atrás de justificativa para tornar o errado certo. Nabote não tina blasfemado contra Deus e nem contra o rei; carta era falsa.

 

II. AS CAUSAS DA COBIÇA

 

1. A casa de campo de Acabe

 

Acabe tinha duas residências, uma em Samaria, residência de inverno e outra em Jezreel residência de verão, uma casa de campo em nossos dias ou praia. A vinha de Nabote era contígua a residência de Nabote. A vinha Nabote  era pequena em relação ao que Acabe possui.

 

O Grande perigo é quando colocamos nossa vinha próxima aos pagãos. Nabote não plantou sua vinha ali, mas herdou.

 

Outra lição que tirou, e que a nossa vinha está cercada de pessoas má, cujos olhos se desviam para o mal. Não vender a nossa vinha, e manter a comunhão, a estreita com Deus, ainda que isso pode custa caro para nós. A nossa fidelidade tem que falar mais alta, afinal fidelidade não se compra em lojas ou locais de conveniências.

 

Acabe estava dominado pela cobiça, e sem medir as conseqüências, consentiu nos conselhos da esposa.

 

2. A horta de Acabe

 

Qual a diferença entre uma horta e uma vinha:

 

  1. A horta que Acabe queria plantar na  vinha de Nabote, certamente seria de plantas ornamentais, para satisfazer o seu senso de  hedonismo. Tudo que Acabe queria era uma vida de prazer. O belo e o exótico que é o deus deste século. Se não cuidarmos, Acabe invade a nossa vinha.
  2.  A vinha é uma planta única, porem, a uva produz varias derivados sendo muito importe a família no Antigo Testamento. O vinho a símbolo a alegria é derivado da vinha.

Com o coração cheio de cobiça, e desejo do belo e do exótico, o não de Nabote foi suficiente para entristecer-lo e enferma-lo psicologicamente.

 

 

III. O FRUTO CA COBRIÇA

 

1. Falso testemunho

A Bíblia firma que um abismo chama outro abismo  (Sl. 72.7). Foi nesse abismo que entra em cena Jezabel, que arquitetou a morte do inocente Nabote.

 

Quantas pessoas para ser beneficiando dá falso testemunho, ate mesmo perante juízes para não perde emprego,  outros que levantam falsos testemunhos para se beneficiar de promoções. Cuidado, pois o reino de Acabe pode estar entre nós, e Jezabel está mentorando o assassinato.

 

No entanto a sentença divina foi decreta a Nabote.

Não deixe um desejo se torna em cobiça, e a cobiça em falso testemunho.

 

 

2. Assassinato e apropriação indevida

 

Quando se usa a religião para acobertar erros, a falsa espiritualidade de Jezabel e Acabe estava  dando uma roupagem espiritual, para justificar o assassinato do inocente Nabote.

Muitas pessoas ainda em nossos dias usam até mesmo a bíblia para justificar as suas praticas pecaminosas, tais como: homossexualismo, a bigamia e outros. Tudo parece dar certo, mas aos olhos Deus nada escapa.

 

IV. CONSEQUENCIA DA COBIÇA

 

Deus não deixa escarnecer, o que homem semeia isto também ceifara. O juízo divino esta decretado, embora que Acabe se arrependeu, mas Deus visitou com seu juízo.

Existe a lei da semeadura, tudo que o homem planta isso colhera. Plantar e opção, colher é obrigatória. A sentença divina, através do profeta já estava decretada.

 

CONCLUSÃO

 

Deus zela pelos seus servos, quando estes são fieis. Nobote foi fiel;mas falsidade de traição de Jezabel foi apenas um instrumento para conduzir Nabote ao reino eterno.

Muitas vezes não entendemos os mistérios de Deus para a nossa vida, e jamais poderemos entender; as coisas reveladas são para nós, mas as encobertas são para Deus.

 

Contato

J A I M E B E R G A M I M

jaimebergamim@bol.com.br e jaimebergamim@gmail.com.br

Fone: XXX (41) 3537.3738
tuitter:
@bergamimjaime
https://minist-jaimebergamim.webnode.com.br
Site da Igreja:
https://igrejaaltodacruz3.webnode.com

Pesquisar no site


A terceira idade; por que devo me preocupar se sou apenas um jovem.

Veja as causas

pbjaimebergamim.webnode.com.br/news/a-terceira-idade-eu-vou-chegar-la/

ORE E DIVULGUE NOSSO SITE

Crie um site grátisWebnode