SATANÁS FOI CRIADO PERFEITO OU NÃO?

30/05/2012 20:55

Apresentação

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Isso é uma reflexão apologética feita a partir de uma apostila que nos foi enviada por um irmão.

O material foi me fornecido para análise, tendo em vista o pensamento do autor, que por sinal muito bem elaborado com citações Bíblicas. No entanto, em certos momentos fora de contesto.

Espero que nesse breve estudo possamos, esclarecer pelo menos em parte a duvida por ele deixado.

 

Tenham todos um ótimo estudo

 

 

 

Pb. Jaime Bergamim

 

 

 

 

 

 

 

 

SATANÁS FOI CRIADO PERFEITO OU NÃO?

 

INTRODUÇÃO

 

Recebi de um irmão, parte de uma apostila, confesso que me deixou surpreso pela quantidade de informação a respeito da figura de Satanás.

 

Achei a apostila um pouco confusa, com nenhuma referencia ou pensamentos de outros autores com respeito o assunto. Após ter lida e estuda a mesma, tomei a liberdade de apresenta o meu estudo apologético como referencia ao tema.

 

Confesso que até o momento não tive nenhum interesse de estudar sobre o referido assunto. No entanto, devida as duvidas surgida pelos leitores do tema, foi me sugerido fazer uma análise de tal material.

 

Quero alertar acima de tudo, que não temos nenhum interesse em criar polemicas teológicas em torno de qualquer tema ou artigo que tenha sido publicado por qualquer escritor, seja ele leigo ou teólogo, não é essa a minha função.

 

O que vou apresentar neste artigo, é um esclarecimento a quem me solicitou a referida análise. Como servo do Senhor, ao longo do meu ministério e carreira teológica, procurei nunca deixar alguém sem resposta, mas confesso que esse foi um dos temas mais cruel que recebi para analisar.

 

Já analisei o Código da Vinci, Jesus esteve na Índia, realismo fatal a vida depois da morte, a verdade de cada um. Sendo esses dois últimos livros escritos por espíritas (psicografados). Examinei artigos sobre reencarnação. Todos esses por solicitação de irmãos da igreja. Porem, essa apostilha foi a pior de todas, pois trata de um assunto totalmente ligado a Bíblia.

 

Texto para Exames

 

Ezequiel capitulo 28

I Jo 3:8 – Peca deste o principio

Principio

Jo. 8:44 – Homicida desde o principio

 

I. SATANAS ERA OU NÃO PERFEITO

 

Estava no Éden, jardim de Deus; toda pedra preciosa era a tua

cobertura: a sardônia, o topázio, o diamante, a turqueza, o ônix,

o jaspe, a safira, o carbúnculo, a esmeralda e o ouro; a obra dos

teus tambores e dos teus pífaros estava em ti; no dia em que

foste criado, foram preparados. Ezl 28:13,

Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia que foi criado até que se achou iniqüidade em ti. Ez. 28.15

 

- O texto que temos em apreço, embora que se trata de uma profecia contra o reino de tiro, no entanto a figura elucidada, trata-se de Satanás, por alguns motivos que veremos:

 

1. Perfeito era em teus caminhos: Segundo o auto da apostila que estamos estudando, alega que Satanás nunca foi perfeito, baseando seu argumento em Jo. 8:44.

 

a. Homicida desde o principio e não se firmou na verdade:

     Estudando Jd 6, encontramos a seguinte afirmação: e os anjos 

     que não guardaram o seu principado (de príncipe), mas

     deixaram a sua própria habitação.

 

     O que podemos afirmar que nesse versículo está incluído

     Satanás, que era um príncipe e guardião do trono de Deus:

     Ez. 28.14 – Diz que ele era querubim da guarda ungido, e te

      Estabeleci .

 

       A Bíblia Anotada – comenta o versículo da seguinte forma:

         Satanás havia ocupado um lugar especial de proeminência

        na guarda do trono de Deus, e faz referencia a Ex. 25.20 que

       Diz: Os querubins estendia a suas asas por cima e cobriam o

       Propiciatório.

 

       Ainda a mesma Bíblia comenta o versículo 15 do capitulo 28

       De Ez: Perfeito no sentido de ser integro e moralmente sadio.

       Por criação Satanás era perfeito, mas o orgulho foi a razão de

       sua queda.

 

O comentário Bíblico de Mathew Henry, pagina 663, comentando o texto de Ez. 28 :1 – 19, sobre o príncipe ou rei de Tiro chamado de Itbaal, ou Etobal. Porem, o que se estuda no referido comentário, é apenas a história desse povo, para mim está muito vago e pobre de significado com pouco valor espiritual. A ênfase fica apenas no campo da historia o que é muito perigoso para os menos exegetas porque não apresenta nenhuma referencia Bíblica para dar maior ênfase a sua afirmação.

