A ORAÇÃO NO ANTIGO TESTAMENTO

23/10/2010 05:51

 

 

Texto: I Rs. 18.31-39

 

INTRODUÇÃO:

 

A oração é o único e o mais antigo meios do homem se comunicar com o seu criador. Reis, profetas e sacerdote se valeram dela em meio as crises espirituais que Israel, povo de Deus viveu.

 

Comunicação de Deus com o homem no período patriarcal

 

1. Comunicação entre Deus e  Adão – Gn. 1.28:

Depois de Deus ter criado o homem Adão e tê-lo abençoado, Deus passa a ele algumas recomendações;  Essa foi a primeira comunicação do Deus com o homem.

 

2. Comunicação entre Deus e Sete - Gn 4.26:

Até aqui temos um período de 235 anos que o homem ficou sem comunicar com Deus, desde a queda. A primeira geração criada por Deus tinha se esquecido do seu Criado.  Somente quando nasceu Enos, foi que o homem voltou a invocar a Deus ou seja, voltaram a adorar a Deus, é o que sugere o texto no original. O verbo invocar do Hb. Qara, clamar, fazer programação em voz alta.

 

3. Comunicação entre Deus e Enoque – Gn 5.22:

A idéia que nos da a expressão, Andou Enoque com Deus, é uma vida de intima comunhão com Deus,  e de sua fé. A fé no AT, era o elemento maior para a salvação, pois havia apenas a promessa. Todos que morrem na dispensação da lei, dormiram na esperança que alimentavam a fé.

 

4. Noé – Gn. 6.9:

Noé Andava com Deus. Isso denota o bom relacionamento que Noé tinha com Deus. A idéia fica bem clara quando tomamos a idéia do termo Hb. Tsaddiyq, que significa ser justificado.

Noé viveu em uma época que sua geração era tão perversa que Deus resolveu dar cabo, mas preservou a vida de Noé, o homem justo que achou graça diante de Deus (Gn. 6.8)

 

5. Abraão – Gn 13.4:

Abraão tinha grande intimidade com Deus, e a aonde chegava  construía o altar e adorava a Deus. Uma vida de profunda comunhão com Deus a ponto de ser chamado “amigo de Deus”. Quando Deus resolveu a dar cabo a Sodoma e Gomorra, Ele comunicou seu amigo Abraão.

 

6. Isaque – Gn 25.21:

A oração de Isaque por um filho, e Deus respondeu. Isaque  orou insistentemente por sua esposa. O verbo usado para orar no Hb é atar, e é usado esporadicamente na Bíblia, indica que não era comum esse tipo de oração. Isaque precisou esperar 20 anos para que sua oração fosse respondida.

 

7.  Jacó – Gn. 28.20-22

Aqui Jacó faz uma oração acompanhada de um voto a Deus  quando fugia de seu irmão Esaú.

 

8. Jó – Jó 40 e 42

Após o sofrimento, Jó entra em diálogo com Deus, porém diante da majestosa soberania de Deus Jó se calou ante de fazer a terceira pergunta. Em contra partida Deus faz Setenta perguntas a Jó, sem que ele respondesse nenhuma.

Por fim a oração Jó virou o seu cativeiro (Jó 42.10)

 

9. Moises – Ex. 14.13-15:

Moises levanta um clamor a Deus . O povo estava em aperto, pois o egípcios estavam em seu encalço. Moises disse: o Senhor dará livramento. Termo livramento da idéia que o povo estava com pouco espaço não tinha para onde escapar. Hb. Iyshu´â empregado para livramento conota com cômodo ou espaço. O povo estava em grande opressão, espremido entre as  águas do mar vermelho e o exercito de Faraó.

