LIÇÃO 10 AS MANIFESTAÇÕES DO ESPIRITO SANTO jaime.doc (179200)
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AS MANIFESTAÇÕES DO ESPIRITO SANTO
Jaime Bergamim [1]
Texto: At. 2.1-6; I Co. 12.1-7
Introdução:
A manifestação do Espirito Santo de Deus. Tais como vemos, dizem respeito, primeiramente ao batismo no Espirito Santo e os Dons Espirituais. Essas as duas verdades inegáveis da manifestação do Espírito Santo no meio Pentecostal.
I. A descida do Espirito Santo
1. A experiência do Pentecostes.
O Batismo no Espirito Santo é uma promessa a igreja em todo os lugares e em todas a eras.
João Batista disse:
E eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; cujas alparcas não sou digno de levar; ele vos batizará com o Espírito Santo, e com fogo[2]
A experiência do Batismo no Espirito Santo, é para o crente ter pode para testificar de Jesus e glorifica-lo com ousadia
E, tendo orado, moveu-se o lugar em que estavam reunidos; e todos foram cheios do Espírito Santo, e anunciavam com ousadia a palavra de Deus[3]
2. Batismo “no” Espirito Santo ou “com” Espirito Santo
Uma questão de gramatica grega:
A versão próxima é “no” Espirito Santo; que significa mergulhar no Espírito Santo.
Batismo em Agua - Mergulho
Batismo “no” ou “com” Espirito Santo – Mergulhar no Espirito Santo e ser revestido do Espirito Santo. As duas expressões estão corretas
Ex. “L” e “N” (Sunamita ou Sulamita)
3. Os sinais sobrenaturais
Os três sinais que mostram a ação sobrenatural do Espirito Santo no dia do Pentecostes:
1º - Som de um vento
2º - Línguas repartidas como de fogo
3º - O falar em Línguas.
Os dois primeiros são anúncios da manifestação da chega do Espirito Santo e só aconteceu no dia do Pentecostes.
O Espirito Santo marcou a Inauguração da Igreja que tinha nascida no Calvário.
Muitos ainda não entendem esse sinal sobrenatural e atribui a ação de demônios como no caso quando Jesus expulsava os demônios
E os escribas, que tinham descido de Jerusalém, diziam: Tem Belzebu, e pelo príncipe dos demônios expulsa os demônios.
E, chamando-os a si, disse-lhes por parábolas: Como pode Satanás expulsar Satanás?
E, se um reino se dividir contra si mesmo, tal reino não pode subsistir;[4]
O Espirito Santo é mencionado desde o Antigo Testamento:
a. Moisés.
Pressionado pelos encargos de sua missão, Moisés queixa-se a Deus para que o alivie daquele insuportável fardo (Nm 11.24,25). Responde-lhe o Senhor, então, que haverá de repartir -lhe o Espírito entre setenta varões idôneos e incorruptíveis
b. Isaías.
Conhecido como o evangelista do Antigo Testamento, Isaías vaticina a efusão do Espírito Santo: “Porque derramarei água sobre o sedento e rios, sobre a terra seca; derramarei o meu Espírito sobre a tua posteridade e a minha bênção, sobre os teus descendentes” (Is 44.3).
c. Joel.
“E há de ser que, depois, derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões. Há de ser que todo aquele que invocar o nome do SENHOR será salvo” (Jl 2.28,32a)
d. João Batista
E eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso
do que eu; não sou digno de levar as suas sandálias; ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo” (Mt 3.11).
II. Natureza das Línguas
1. Fonte: É próprio Espirito Santo de Deus que no dia do Pentecostes fez com que os que estavam em Jerusalém ouviram a falar das grandezas de Deus em suas próprias línguas.