 

Darei o meu parecer em relação ao Cap 28 de Ezequiel:

 

Quando Ezequiel profetiza contra Tiro, ele tem em mente a figura sobrenatural que domina em Tiro. Ezequiel, 28, nos seus quatros primeiros versículos está se referindo ao príncipe de Tiro que fora um verdadeiro monarca  do povo.

Ezequiel revela o poder que motiva este príncipe: o poder de Satanás, o qual é mencionado  como “ o rei de Tiro” Ezequiel não se refere a um rei terreno, porque a descrição dada é de um ser sobrenatural, declarada como sendo sinete (selo) de perfeição, cheio de sabedoria e beleza, ele habita no Éden.  Não vamos  confundir com o Éden de Adão e Eva.

 

A descrição mais notável desse ser, se prende a seu nome; ele chamado de “O querubim da guarda, ungido”, sendo que os querubins são anjos mais chegados ao trono de Deus, este Ser, por algum tempo, deveria ter tido uma posição muito elevada na hierarquia celestial.

 

Então Deus permitiu que a fidelidade desse querubim fosse testada, porem, devido o seu orgulho ele falhou. Foi achado iniqüidade nele.

 

A questão que Deus é o criador do mal

 

O autor da apostila em estudo, onde eu coloquei um grifo sinalizado com um  “a” em vermelho, afirma se Deus não é criador do mal, logo deverá haver outro deus que criou o mal. Isso é um absurdo, pelo menos por um motivo: no Hb. o mal  é “ra”, inclui tudo que os homens chamam de mal, tais como: desgraça, punição, infortúnios que vem sobre o homem por causa do pecado. No entanto não significa que Deus é moralmente responsável pelo pecado que é causa do mal.

 

Por que diz Isaias 45.7 que Deus cria o mal? Afirmamos que, a partir do momento que Deus colocou o homem no Éden e colocou a arvores que era a prova de obediência, o mal passou a existir, mas não como criação, mas como conseqüência de desobediência que já tinha acontecido por meio de Satanás. Veja o texto Bíblico: E ordenou o SENHOR Deus ao homem, dizendo: De toda árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore da ciência do bem e do mal, dela não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás. Gn 2:16 e 17.

 

A existência do mal criado por Deus, reside no simples fato de Deus ter colocado a arvore da ciência para provar a fidelidade do homem, porque Satanás já tinha caído, ou seja, pecado.

 

Não confundir o Éden de Lúcifer e de Adão

 

Esse Éden que o escritor se refere em que Satanás passeava entre as pedras afogueadas de que fala Ezequiel, não tem nada haver como Éden de Adão, são duas coisas distintas. Esse Éden de que fala, tanto a Bíblia como o autor (da apostila), refere-se ao Éden antes da queda de Satanás, e por causa da queda de Satanás a terra tornou-se sem forma e vazia.

 

A partir de então parece a figura do mal, que teve sua origem em Satanás,

 

2. Estava no Éden

 

- O Éden que Ezequiel menciona, não se trata do Éden de Adão e Eva, por ocasião da terra restaurada.

O livro de Gênesis capitulo 1.1 “No principio criou Deus os céus e a terra. O versículo diz: e a terra era sem forma e vazia.

A pergunta é a seguinte: como Deus criaria a terra sem forma e vazia? Por ventura,  Deus criaria algo incompleto? Não. A Bíblia diz que tudo que Deus criou viu que era bom. Como criaria Satanás e diria que era bom? Permita me dizer algo: as melhores Bíblias de estudos são unânimes no que tange a figura de Satanás baseado no que estamos estudando. Todos os autores das Bíblias de Estudos tal como a Bíblia Anotada, são doutores e P.h.d em questão teológica. Será que todos estão enganados? Não. O que está havendo com autor da apostila que recebi para análise, é interpretação de alguns versículos isolados, e até onde li o material, não há nenhuma referencia de outros autores que concorde com sua idéia. Não estou afirmando que ele esteja errado por completo. Porem precisamos de outras idéias alem da do próprio autor.

 

Voltando ao Éden

 

O autor da apostila na pagina 40 no grifo nosso “b baseado no versículo 13 do Cap 28, faz a seguinte pergunta:

O que estava ele fazendo no Éden juntamente com adão e Eva, coberto de pedras preciosas?

1. Vamos estudar o capitulo 2 de Gênesis, em particular o versículo 4: Estas são as origens dos céus e da terra, quando foram criados; no dia em que o Senhor fez a terra e os céus.

 

 

a. Estas são as origens da terra e dos céus -

         - Gn 1.1 – No principio criou .... o verbo criar que  vem do Hb “bara” que só

           se refere a criação original de Deus (dicionário da Bíblia John D. Davis),

          Pv. 8.23 – Desde a eternidade, fui ungida; desde o principio, antes do começo

           da terra.

 

b. Fez a terra e os céus.

