A IGREJA, AGENCIA EVANGELIZADORA

13/07/2016 13:16

Ebd – Domingo 17 de Julho de 2016

Texto: At. 01-14

INTRODUÇÃO:

Qual é a verdadeira missão da igreja na face da terra, e se ela está realmente cumprido o seu papel como igreja?

O que a igreja do Pentecoste está fazendo pelas almas perdidas que ao poucos vão descendo a tumba fria se Cristo?

Diante desse desafio a igreja de Cristo nesse século precisa rever alguns conceitos prioritário da sua missão.

Nessa lição vamos apreender que estamos muito aquém da verdadeira igreja como agencia de evangelização. Isso pode não soar com bom gosto aos ouvidos de muitos, mas é a dura realidade que estamos vivendo.

I. A FUNDAÇÃO EVANGELIZADORA DA IGREJA

1. Resposta escatológica

Enquanto Jesus estava preocupado com a missão evangelizado, os discípulos estavam preocupados com o que havia de acontecer no futuro.

Jesus disse a eles que naquele momento não era importante conhecer a estações ou tempo que pai estabeleceu pelo seu próprio poder (At.1.7)

Mas recebereis virtude do Espirito Santo, que há de vir sobre vós; e ser meu eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até os confins da terra. (At.1.8)

Evangelizar para Jesus era uma obra urgente e não dava para preocupar com o que havia de acontecer no futuro.

Hoje estamos mais preocupados com as coisas que vai dar certo ou errado com igreja do que mesmo com a obra de evangelização. Estamos mais preocupados em colocar político cristão no poder do que colocarmos missionário para minar o território de Satanás.

2. A resposta pentecostal

A resposta pentecostal residiu no fato de ficar em Jerusalém para receber o Espirito Santo para depois fazer missões.

Sem o poder do Espirito Santo a igreja cambaleia e cai em triste fracasso.

Só alcançaremos os confins da terra se a ação poderosa do Espirito estiver movendo os nossos corações.

3. A fundação da igreja

Para mim em particular a igreja nasceu no calvário com o sangue a agua que saiu do lado de Jesus quando lança furou-lhes o pericárdio,

No Pentecoste a igreja foi inaugurada, quando Espirito Santo desceu sobre os que estavam reunidos no cenáculo, revestido do poder de Deus, passaram a falar noutras línguas.

Foi no pentecostes que houve a primeira colheita em massa de almas para Cristo (At.2.4 e 41), foram quase três mil almas para Cristo.

Será só no poder do Espirito Santo que vamos ganhar 204.450.649 habitantes do Brasil.

Só assim resgataremos os nove milhões de pessoas que passaram por igrejas evangélicas e nunca mais voltaram, que precisam serem alcançados com a mensagem da cruz.

Precisamos entender que Deus não se agrada tanto de movimentos internos, como grande trabalhos de missões onde apena relatório financeiros são apresentados, e quase nenhuma conversão de almas ou reconciliações. Veja a quantidade de desviados que apresentei; equivale a 4,4% da população brasileira; isso é muito preocupante para a igreja atual.

Somente igreja pentecostalizada poderá alcançar essas vidas antes da volta de Jesus.

III. A MISSÃO PRIORITARIA DA IGREJA

1. Evangelização

Assim que a igreja nasceu, saiu imediatamente a ganhar almas, pois era a sua prioridade máxima.

Só vamos ver os milagres acontecer em nosso meio se lançamos mão da evangelização.

A intensidade e desejo de evangelizar o mundo era tão grande que quando os cristãos primitivos oravam o chão chegou a tremer em uma certa ocasião

E, tendo eles orado, moveu-se o lugar que estavam reunidos; e todos foram cheios do Espirito Santo e anunciavam com ousadia a palavra de Deus. (At 4.31)

Era um igreja onde não havia misticismo e muito menos e sincretismo religioso:

Misticismo (do grego μυστικός, transliterado mystikos, "um iniciado em uma religião de mistérios") é a busca da comunhão com uma derradeira realidade, divindade, verdade espiritual ou Deus através da experiência direta ou intuitiva. O Misticismo vai além da religião tradicional por permitir uma experiência direta e pessoal com a divindade ou com a espiritualidade em questão. O que fere os dogmas das maiores religiões do mundo, pois elimina a figura do intermediário

 

Sincretismo é a reunião de doutrinas diferentes, com a manutenção embora de traços perceptíveis das doutrinas originais. Possui, por vezes, um certo sentido pejorativo na questão da artificialidade da reunião de doutrinas teoricamente incongruentes entre si. Frequentemente, quando se fala em sincretismo, se pensa no sincretismo entre diferentes religiões, no chamado sincretismo religioso.

