UM HOMEM DE DEUS DEPRESSÃO

31/01/2013 13:47

 

Texto: I Rs. 19.2-8

 

INTRODUÇÃO

 

A causa da depressão de Elias, não foi a perseguição de Jezabel, a perseguição de Jezabel foi a penas um motivo. Elias sabia que o seu trabalho era apenas derrotar os profetas de Baal, pois a sentença de Jezabel seria executada  pelo rei Jeu (II Rs 9. 7-10).

 

Na realidade Elias já estava sobrecarregado com o fardo da responsabilidade, e o desafio que o ministério lhe impôs. Depois do dever cumprido como servo de Deus, certamente o vazio tomou conta de sua alma. Isso é uma síndrome que todo homem de Deus experimenta em seu ministério. Quantas vezes pregamos e Deus abençoa, e quando encerramos o culto, sentimos o peso da responsabilidade e parece que o coração está vazio.

 

Elias sentiu-se frustrado: a frustração é a podridão dos nossos projetos. Fracassar diante de algo importante, principalmente na obra do Senhor. A vida parece perder o valor, entramos no estado de melancolia e sazonal que são alguns sintomas de depressão.

 

Existe vários tipos de depressão que pode afetar o ser humano, tais como:

  1. Unipolar – uma única causa;
  2. Atípica – Aquilo que é anormal – estado de loucura;
  3. Endógena – Que se desenvolve dentro do organismo; A depressão endógena é geralmente o produto de um desequilíbrio neuroquímico no cérebro e também é hereditária, passa de pais para filho.
  4. Melancólica – Que deixa a pessoa abatida, descontrolada e triste;
  5. Sazonal – Perca de gosto do viver e do ser.

 

Elias talvez sofresse uma desses tipos de depressão que frente a oposição de Jezabel tentou-se isolar fugindo para o deserto.

 

Elias sentiu medo – Medo é defesa própria do ser humano, tender  fugir, nesse predomina a depressão unipolar – uma única causa “o medo”.

 

Elias sentiu angustia – Teve desejo de morte, o que é característica de depressão atípica – tendência a suicídio. Geralmente a pessoa dificulta o diagnostica e demora a pedir socorro. A pessoa com tendência suicídio está  dando um grito de socorro, nem sempre ela quer realmente morrer.

 

Essa breve introdução, talvez ajudará a entender o por quê da depressão de Elias.

 

I. ELIAS – UM HOMEM COMO OS OUTROS.

 

1. Um homem espiritual.

Um homem comum, mas com diferença espiritual; era homem de oração. Enquanto Acabe foi comer, Elias foi para o Carmelo orar. Ele tinha confiança e conhecia o poder infinito da oração. A bíblia afirma que a oração de um justo pode muito em seus efeitos.

 

2. Um homem sentimental

Todos nos temos o lado sentimental da vida, enquanto houver o homem haverá sentimento.

- Elias era homem sujeito as mesmas paixões que nós;

- Elias era passivo as mesmas dores;

- Elias não era um anjo;

- Elias tinha carne e sentia dor.

Mas, algo era diferente em Elias: ele não escondia atrás de uma mascara, ele se expunha o seu sentimento.

 

II. CAUSA DOS CONFLITOS DE ELIAS

 

1. Decepção – depois de uma grande vitória sobre o inimigo, certamente eu e você acreditaríamos num avivamento nacional; depois de três anos de seca, um desafio ganho em nome de Jeová, o que mais a casa de Acabe queria? Ao contrario de um avivamento, ouve uma revolta na casa real, pois a sua principal divindade havia sido envergonhada e seus profetas mortos.

Elias agora está decepcionado com o povo.

 

2. Medo – Como dissemos na introdução, que o medo é defesa própria do ser humano. É natural que diante do medo a iniciativa é fugir.

Elias preferir morrer no deserto do quê pelas mãos de Jezabel.

Primeira coisa que Elias fez ao fugir, foi deixar o seu moço, síndrome de isolamento, sinal marcante de uma pessoa deprimida.