         Ez. 28.13 parte final – Foram preparados. O que foi preparado que o versículo está se referindo? Isto é no dia que satanás foi criado. O principio básico para interpretar esse texto, fica por conta da eternidade, por que para esse dia que se refere o versículo não tem explicação. Logo então o Éden do versículo 13 do cap 28 de Ezequiel está enquadrado neste dia.

 

Assim, podemos concluir que Satanás do versículo 13, esta em outro Éden no principio da criação.

 

 

II. SATANAS CRIADO POR DEUS PARA FAZER AS OBRAS NEGATIVAS DE DEUS.

 

Outro absurdo que o autor da apostila cria é que Satanás é agente que Deus usa para realizar os desígnios; vamos explicar usando a própria apostila pagina 41 no nosso grifo “d”.

 

Como o próprio autor disse que é impossível que alguém aceite as suas idéias, que Satanás trabalha para executar castigos determinado por Deus, também não posso aceitar.

 

Veja que o autor usa Miguel como subterfúgio para sua explicação, quando chega afirma que Miguel não usou pronunciar sentença contra Satanás por demonstra respeito pela sua posição de príncipe. (funeral de Moises).

 

Outro texto, é o caso do sofrimento de Jó, quando Satanás se apresenta entre os filhos de Deus. Deus pergunta de onde vens? O autor afirma que Satanás só não havia tocado a inda em Jó por que Deus não tinha permitido. Em partes posso até concordar com esse texto, mas usar o mesmo texto para afirma que Satanás só faz aquilo quando Deus precisa dele, é um abuso.

 

Gostarei que o autor da apostila em analise me explicasse como Deus uso Satanás para tentar Jesus. Qual era o propósito de Deus em tentar Jesus pelo menos por três vezes? É lógico que Deus permitiu que Jesus fosse tentado na esfera humana, isso ninguém pode negar; Porem, o que é esquecido aqui é que Satanás queria era frustrar o plano de Salvação que Deus tinha para o homem. Não havia nenhum propósito da parte de Deus em testar Jesus.

Quando falamos de tentação, não podemos esquecer que ela já está arraigada no coração do homem, devido a essência pecaminosa herdada de Adão. O diabo apenas sugere situações que leva o homem a pecar. Veja isso em Tg. 1.14.

 

Deus não precisa de favor do diabo para executar os seus juízos. Deus usa a própria natureza para executar os seus designo.

 

Para tirar o povo do Egito, Deus não precisou do Diabo para executar as pragas.

Para destruir as muralhas de Jerico, Deus também não precisou dele.

 

Quando Deus permite que Satanás nos perturbe ou tente, é para provar ao diabo, a nossa fidelidade, como nos caso de  Jó.

 

Se acreditarmos que Deus usa Satanás para executar os seus Juízos, logo os dois tem Parceria, o que incompatível com a palavra de Deus quando Diz que, as trevas não têm comunhão com a luz.

 

Meu amado irmão, muitas coisas ficou da  apostila em assunto para se comentar, mas devido ao tempo, vamos deixar para uma próxima oportunidade.

 

A luz das escrituras, procurei mostra o lado escuro da interpretação do autor. No entanto, não somos os únicos donos da verdade. Somente Só uma coisa quero deixar claro: As coisas reveladas são para os homens, mas as ocultas são para Deus.

 

 

 

 

 

 

 

CONCLUSÃO

 

A apostila examinada foi me dada por um irmão, das pagina  37 a 44, onde baseava as sua duvidas com respeito ao assunto.

 

Quero deixar uma alerta a todos quantos ler esse meu material, que não são obrigados a concordar comigo. Aqui está apenas o meu ponto de vista para esclarecer a duvida do irmão. Não tenho nenhum interesse e promover debates ou discussão em torno do assunto. Até por que isso não nos leva a lugar nenhum, e nem promove a salvação de ninguém. Temos que nos preocupar com as almas, e não com Satanás, porque ele já está julgado.

 

No entanto, muito cuidado com os assuntos que estão sendo lançado na Internet. Alguns são verdadeiros venenos contra a fé cristã, e muitos estão se contaminando com esse tipo de estudo.

 

Não vejo por que lançar um tema como esse que estamos discutindo em pagina de internet. Apenas para confusão.

 

Que Deus nos ajude a escolher bons Site para pesquisa.

Bons estudos a todos.

 

Pb. Jaime Bergamim

Bacharel em Teologia

Mestrado em Psicologia Pastoral e Pedagogia

 

Biografia:

Bíblia de Estudo Anotada – Versão atualizada

Bíblia de Estudo Vida Nova -  Revista e Atualizada no Brasil

Dicionário da Bíblia Jhon D. Davis – Editora Hagnos – Juerp

Dicionário Bíblico Universal – Editora Vida

Revista da Escola Dominical  4º Trimestre de 1988 – Comentarista: Elienai Cabral.

Teologia Sistemática Volume I – Jaime Bergamim