A NATUREZA DA ATIVIDADE PROFETICA

09/07/2010 21:54

 

Texto: Jr. 1. 4-6, 9-14

 

Introdução

 

Deus sempre falou com seu povo de alguma maneira profética. No entanto, vamos conhecer quais foram as maneira que Deus falou antigamente, e como Ele fala hoje.

Existem muitas especulações quando o assunto é profecia, principalmente pelos menos esclarecidos quanto assunto.

 

I. As formas de comunicação de Deus aos profetas

 

O profeta Jeremias inicia seu livro com a seguinte frase: veio a mim a Palavra do Senhor. Isso indica o inicio de um diálogo entre Deus e seu servo profeta, que tanto pode ser Deus falando de forma audível ou uma visão.

 

A segunda característica da frase “veio a mim a palavra do Senhor” indica a autenticidade da mensagem, ou seja, afirmativa que ela veio diretamente de Deus. Ela tem o mesmo significado que “Assim diz o Senhor”

 

O Nabi, palavra hebraica usada para profeta, da raiz verbal naba, significa anunciador da mensagem de Deus.

 

O nabi, era aquele que fala de Deus para os homens, enquanto que o sacerdote falava dos homens para Deus.

 

O profeta poderia ouvir a voz audível em certo momento, mas somente ele ouvia e mais ninguém.

 

2. Revelação divina em forma de diálogo

 

A forma como o texto Bíblico é apresentado, indica que Jeremias formou um diálogo  com Deus, por que?

- Em primeiro lugar -  vemos a suas razões para recusar o chamado Divino: Sou uma

                                 criança, e segundo lugar a resposta de Deus.

- Em segundo lugar – vemos o simbolismo da comunicação indica um locutor e um

                                  receptor.

- Em terceiro lugar – O caráter da profecia: missão e anunciação – extirpar o pecado e anunciar a nova aliança com a vinda do messias (v 16, 23.5,6; 31.31-34)

 

3. Visões ou sonhos.

 

a. O que é visão - Percepção ocular (que se vê) que geralmente aponta para dimensão  

     extra-física de certa experiência mística (O estudo das coisas divinas ou espirituais) ,   

      coisa vista não pela capacidade ocular normal dos seres humanos.

 

As visões espirituais, não é coisa da imaginação, ou seja objetos criado pela mente humana. As visões espirituais, é Deus usando olhos humanos para mostrar coisas espirituais, aquilo que extra-físico ou seja, não palpável, mas que usa símbolos como vara de amendoeira ou panela ( Jr. 1. 11-13).

 

Toda visão tem que ter algo que possa ser visto pela mente, mas não tocável com mãos humanas.

 

As visões de Deus têm objetivo de transmitir mensagem de alerta, de castigo e acontecimentos futuros através de ícones (símbolo – Gr simion).

 

b. O que é sonho – Ao contrario de Visão, sonhos nasce do intelecto, mas não

        necessariamente do inconsciente como alguns acham, o que é inimiga para a  

       psicologia. Freud explicou os significados dos sonhos em seu ensaio “O

       significado dos sonhos”, mas  para mim ele deixou muito vago a sua percepção,

       até por que só buscar explicar  a esfera humana.

 

Trago aqui o pensamento de Edgar  Cayce, quando afirma:

 

O sonho é o período durante o qual a alma faz uma avaliação sobre a maneira como ela tem agido, entre um período de descanso e outro; fazendo comparações, por assim dizer, que equilatam a harmonia, a paz, alegria, o amor, a longanimidade, o amor fraternal e a bondade, fruto do Espírito Santo; ou então aquilatando o ódio, as palavras duras, os maus pensamentos que são frutos pecaminoss de Satanás.

Os sonhos da alma ou abomina aquilo que ela tem experimentado, ou entra na alegria do Senhor.

 

Sonhos como comunicado de Deus aos homens tem sentido diferente da quilo que Cayce parece acredita como sendo divino, o que também aceito como julgamento natural que alma faz por sermos dotados da essência divina. Porem os sonhos que Deus quer revelar algo de peculiar particularidade não parte de função alma. Nesse caso a alma é influenciada por Deus para comunicar na natureza humana os designo divino.

 

O valor das visões de Jeremias

 

- Vara de amendoeira – Fala de correção ou Juízo; velo pela minha palavra para cumprir (Jr. 1.12).

- Panela virada para o norte –  referencia as nações que estavam ao norte de Israel, tais como: Fenícia, Síria, Assíria e Babilônia.

Nesse instante da mensagem profética, Babilônia era o reino que estava em evidencia conquistando e sucumbindo nações, logo entende que a visão relacionava a tomada de Judá e destruição de Jerusalém. 