Um Caso no Brasil
Emílio Conde relatou, na obra História das Assembleias de Deus no
Brasil, p.67, que no primeiro batismo nas águas na cidade de Macapá (AP), em 25 de dezembro 1917, a nova convertida Raimunda Paula de Araújo, ao sair das águas foi batizada com o Espírito Santo. Ela falou em línguas estranhas com tanto poder que os assistentes se encheram de temor de Deus. Os judeus negociantes da cidade haviam comparecido ao batismo. Um deles, Leão Zagury, ficou tão emocionado e maravilhado com a mensagem que ouvira que não se conteve e clamou em alta voz no meio da multidão: 'Eis que vejo a glória do Deus de Israel, pois esta mulher está falando a minha língua'. O judeu não era crente. Porém, Deus, através da crente Raimunda, falou-lhe em hebraico" [5]
III. Significado e Proposito
O batismo no Espírito Santo não é sinônimo de salvação • Trata-se de bênçãos diferentes. • Todos os crentes em Jesus já têm o Espírito Santo. • Na regeneração, o Espírito promove o novo nascimento, que é um ato direto do Espírito Santo (Jo 3.6-8). • O pecador recebe o Espírito no exato momento em que aceita, de verdade, a Jesus (Gl 3.2; Ef 1.13). • Os discípulos de Jesus já tinham seu nome escrito no céu (Lc 10.20) e igualmente tinham o Espírito Santo mesmo antes do Pentecostes (Jo 20.22).
2. Definição e propósito
O duplo propósito do batismo no Espírito remonta a expansão do Evangelho e a capacitação do crente.
O Espírito veio no dia de Pentecostes porque os seguidores de Jesus 'precisavam de um batismo no Espírito que revestisse de poder o seu testemunho, de tal maneira que outros pudessem também entrar na vida e na salvação'. E, por ter vindo no dia de Pentecostes, o Espírito volta repetidas vezes, visando o mesmo propósito" [6]
IV. Dons Espirituais
Dons Espirituais. Recursos extraordinários que o Senhor Jesus Cristo, mediante o Espírito, colocou à disposição da Igreja |
Os Dons espirituais
Os dons espirituais são dádivas atemporais de Deus dadas a cada crente.
1. o aperfeiçoamento dos santos;
2. a ampliação do conhecimento, do poder e da proclamação do povo de Deus; e:
3. chamar a atenção dos incrédulos à realidade divina. Os dons espirituais dividem-se em três grupos
Os dons espirituais dividem-se em três grupos |
(ANDRADE, Claudionor Corrêa de. Dicionário Teológico. Rio de Janeiro: CPAD, 1996, p.127-28) |
I - Dons de Revelação. Palavra da sabedoria, palavra do
conhecimento e discernimento de espíritos. Através dos
quais a Igreja é capacitada a conhecer de maneira sobrenatural.
II - Dons de Poder. Fé, Maravilhas e Cura. Por intermédio dos quais a Igreja pode agir de forma extraordinária.
III - Dons de Alocução. Línguas, interpretação e profecia. Por meio dos quais a Igreja
recebe a graça de proclamar os arcanos divinos de modo milagroso" [7]
2. Os Dons são dados aos crentes individuais
Eles são atuais na vida da Igreja e são dados a cada um para o que for útil, sempre para o bem da igreja local. São dados por meio das três pessoas da trindade, a saber:
1. Pelo Espirito na diversidade de dons ( I Co,12.40);
2. Pelo Senhor na diversidade de Ministério (v.5);
3. Pelo Deus pais na diversidade de operação (v.6).
Não é dado para exibição e ostentação do crente, porque o mérito é do Senhor Jesus
E quando Pedro viu isto, disse ao povo: Homens israelitas, por que vos maravilhais disto? Ou, por que olhais tanto para nós, como se por nossa própria virtude ou santidade fizéssemos andar este homem? [8]
Considerações Finais
Nesta lição nós aprendemos que:
- A descida do Espírito Santo é acompanhada dos dons espirituais para edificação da
Igreja.
- Eles são atuais na vida da Igreja e são dados a cada um para o que for útil, sempre
para o bem da igreja local. Não é dado para benefícios próprios
- Trata-se de ferramentas importantes e indispensáveis para os crentes, razão pela qual
devemos lhes dar a devida atenção
[1] [1] Jaime Bergamim
Bacharel em Teologia, Mestrado em Psicologia Pastoral, Pedagogo, Pós Graduado em Gestão de Pessoas e Aconselhamento Bíblico.
Evangelista Convencional.
[2] Mt. 3.11
[3] Atos 4:31
[4] Mc 3.22-30
[5] (ARAÚJO, Isael. Dicionário do Movimento Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 2007, p.332).
[6] HORTON, Stanley (Ed. Teologia Sistemática: Uma Perspectiva Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 1996, p.456).
[7] Rm 12.6-8; Ligado a Dons Espirituais- I Co 12.8-10, 28-30 – Ligado a Dons Ministeriais
[8] Atos 3:12
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