EVANGELIZAÇÃO DOS GRUPOS RELIGIOSO

19/08/2016 22:29

 

 

 

Texto: Jo 3.1.16

 

Resumo: A lição de hoje vai tratar de um assunto bastante polêmico porque vamos lidar a cultura de fé de algumas seitas religiosas. Muitos mitos e para isso precisamos de muita sabedoria para ganhamos esses povos para Cristo. Logo os grupos religiosos é um desafio para a igreja do século XXI onde algumas pessoa creem que toda religião são boas e que todas levam a Deus, quando isso não é verdade, porque dentro das religiões de prolifera as seitas que de forma disfarçadas negam a eficácia do sacrifício da cruz e sacrificando animais e até pessoas para adorar a demônios e deuses falsos. Precisamos, então de sabedoria para alcançamos tais grupos sem ofender a sua crença.

 

Introdução: Todas as pessoas tem sentimentos religiosos e professam alguma fé religiosa em algum ser espiritual, ainda que inconscientemente, mas no fundo todos adoram a Deus de alguma forma levando em conta a revelação natural [[1]] de Deus que se manifesta em tudo. “Os céus declaram a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos. Um dia faz declaração a outro dia, e uma noite mostra sabedoria a outra noite. Não há linguagem nem fala onde não se ouça a sua voz”. [ [2]].

I. Os mitos da Religião

1. Todas religiões são boas: Na verdade esse mito leva as pessoas a se acomoda em sua crença e não levam em consideração o objeto salvação; a religião pode ser boa mas não leva a Deus. Pode ser um sistema enganoso para iludir as pessoas.

            Vela o caso de moloque, [[3]] onde crianças eram, eram sacrificadas em seu interior onde o fogo ardia e ao som de musica a criança era colocada em seus branco mecânico que levada para seu interior e para que não se ouvisse os gritos do inocente, então a musica soava alto. [[4]] (...)

"Não entregue os seus filhos para se­rem sacrificados a Moloque. Não profanem o nome do seu Deus. Eu sou o Senhor. [[5]]

Cons­truíram altares idólatras para Baal no vale de Ben-Hinom, para sacrificarem a Moloque os seus filhos e as suas filhas, coisa que nunca ordenei, prática repugnante que jamais imaginei; e, assim, levaram Judá a pecar'.[[6]]

 

 

 

2. Todas religiões levam a Deus: Única religião que leva a Deus é que visitam os órfão e as viúvas em suas aflições  

 

religião pura e sem mácula, para com o nosso Deus e Pai, é esta: visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações e a si mesmo guardar-se incontaminado do mundo" [[7]]

 

religião que sacrificam criança a demônio, nunca leva a o homem Deus, pois são cultos a demônios.

Vocês não podem beber do cálice do Senhor e do cálice dos demônios; não podem participar da mesa do Senhor e da mesa dos demônios.[[8]]

Hoje não é diferente; há pessoas que adoram o próprio demônio e porque não falar da igreja que cultua satanás.

O responsável pela primeira 'igreja' no mundo totalmente dedicada a Lúcifer é o ocultista e satanista colombiano Victor Damian Rozo. [[9]], [[10]]

 

3. Nenhuma religião é verdadeira: Outra farsa criada por aqueles que querem desculpas para seus erros. Tiago 1.27.

            Quando falam em religião quase sempre estão fazendo menção a placa da igreja. Existe apenas religiões monoteísta a Saber:

            a. Cristianismo [[11]]

            b. Judaísmo [[12]]

            c.  Islamismo [[13]]

            A única religião verdadeira é aquela que recebe Jesus como único e suficiente Salvador e que não faz da pessoa um religioso, mas sim alguém que foi transformado pela misericórdia divina.

III. Como evangeliza os religioso

 

1. Não discuta religião: Nunca devemos discutir dogmas e tradição de um religioso, o que precisamos fazer é mostrar Jesus como único e suficiente salvador.

