A IGREJA DE CRISTO

17/08/2017 23:39

A IGREJA DE CRISTO.doc (203776)

 

 

 

A IGREJA DE CRISTO.pptx (1243023)

 

A IGREJA DE CRISTO

VER O VIDEO EM:

youtu.be/Q5xhUuGasac

 

 

 

Texto  1 Co. 12.12-20, 25-27

Introdução

A igreja nasceu no Calvário, é uma comunidade cristão formado por pessoas de todos os lugares ao longo dos tempos.

Antes do Calvário, a igreja já existia no plano de Deus; no entanto a igreja começa a sua trajetória a partir do Pentecoste. Eu em particular creio que a igreja nasceu no Calvário com o sangue e água que saiu do lado de Jesus.

Contudo, um dos soldados perfurou o lado de Jesus com uma lança, e imediatamente brotou sangue e água.[1]

Na sua inauguração a igreja ganha quase três mil almas

De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e, naquele dia, agregaram-se quase três mil almas.[2]

 

 

I. Comunidade dos Fieis

1. Etimologia[3]

A palavra igreja vem do verbo grego ekkaleõ, da origem a palavra ekklêsia, que significa chamar ou convocar. Na septuaginta  e traduziu do hebraico qãrã – chamar para “em”.

Eclésia – na forma da língua portuguesa é: assembleia, ajuntamento.

Na antiga Grécia era assembleia do povo que funcionava como poder legislativo.

 

2. A assembleia dos cidadãos

O Novo Testamento Grego, usa a palavra ekklêsia referindo a comunidade de Israel.

Ainda traduzida do hebraico qahal, significa assembleia, multidão reunida.

A reunião dos cidadãos de Atenas, também era chamada de ekkêsia.

à igreja dos primogênitos, cujos nomes estão escritos nos céus, a Deus, o juiz de toda a humanidade, aos espíritos dos justos agora perfeitos,[4]

 

O versículo acima expressa um tom de celebração vitoriosa, uma reunião festiva com todos o os remidos como cidadão da comunidade celestial.

1 E olhei, e ouvi a voz de muitos anjos ao redor do trono, e dos animais, e dos anciãos; e era o número deles milhões de milhões, e milhares de milhares,

12 Que com grande voz diziam: Digno é o Cordeiro, que foi morto, de receber o poder, e riquezas, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e ações de graças.

13 E ouvi a toda a criatura que está no céu, e na terra, e debaixo da terra, e que estão no mar, e a todas as coisas que neles há, dizer: Ao que está assentado sobre o trono, e ao Cordeiro, sejam dadas ações de graças, e honra, e glória, e poder para todo o sempre.[5]

 

3. Significado da expressão “Santa Igreja Católica”

A Igreja Católica (o termo "católico", derivado da palavra grega: καθολικός (katholikos), significa "universal", "geral" ou "referente à totalidade.

Em segundo lugar quer dizer de acordo com todo.

 

II. Elemento que identifica uma igreja

1. Afinal, o que é igreja

Como definir a Igreja? William Gurnall[6] assim o faz: “A Igreja não é nada mais do que Cristo manifestado”. Como seus representantes, devemos nos empenhar em ter uma vida santa e irrepreensível, a fim de que os homens, ao ver a nossa conduta, venham a glorificar a Cristo — o cabeça da Igreja.

 

Definição teológica. Igreja é o conjunto daqueles que, aceitando a Cristo pela fé, são imediatamente agregados em seu corpo espiritual como sua possessão, a fim de testemunhar acerca do Evangelho.

O mesmo termo é aplicado ao ajuntamento dos fiéis num determinado lugar para adorar a Deus. Com o tempo, a palavra passou a designar o lugar de reunião dos crentes.

Conceito de igreja, os termos:

 

  1. A igreja local:

é composta por pessoas de um determina região

 

  1. A igreja universal:

é com composta por todos os crentes no mundo (Santa igreja Católica

 

  1. A igreja visível:

A ideia da invisibilidade da igreja foi primeiramente desenvolvida em profundidade por Santo Agostinho. Ele fez uma distinção entre a igreja invisível e a igreja visível. O que ele quis dizer por igreja visível foi a igreja enquanto uma instituição que enxergamos visivelmente no mundo. Ela tem uma lista de membros em seu rol, e podemos identificá-los.

 

 

 

  1. A igreja invisível:

A igreja invisível é uma igreja que sempre desfruta de unidade porque verdadeiramente somos um em Cristo. O ponto de unificação da igreja invisível, aquilo que unifica e transcende as barreiras de igreja e linhas denominacionais, é o nosso enxerto em Cristo.

 

A igreja é um organismo, um corpo espiritual em que todos os crentes em Jesus estão unidos um aos outros e todos eles ligados a cabeça que Cristo.

E sujeitou todas as coisas a seus pés, e sobre todas as coisas o constituiu como cabeça da igreja,
Que é o seu corpo, a plenitude daquele que cumpre tudo em todos.[7]
 

Nesse organismo chamado de igreja; Jesus está presente por meio do Espirito Santo até a consumação dos séculos:

 

 

 Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.[8]

 

Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.[9]

 

2. Ordenança

A primeira ordenança é o batismo em água

Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. [10]

 

O Batismo é uma declaração pública de nossa fé, sepultamento do velho homem e a ressurreição da nova criatura.

A segunda ordenança é a Ceia do Senhor – Lembrança memoria

E, tomando o pão, e havendo dado graças, partiu-o, e deu-lho, dizendo: Isto é o meu corpo, que por vós é dado; fazei isto em memória de mim.[11]

A ceia do Senhor é a continuidade da vida espiritual, para ter vida espiritual é necessário cear, e somente aquele que está em comunhão com Cristo e com a igreja.