 

 

 

 

II. As formas de Transmissão da mensagem dos Profetas ao povo.

 

A forma que Deus usava apara transmitir sua mensagem através de seus profetas eram claras. No entanto, como essas mensagens chegavam até o provo dependeria como eram expressas.

 

Deus usava o profeta de forma oral, ou seja, a mensagem era entregue direta e pessoal

 

2. Forma de símbolos

 

Os símbolos na Bíblia têm grande importância na linguagem profética. Deus sempre usou as coisas matérias para descrever grandes mensagens.

 

Vemos o profeta Ezequiel abrindo um buraco na parede e escapando por ele. O manto rasgado por Aias em doze pedaços e dado ao Jeroboão, avisando assim a divisão do reino de Israel.

Jeremias via a panela que fervia com a banda para o norte e vara de amendoeira.

Todos esses símbolos representavam uma mensagem que estava sendo entregue ao povo de Deus de alguma maneira.

 

2. Casos reais

 

Alem dos símbolos Deus usava certa situações que parece antagônico ao nosso ver.

No caso de Oséias que casa com uma prostituta Gomer (Os. 1 2,3).

Por que Deus permitiu essA situação assim com o seu profeta?  Esse é um caso intrigante. Deus, mais uma vez estava  com isso falando a respeito da nação de Israel que tinha desprezado o verdadeiro Deus e inda atrás de amantes.

Jeremias já havia reclamado isso em seu livro: Jr. 2.11 “houve alguma Não que trocasse seu Deus, posto que não eram deuses? Todavia o meu provo trocou a sua Gloria  por aquilo que não é de nenhum proveito”.

 

III. A questão extática do profeta

 

Podemos entender que existe estado verdadeiro falso do estado  êxtases. Alguns desse estados é tipicamente humano, as vezes podem ser desconhecido e misterioso do ser  humano.

Há estado de êxtases que pode ser demoníaco, maligno que produz tal estado nas pessoas por assim se envolver.

 

Particularmente eu acredito que o poder do Espírito Santo pode levar alguém ao estado de êxtases dando a intensa alegria que ele produz, mas levar a profetizar sou um pouco cauteloso. Sabemos pouco ou quase nada sobre a consciência humana no estado normal, agora imagina no estado alterado.

 

A concepção humanista tem falhado quanto a interpretação do assunto pauta. A Bíblia fala de dois homens que possivelmente tenha profetizado em estado de êxtases; Balaão e Saul. No entanto prefiro manter silencio com respeito ao casos, tendo que Deus usa quem ele quer e da forma que ele quer.  Cyro foi chamado por Deus de meu ungido cento e cinqüenta anos antes de seu nascimento, embora nunca tenha sido um cristão.

A mula de Balaão falou.

 

O que é êxtases?

No grego literalmente significa “estar fora de si”, a palavra é usada para indicar alguma emoção dominante, ou alguma exaltação mental , como uma êxtases de alegria.

 

A êxtases pode ser o ponto culminante da abordagem intuitiva e mística da fé religiosa algumas vezes cultivada pela meditação.

 

Na idade medieval, para saber se uma pessoa com profundo grau de alegria ou algo parecido entrava em êxtases ou transe, era furá-lo com uma agulha alguma coisa parecida para causar dor. Se a pessoa reagisse a dor , a êxtases era falsa, ou seja ela não estava em êxtases, e sim em outro estado anormal.

 

Logo, então, chegamos a conclusão que os profetas Deus, profetizavam na unção do Espírito Santos, envolvido pelo poder de Deus, pondo assim por terra, a concepção naturalista.

 

 

Conclusão:

 

Concluindo afirmamos, que a natureza da atividade profética era anunciar ao homens a vontade e plano do Senhor, que tanto poderia ser profética, juízo, correção ou mesmo boas  novas.

Isaias é conhecido como profeta messiânico, por que profetizou o nascimento do messias, o portador de boas novas.

 

Pb. Jaime Bergamim

Jd Rio Verde - Colombo-Pr

 

 

 

 

 

 

 

Contato

J A I M E B E R G A M I M

jaimebergamim@bol.com.br e jaimebergamim@gmail.com.br

Fone: XXX (41) 3537.3738
tuitter:
@bergamimjaime
https://minist-jaimebergamim.webnode.com.br
Site da Igreja:
https://igrejaaltodacruz3.webnode.com

Pesquisar no site


A terceira idade; por que devo me preocupar se sou apenas um jovem.

Veja as causas

pbjaimebergamim.webnode.com.br/news/a-terceira-idade-eu-vou-chegar-la/

ORE E DIVULGUE NOSSO SITE

Crie um site grátisWebnode