            Discutir dogmas e tradição é a mesma coisa que afastar ainda mais a pessoa do evangelho de Cristo. Na conversar de Jesus com Nicodemos Jesus não teve tempo para discutir erros, mas foi direto ao que interessava naquele momento: “mostrar a salvação [[14]]

           

2. Não deprecie religião alguma: Jesus em nenhum momento procurou depreciação a religião de outros. No encontro com o jovem rico, Jesus inicia um diálogo bem formal:

 

E eis que, aproximando-se dele um jovem, disse-lhe: Bom Mestre, que bem farei para conseguir a vida eterna? E ele disse-lhe: Por que me chamas bom? Não há bom senão um só, que é Deus. Se queres, porém, entrar na vida, guarda os mandamentos. Disse-lhe ele: Quais? E Jesus disse: Não matarás, não cometerás adultério, não furtarás, não dirás falso testemunho; Honra teu pai e tua mãe, e amarás o teu próximo como a ti mesmo. Disse-lhe o jovem: Tudo isso tenho guardado desde a minha mocidade; que me falta ainda?Disse-lhe Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, e segue-me. E o jovem, ouvindo esta palavra, retirou-se triste, porque possuía muitas propriedades. Disse então Jesus aos seus discípulos: Em verdade vos digo que é difícil entrar um rico no reino dos céus." [[15]]

 

            Com a mulher samaritana, jesus não se opôs a sua religião, mas mostrou que verdadeiramente ele era.

 

Jesus lhe respondeu: "Se você conhecesse o dom de Deus e quem está pedindo água, você lhe teria pedido e dele receberia água viva".[[16]]

 

            Quanto mais tempo gastamos em discutir religião, menos tempo teremos para anunciar a Cristo.

 

3. Mostre a verdadeira religião: Quando o apostolo Paulo chegou em Atenas, ele não preocupou os deus espalhados pelas praças, mas procurou oportunidade para anunciar a Cristo tendo como ponto de partida o altar ao Deus desconhecido no Areópago.[[17]].

              Se agirmos como Paulo teremos oportunidade de ganha as religiões se Deus para Cristo. A placa de igreja não é dona da verdadeira religião; Paulo não tinha em mãos uma placa, mas apenas um símbolo “O Altar ao Deus Desconhecido”

 

Epimênides nasceu em Cnossos, na ilha de Creta, em meados dos anos 600 a.C. Diz-se que esteve em Atenas no tempo de Sólon, onde os achados históricos lhe atribui ter limpado a cidade de uma praga que a assolava. Epimênides foi, portanto, um herói cretense que atendeu ao pedido de Atenas feito por Nícias para que aconselhasse a cidade sobre como se livrar de uma praga. Epimênides ofereceu sacrifícios baseado em três suposições. Assim ele afirmou: a) Minha primeira suposição é que existe ainda outro deus interessado na questão desta praga – um deus cujo nome não conhecemos e que não está, portanto, sendo representado por qualquer ídolo em sua cidade; b) Segundo, vou supor também que esse deus é bastante poderoso e suficientemente bondoso para fazer alguma coisa a respeito da praga, se apenas pedirmos a sua ajuda; c) A terceira suposição é muito simples. Qualquer deus suficientemente grande e bondoso para fazer algo a respeito da praga é também poderoso e misericordioso para nos favorecer em nossa ignorância – se a reconhecermos e o invocarmos. Assim, ao chegar a Atenas, Epimênides conseguiu um rebanho de ovelhas pretas e brancas e soltou-as na Colina de Marte, dando instruções para que alguns homens seguissem as ovelhas e marcassem o lugar onde qualquer uma delas se deitasse. O propósito dele era dar a qualquer deus eventualmente ligado à questão da praga, uma oportunidade de revelar sua disposição em ajudar. Epimenidesprovavelmente conduziu essa experiencia de manhã bem cedo, quando as ovelhas estavam famintas, o que tornaria logicamente impossível alguma se deitar diante de um campo verdinho para comer. No entanto, algumas das ovelhas deitaram e os atenienses as ofereceram em sacrifício sobre os altares sem nome, construídos especialmente com esse propósito. A praga foi assim removida da cidade.[[18]]

 

III. Religioso que representam desafios

               Faremos um apanhado das religiões que representa desafio para evangelizarmos.

Embora que o Catolicismo romano é uma religião do Cristianismo, mas sua forma de culto difere em muito da verdadeira religião. Sua forma de culto indiretamente adoram a ídolos; mas mesmo que eles afirma que suas imagens é apenas figuradas, ou seja lembrança ou memorial, mas na essência é oferecido culto a eles. Ao evangelizarmos não devemos preocupar com seus ícones religioso, a penas devemos conduzi-los ao evangelho.

