O CUIDADO COM AS OVELHAS

04/06/2010 15:08

 

O CUIDADO COM AS OVELHAS

Jr. 23: 1-4 e  Jo. 10: 1- 5

Introdução

 

O capitulo 23 de Jeremias começa com um exortação aos pastores de Israel, mas infelizmente o novo rei e seus conselheiro não fizeram caso dos aviso de Jeremias. Eles se tornaram iguais a “pastores” que não se preocupam com o bem-estar das ovelhas. Como resultado disso Deus disse que o rebanho (Judá) seria espalhado pelo mundo, até o tempo que o verdadeiro pastor as reunisse novamente.

 

Os sacerdotes e os profetas também eram culpados de levar o povo ao pecado. “Jeremias lamenta que “ Eles quebraram seu coração” Jr. 23.9 “ Quanto aos profetas . Meu coração está quebrantado dentro de mim; todos os meus ossos estremece: sou como um homem embriagado e como um homem vencido pelo vinho, por causa do Senhor e por causa das palavra da sua santidade”.

 

I. O QUE É UM PASTOR

É aquele que administra o rebanho. Administrar teme sentido de conduzir, leva de forma coerente.

 

1. Obrigação do Pastor

Sua obrigação e cuidar do rebanho que o Senhor colocou em suas mão. Orar e interceder e ministrar a palavra ao rebanho.

 

O pastor não precisa ser um astro, pois não essa a sua função, mas ministrar a palavra Santa e verdadeira de Deus.

 

O pastor não tem necessidade de ser popular, pois os verdadeiros pastores quase sempre estão no anonimato.

Exemplo de Davi e Amos; homens que foram tirados de traz do rebanho para ministrar ao povo de Israel.

 

O grande problema hoje, é que tais pastores esquecem de suas responsabilidades com rebanho e tornam-se aventureiros. Tais pastores são como nuvens sem águas levada pelo  vento.

 

O pastor deve apascentar e guarda cada uma das ovelhas que lhe confiou o sumo pastor.

 

2. Os reis.

Os reis também ocupavam um papel importante no plano de Deus para com a nação. O primeiro rei de Israel “Davi”, foi escolhido por Deus quando ainda apascentava o rebanho de seu pai Jessé. Davi tinha alma de pastor.

Em certo momento, Davi dava sua vida para resgatar uma das suas ovelhas que estava sob ameaça.

Mas ao contrario de Davi, levantaram reis em Israel que defendiam apenas seus interesses em vez dos interesses do rebanho.

 

2. Os  sacerdotes.

Os sacerdotes também tinham seu papel como representante do povo diante de Deus.

O Sacerdote ouvia o povo e apresentava suas causas a Deus.

O profeta: ouvia Deus e apresentava ao povo os oráculos de Deus.

A acusação de Jeremias era que os sacerdotes estavam apascentando a si próprios.

 

3.Os profetas

Como dissemos, os profetas anunciavam os oráculos de Deus ao povo, e em sumo eram também pastores do rebanho. Mas, ao contrario disso, tais profetas de Israel estavam mentindo, e combatendo os verdadeiros profetas do Senhor.

Como mensageiro das palavra de Deus, que apregoamos a mensagem profética, qual tem sido a nossa postura diante do rebanho do Senhor? Temos nós ouvido a voz do Senhor e transmitido ao povo que estão faminto por uma mensagem Cristocentrica

 

 

III. ISRAEL FOI DESTRUIDO POR LHE FALTAR VERDADEIROS PASTORES

 

Eis o grande desafio para a igreja do século XXI, onde estamos sendo minados por falsos mestres e doutores alienados da palavra de Deus.

 

A minha preocupação como obreiro auxiliar, é saber por que muitas igrejas dividiram e outras estão no mesmo caminho. Por que tanta evasão de nosso povo para outras igrejas coirmãs.

 

Que tipo de mensagem temos pregado para nosso povo? O rebanho do Senhor está farto e mensagens vazias e desprovidas de unção, ou de meros aventureiros e pregadores de final de semana com suas mensagem se cunho teológicos cristão.

 

Ninguém vai em busca de outra igreja, quando estão sendo bem alimentadas  na sua congregação. Penso que é tempo de revermos nossos conceitos.

 

Os falsos profetas estão ai a espreita de qualquer fraquejar nosso, prontos para atacar e destruir o rebanho que Deus nos confiou. Estejamos alerto, pois a paz pregada por muitos supostos homens de Deus, são falsas, pois a palavra de Deus nos diz: No mundo tereis aflição. . . Quando disse paz, paz haverá repentina destruição.

 

 

IV. OS DEVERES DAS OVELHAS

 

Assim como os pastores tem deveres com as ovelhas, da mesma forma as ovelhas tem dever com o pastor.

 

Honrar os vossos pastores é dever de todas as ovelhas, imita-los em sua maneira de viver ( Hb. 13.7)

 

Obediências – Devemos obedecer nossos pastores, pois eles nos representam diante de Deus. São eles os intercessores de nossas almas.

Existem muitos membros que caluniam seu pastor, dirigem-lhes palavras indignas, e negam-lhes o respeito devido.

 

CONCLUSÃO

 

Jesus o sumo pastor, um dia pedira conta de nosso trabalho como ensinadores do rebanho. O que temos feito para o crescimento das ovelhas como temos conduzidas as fontes de águas e aos pastos verdes.

 

Elas conhecem  ainda, a voz do seu pastor, ou estão seguindo mercenários?

Eis a grande questão para se pensar.

 

Tenham todos uma boa aula.

 

  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Contato

J A I M E B E R G A M I M

jaimebergamim@bol.com.br e jaimebergamim@gmail.com.br

Fone: XXX (41) 3537.3738
tuitter:
@bergamimjaime
https://minist-jaimebergamim.webnode.com.br
Site da Igreja:
https://igrejaaltodacruz3.webnode.com

Pesquisar no site


A terceira idade; por que devo me preocupar se sou apenas um jovem.

Veja as causas

pbjaimebergamim.webnode.com.br/news/a-terceira-idade-eu-vou-chegar-la/

ORE E DIVULGUE NOSSO SITE

Crie um site grátisWebnode