Comunicação de Deus com o homem no período monárquico

 

1. Saul – I Sm . 14.35,37:

Saul, o primeiro monarca de Israel, embora tenha terminado seu reinado de forma desastrosa, mas no inicio ele começou fazendo certo; levantando um altar a Deus, e depois ouviu o conselho do sacerdote quando disse: “Cheguemo-nos aqui a Deus”. Essa oração Deus não respondeu, ou seja, o silencio de Deus for por causa do pecado cometido pelo povo quando comeram sangue (ISm. 14.33)

 

2. Davi

Homem segundo o coração de Deus que dependeu de Deus em todas as circunstancias :

1.  Em tempo de Benção – ( II Sm. 7.18) – no versículo 13 Davi recebe de Deus a maior promessa: Confirmarei o seu trono para sempre.

 

2. Em tempo de fracasso – II Sm 12.6:

Mesmo com seu pecado já confessado, Davi estava na justiça de Jeová, e quando a criança adoeceu, Davi buscou a Deus, pois conhecia as misericórdias do Senhor.

 

3. Salomão – I Rs. 3.5-9

No inicio do seu reinado, não orou pedindo riquezas e  gloria, mas apenas sabedoria.

 

4. Asa – 2 Cr.14.11:?

Quando o rei Asa saiu para guerrear contra Zera. Zera tinha um milhão de homens  e trezentos carros. Asa então faz uma oração onde demonstrou a sua confiança no Senhor.

 

5. Josafá -  2 Cr. 20.3-13:

Diante de seus inimigos Josafá temeu e buscou o Senhor:

1.    Buscou o Senhor e apregoou jejum.

2.    Pós em pé diante da congregação Judá e Israel, na casa do Senhor

3.    Não tua mão há foca e poder, e não há quem possa resistir.

Essa oração foi tão comovente que até as crianças de puseram em pé diante do Senhor ( 2 Cr. 20.13)

 

6. Ezequias – 2 Rs 19.15-19:

Diante na iminente invasão de Senaqueribe, Ezequias entra no templo e apresenta a carta de afronta a Deus. Foi uma oração de emergência.

 

Comunicação de Deus com o homem no período Profético

 

1. Elias – I RS. 17.20-22:

Depois de multiplica a farinha da viúva de Sarepta, Elais estava agora diante de um quadro impossível para homens. Filho da viúva havia morrido. Mas La estava o homem de Deus.  Homem que ora faz a diferença em meio a sua sociedade.

 

2. Eliseu – 2 Rs. 4.32-35:

Milagre da oração quase idêntico ao caso de Elias. A mulher reconhecia que ele era um santo homem de Deus  ( a Sunamita).

 

3. Isaias – Is 6.5-11:

Sua oração aqui, foi mais que uma oração, foi uma confissão. Isaias reconhece a sua prepotência e se humilha diante da face do todo poderoso.

 

4. Jeremias – Jr. 1.1-8, 3.22-

Na sua vocação ministerial Jeremias tem um dialogo com Deus, ou uma oração.

Deus ia mostrar a Jeremias visões do que ia acontecer no futuro com a nação de Israel. É na oração que Deus revela seus segredos para com seus servos.

 

5. Daniel – Dn 2, 9

Daniel convida seus companheiros para oração, pois o rei havia tido um sonho, que não era um sonho qualquer e acima de tudo o rei tinha esquecido o sonho.

Daniel orou a Deus quando entendeu pelos livro que o tempo da assolação de Israel era de Setenta Semanas.  No capitulo 9 Daniel é chamado de homem mui amado e mui desejado

Contato

J A I M E B E R G A M I M

jaimebergamim@bol.com.br e jaimebergamim@gmail.com.br

Fone: XXX (41) 3537.3738
tuitter:
@bergamimjaime
https://minist-jaimebergamim.webnode.com.br
Site da Igreja:
https://igrejaaltodacruz3.webnode.com

Pesquisar no site


A terceira idade; por que devo me preocupar se sou apenas um jovem.

Veja as causas

pbjaimebergamim.webnode.com.br/news/a-terceira-idade-eu-vou-chegar-la/

ORE E DIVULGUE NOSSO SITE

Crie um site grátisWebnode