              Os espiritas: [[19]] ver nota de rodapé. Eles creem na reencarnação, quando a bíblia afirma que ao homem está ordenado a morrer uma só vez. [[20]]

              Judeus e Mulçumanos: Ambos são descendente de Abraão, mas a promessa recai sobre os judeus, mas esses também são necessitados de Jesus, Cristo veio para eles mas eles rejeitaram e aguardam a vinda do Messias. Quanto aos mulçumanos que adoram a Maomé. [[21]].

              Ateus: [[22]] – Todo ateu pelo simples fatos de negar a existência de Deus já deixam de ser ateu. Para a negar a existência de algo, é preciso que algo exista; é nesse sentido que que o ateu é tão religioso quanto aos demais homens. Mesmo a descrença parte de um princípio “crer que algo como Deus não existe”. Porem discutir isso com um ateu é distanciar ele ainda mais de Deus. Nosso dever é conduzi-lo a Cristo a única fonte da verdadeira crença.

            Desviado:  Esses são os que perderam-se no caminho, que invalidara o sangue de Cristo, mas que existe ainda uma esperança para eles:

 

Porque, se vivermos deliberadamente em pecado, depois de termos recebido o pleno conhecimento da verdade, já não resta sacrifício pelos pecados,[[23]]

O Filho do homem veio para salvar o que se havia perdido. [[24]]

 

Conclusão: Ao concluirmos está lição, fica aqui o nosso desafio: como evangelizar os grupos religiosos em meio a tantas ofertas fáceis, um evangelho ao gosto do cliente? Eis o desafio para aquele que temem ao Senhor e amam a sua obra “Evangelizar os Grupos Religiosos”

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



[1] Quando olhamos a natureza com a ajuda de Deus, entendemos que os céus em verdade “proclamam a glória de Deus”(Sl 19.1). Vemos de várias maneiras interessantes como o homem reflete a imagem de Deus. Vemos como Deus dá ao mundo e à mente humana uma estrutura racional, afim de que possam adaptar-se uma na outra. Vemos através da história e das artes, quanto mal resulta do homem abandonar a Deus, e quantas bênçãos recebem quando são fiéis a Ele. Os apologetas tradicionais nem sempre compreendem que a natureza é revelação de Deus. Aquino por exemplo não faz distinção entre revelação natural e a especial, mas fez entre o argumentar com a ajuda da revelação e o argumentar sem a sua ajuda.

[3] Segundo as escrituras, os povos amorreus, por volta de 1900 a.C., adoravam Moloque. Segundo o antigo testamento da Bíblia, nos rituais de adoração, havia atos sexuais e sacrifícios de crianças. Estas eram jogadas em uma cavidade da estátua de Moloque, onde havia fogo consumindo assim a criança viva[1] . Ele era, ao mesmo tempo, um fogo purificador, destruidor e consumidor. A aparência de Moloque era de corpo humano com a cabeça de boi ou leão, no seu ventre havia uma cavidade em que o fogo era aceso para consumir sacrifícios.

[4] Ver no final desse estudo a figura de moloque.

[5][5] Lv. 18.21

[6] Jr. 32,35

[7] Tiago 1:27

[8] 1 Co. 10.20

[9] Você acha que já tinha ouvido notícias bizarras? Pois, está enganado. Acaba de ser inaugurada na Colômbia a primeira "igreja" de devoção ao diabo no mundo. O "templo" foi construído na zona rural da cidade de Montenegro, que fica a 304 km de distância da capital colombiana Bogotá.
A obra foi idealizada pela organização 'religiosa' Sementes Luciferianas Igreja da Luz, que é comandada pelo satanista e ocultista Victor Damian Rozo, de 40 anos. Segundo informações não oficiais, a "igreja" dedicada a Lúcifer foi orçada em US$ 22 milhões (cerca de R$ 88 milhões), que teriam sido doados por mais de um milhão de membros da polêmica seita.

[10] Ver foto da igreja de Satanás no final da lição

[11] Cristianismo (do grego Xριστός, "Christós", messias, ungido, do heb. משיח "Mashiach") é uma religião abraâmica monoteísta[1] centrada na vida e nos ensinamentos de Jesus de Nazaré, tais como são apresentados no Novo Testamento.[2] A cristã acredita essencialmente em Jesus como o Cristo, Filho de Deus, Salvador e Senhor.[3] A religião cristã tem três vertentes principais: o Catolicismo Romano (subordinado ao bispo romano), a Ortodoxa Oriental (se dividiu da Igreja Católica em 1054 após o Grande Cisma) e o protestantismo (que surgiu durante a Reforma do século XVI).