Ordenanças ou sacramento da igreja católica: Geralmente existem sete sacramentos nessa denominação. Eles são o batismo, a confirmação, a sagrada comunhão, a confissão, o casamento, as ordens sagradas e a unção dos enfermos. Segundo a Igreja Católica, "há sete sacramentos. Eles foram instituídos por Cristo, devem ser administrados pela igreja e são necessários para a salvação.

Geralmente existem sete sacramentos nessas denominações. Eles são o batismo, a confirmação, a sagrada comunhão, a confissão, o casamento, as ordens sagradas e a unção dos enfermos. Segundo a Igreja Católica, "há sete sacramentos. Eles foram instituídos por Cristo, devem ser administrados pela igreja e são necessários para a salvação.

Isso contradiz a bíblica, por que salvação não depende desses sacramentos, a salvação é de graça “favor não merecido” e não é uma lista de compromissos externos

3. Adoração

Render homenagem, prostrar-se. Adoração juntamente com a palavra culto, significa serviço a Deus. Esse dever ser o principal objetivo da igreja de Cristo.

É gratidão e adoração pela sua obra e feitos:

1 Bom é louvar ao SENHOR, e cantar louvores ao teu nome, ó Altíssimo;

2 Para de manhã anunciar a tua benignidade, e todas as noites a tua fidelidade;

3 Sobre um instrumento de dez cordas, e sobre o saltério; sobre a harpa com som solene.

4 Pois tu, Senhor, me alegraste pelos teus feitos; exultarei nas obras das tuas mãos.

5 Quão grandes são, Senhor, as tuas obras! Mui profundos são os teus pensamentos.[12]

 

4. A família de Deus

A igreja também é identificada como família de Deus

Templo e casa de Deus, não deve ser confundido como edifício, mas sim como a família de Deus:

Assim que já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos santos, e da família de Deus. [13]
 

 

Templo espiritual

 Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?[14]

 

III. O corpo de Cristo

1. O corpo e seus membros

A Igreja é comparada a uma família, a um exército, a um templo, a uma noiva. Porém, a figura Paulo que Paulo usa par descrever a Igreja é o Corpo.

Como fazer parte desse corpo - Uma pessoa só começa a fazer parte desse Corpo quando é convertida e batizada pelo Espírito nesse corpo:

Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito.[15]

 

2. A morada de Deus

Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito.

Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?[16]

 

3. Os membros do corpo

O corpo embora uno tem uma grande diversidade de membros – “Porque também o corpo não é um só membro, mas muitos” (1Co.12:14). O que torna o corpo bonito e funcional é o fato de ele ter seus membros harmoniosamente distribuídos e todos trabalhando juntos para o bem comum.

O corpo tem performance e harmonia:

Os membros do Corpo são belos quando distribuídos com proporcionalidade. Um nariz que se desenvolve além do normal deforma o rosto. O olho é um órgão lindo e nobre; ele é o farol do corpo humano. Contudo, já imaginou se você encontrasse um olho de 75 quilos na rua? Você sairia correndo, pois esse olho gigante mais se assemelharia a um monstro. (Rev. Hernandes Dias Lopes)

 

 

Considerações Finais

 

A igreja é a habitação Deus, primeiramente Deus habitou no Tabernáculo, depois no Templo que eram consagrados a Ele. Hoje nós somos oi templo do Espirito Santo. Assim temos que zelar por ele.

 

 

 

 



[1] Jo 19.34

[2] Ato 2.41

[3] Estudo da origem e da evolução das palavras.

 

[4] Hb 12.12 - King James Atualizada

[5] Ap 5.11-13

[6] William Gurnall (1616 - 12 de outubro de 1679) foi um autor inglês e clérigo anglicano nascido em King's Lynn , Norfolk, onde foi batizado em 17 de novembro de 1616. Ele foi educado na escola de gramática gratuita de sua cidade natal e, em 1631, foi nomeado para a bolsa de estudo Lynn no Emmanuel College de Cambridge , onde se formou em 1635 e MA em 1639. [1] Foi reitor de São Pedro e Igreja de São Paulo, Lavenham em Suffolk em 1644; E antes de receber essa consulta, parece ter oficiado, talvez como curado, em Sudbury . [2] Na Restauração, ele assinou a declaração exigida pelo Ato da Uniformidade 1662 e, nesta matéria, ele foi objeto de um ataque difamatório , publicado em 1665, intitulado Apostados Apostólicos Renombrados da Aliança . [2]

 

[7] Ef. 1.22,23

[8] Mt. 18.20

[9] Mt 28.20

[10] Mt. 28.19

[11] Lc. 22.19

[12] Sl 92.1-5

[13] Ef 2.19

[14] I Co. 3.16

[15] I Co.12.13

[16] I Co. 3.16

 

Contato

J A I M E B E R G A M I M

jaimebergamim@bol.com.br e jaimebergamim@gmail.com.br

Fone: XXX (41) 3537.3738
tuitter:
@bergamimjaime
https://minist-jaimebergamim.webnode.com.br
Site da Igreja:
https://igrejaaltodacruz3.webnode.com

Pesquisar no site


A terceira idade; por que devo me preocupar se sou apenas um jovem.

Veja as causas

pbjaimebergamim.webnode.com.br/news/a-terceira-idade-eu-vou-chegar-la/

ORE E DIVULGUE NOSSO SITE

Crie um site grátisWebnode