 

 

III. CONSEQUENCIAS DOS CONFLITOS

 

1. Fuga e isolamento

Característica de depressão profunda ou maior; Elias precisa urgentemente de ajuda do Senhor.

Na vida, quando nos sentimos só, quando parece que todos nos abandonaram, a nossa tendência é nos isolarmos e ficarmos a sós. Isso é um grande perigo para o homem, é no silencio do isolamento que surge os maus pensamentos.

 

2. Autopiedade e desejo de morrer

Elias se sentiu como sendo a ultima pessoa, a única vitima daquela tragédia, “só eu fiquei”, como estava enganado: Deus tinha mais sete mil alem de Elias, mas mesmo assim Deus contava com Elias, assim como conta comigo e com você, quando estamos deprimidos achando que somos o resto. Elias pediu a morte, pois naquele momento a morte parecia a solução.

Precisamos saber lidar com o fracasso, reconhecendo que somos humanos, frágeis e passivos de sofrimento. Saber lidar com essas mudanças na vida requer sabedoria e graça.

 

IV. O SOCORRO DIVINO

 

1. Provisão física

Elias esta com inapetência ou anorexia, devido o seu sofrimento acompanhado de  cansaço e sofrimento que tanto poderia ser humano quanto espiritual. A angustia e aflição podem alterar o habito alimentar da pessoa. O Senhor Deus conhece bem isso, por esse motivo alimentou Elias, e ele sai do deserto de Berseba e vai até Horebe cerca de 300 Km com uma única refeição. Agora, não é mais fuga, mas direção de Deus.

 

Por que Deus não alimentou Elias e fez voltar a Jezabel? Primeiro porque Deus sabia que Elias não estava emocionalmente preparado para isso, e certamente faria uma oração imprecatória contra Jezabel e Deus ia ouvir, mas esse não era o plano de Deus. Deus deu umas férias para Elias e mudou a sua rotina, o que qualquer psicólogo faria.

Deus ofereceu a Elias alimentos leves “pão e água”. Esse é o Deus que servimos.

 

2. Provisão espiritual

Natureza do alimento: pão e água, natureza material, mas seu valor era espiritual. Elias foi servido por um garçom do céu .

Por que Deus deixou Elias ir até Horebe e depois voltar? Veja como nosso Deus é singular, psicólogo por excelência: Ele sabia que Elias ia precisar de um longo tempo de terapia para se reabilitar e se livrar do fracasso; então, nada melhor que caminhar quarenta dias e refletir o que Deus tinha feito por seu intermédio, e acima de tudo viver uma nova experiência de vida com Deus.

 

CONCLUSÃO

 

Conhecer o projeto de Deus e recorrer a Ele nos momentos de nossas decepções, fracassos e medos, certamente será muito melhor que fugir. Mas, como ser humano, as vezes nos falta força para encaramos a realidade da vida.

O Senhor conhece a nossa estrutura e lembra que somos pó (Sl. 103.14). Por causa de sua misericórdia ele nos concede outra oportunidade para que possamos nos reabilitar e nos tornamos gigante na fé.

Amem, amem.

 

Tenha todos, boa aula.

 

Pb. Jaime Bergamim

Bacharel em Teologia;

Mestrado em Psicologia Pastoral;

Pedagogo.

Contato

J A I M E B E R G A M I M

jaimebergamim@bol.com.br e jaimebergamim@gmail.com.br

Fone: XXX (41) 3537.3738
tuitter:
@bergamimjaime
https://minist-jaimebergamim.webnode.com.br
Site da Igreja:
https://igrejaaltodacruz3.webnode.com

Pesquisar no site


A terceira idade; por que devo me preocupar se sou apenas um jovem.

Veja as causas

pbjaimebergamim.webnode.com.br/news/a-terceira-idade-eu-vou-chegar-la/

ORE E DIVULGUE NOSSO SITE

Crie um site grátisWebnode