[12] Judaísmo (em hebraico: יהדות, Yehadút) é uma das três principais religiões abraâmicas, definida como "religião, filosofia e modo de vida" do povo judeu.[1] Originário da Torá Escrita e da Bíblia Hebraica (também conhecida como Tanakh) e explorado em textos posteriores, como o Talmud, é considerado pelos judeus religiosos como a expressão do relacionamento e da aliança desenvolvida entre Deus com os Filhos de Israel.

[13] Os muçulmanos acreditam que Deus é único e incomparável e o propósito da existência é adorá-Lo.[3] Eles também acreditam que o islã é a versão completa e universal de uma fé primordial que foi revelada em muitas épocas e lugares anteriores, incluindo por meio de Abraão, Moisés e Jesus, que eles consideram profetas

[14] Jo.3.3

[15] Mateus 19:16-23

[16]  Jo 4.10

[17] Areópago: (em grego antigo: Ἄρειος Πάγος areios pagos, "Colina de Ares") era a parte nordeste da Acrópole em Atenas e também o nome do próprio conselho que ali se reunia. Além de supremo tribunal, o conselho também cuidou de assuntos como educação e ciência por algum tempo.- ]Cristianismo: Por volta de 50 da era cristã filósofos epicureus e estoicos que discutiam com o apóstolo Paulo o levaram ao Areópago para que lhes contassem a respeito de sua nova doutrina. Ali ele proferiu seu famoso Discurso no Areópago.

[18] https://mateusgrow.blogspot.com.br/2012/08/historia-do-altar-ao-deus-desconhecido.html

[19] Espiritismo, Doutrina espírita, Kardecismo[nota 1] ou Espiritismo kardecista[3][4][5][6][7][8] é uma doutrina religiosa e filosófica mediúnica ou moderno espiritualista. Foi criada (segundo seus adeptos, "codificada") pelo pedagogo francês Hippolyte Léon Denizard Rivail, usando o pseudônimo Allan Kardec.[9][10][11][12][13][14] Depois de observar e analisar as mesas girantes, a incorporação e outros "fenômenos mediunicos", os quais ele afirmava serem causados por inteligências incorpóreas ou imateriais, os espíritos,[15] Kardec definiu o espiritismo como "a doutrina fundada sobre a existência, as manifestações e o ensino dos espíritos".[12] Segundo ele,[16][17] o espiritismo aliaria ciência, filosofia e religião, buscando uma melhor compreensão não apenas do universo tangível (científico), mas também do universo a esse transcendente (religião)

 

[20] Da mesma forma, como o homem está destinado a morrer uma só vez e depois disso enfrentar o juízo,

 

[21] Para os muçulmanos, Maomé, foi precedido em seu papel de profeta por Jesus, Moisés, Davi, Jacó, Isaac, Ismael e Abraão. Como figura política, ele unificou várias tribos árabes, o que permitiu as conquistas árabes daquilo que viria a ser um império islâmico que se estendeu da Pérsia até à Península Ibérica.

Não é considerado pelos muçulmanos como um ser divino, mas sim, um ser humano; contudo, entre os fiéis, ele é visto como um dos mais perfeitos seres humanos.

 

[22] Os ateus tendem a ser céticos em relação a afirmações sobrenaturais, citando a falta de evidências empíricas que provem sua existência. Os ateus têm oferecido vários argumentos para não acreditar em qualquer tipo de divindade. O complexo ideológico ateísta inclui: o problema do mal, o argumento das revelações inconsistentes e o argumento da descrença.

[23] Hb. 10.26

[24] Mt 18.11

 

Contato

J A I M E B E R G A M I M

jaimebergamim@bol.com.br e jaimebergamim@gmail.com.br

Fone: XXX (41) 3537.3738
tuitter:
@bergamimjaime
https://minist-jaimebergamim.webnode.com.br
Site da Igreja:
https://igrejaaltodacruz3.webnode.com

Pesquisar no site


A terceira idade; por que devo me preocupar se sou apenas um jovem.

Veja as causas

pbjaimebergamim.webnode.com.br/news/a-terceira-idade-eu-vou-chegar-la/

ORE E DIVULGUE NOSSO SITE

Crie um site gratuitoWebnode