A igreja precisa sair das quatro paredes, ir as ruas e becos afim de anunciar o evangelho de Cristo.

Estamos cheios de movimentos e mega encontros, bonitos relatórios financeiros, mas nenhum resultado positivo de almas ganhas para Cristo. Estamos mais preocupado em nos auto promover em nome de fazer evangelização sermos consagrados na próxima convecção do que mesmo em ganhar almas para Cristo. Evangelismo não se faz com ajuntamento de pessoas cristã e cantores profissionais que estão mais interessados em vender seus CDs, e satisfazer as suas necessidades financeiras, e esquecem das almas que estão famintas do pão do céu.

2. Missões em Atos

Quando a igreja primitiva foi dispersa, os cristão siaram a fazer evangelismo, não eram grande pastores mas diáconos como Felipe que desceu a Samaria. Onde ficava Samaria?

Samaria é o nome histórico e bíblico de uma região montanhosa do Oriente Médio, constituída pelo antigo reino do vizinho reino do sul, o reino de Judá ou de Israel, situado em torno de sua antiga capital, Samaria, e rival. Atualmente situa-se entre os territórios da Cisjordânia e de Israel

Era um lugar difícil, mas foi para lá que Felipe rumou a pregar a Cristo e realizar sinais e prodígios

A multidão unanimemente prestavam atenção ao que Felipe dizia, porque ouvia e viam os sinais que ele fazia. Pois que os espíritos imundos saiam de muitos, clamavam em alta voz; e muitos paralíticos e coxos eram curados. (At. 8.5-6)

Alcançaram Antioquia, cerca de 150 a 200 Km de Jerusalem.

3. Promoção social

Na obra de evangelização a igreja tem duplo papel. Eu geralmente costumo dizer que temos que pregar o evangelho para salvação, mas nunca esquecer do evangelho social.

A igreja tem pecado muito nesse sentido, ganha as almas mas não as assiste em suas necessidades. A igreja primitiva ganhava almas e cuidava delas suprindo suas necessidades dando-lhe também o pão que brota da terra. Isso é evangelismo.

III. ANTIOQUIA, A IGREJA MISSIONARIA

Na Bíblia, de acordo com Atos 11:19-26, a comunidade cristã de Antioquia começou quando cristãos que foram expulsos de Jerusalém fugiram para lá. A eles se juntaram cristãos vindos de Chipre e Cirenaica, que migraram também para a cidade. Foi ali que os seguidores de Jesus passaram a ser chamados de "cristãos". E lá também Paulo iniciou as suas três viagens missionárias, tema principal dos Atos dos Apóstolos.

1. Uma igreja completa

A obra de evangelização não poder ser feita de qualquer maneira, na igreja em Antioquia estavam profetas e doutores. Esse eram preparados para evangelizar os gregos, romanos e bárbaros

 

Bárbaro é um termo utilizado para se referir a uma pessoa tida como não-civilizada. A palavra é frequentemente utilizada para se referir a um membro de uma determinada nação ou grupo étnico, geralmente uma sociedade tribal, vista por integrantes de uma civilização urbana como inferiores, ou admirados como nobres selvagens. De maneira idiomática ou figurativa, o termo também pode se referir individualmente a uma pessoa bruta, cruel, belicosa e insensíveis.

O evangelho de Cristo deve alcançar a todos e não apenas a camada de uma sociedade. É ir os lugares ermos onde ninguém quer ir, é entrar em culturas diferente da nossa e sentir a necessidade de nosso irmãos.

2. Uma igreja missionária

Uma igreja de oração e uma igreja missionária é sensível ao Espirito Santo

E, servindo eles ao Senhor e jejuando, disse o Espirito Santo: Apartai me a Barnabé e a Saulo para obra a que os tenho chamado. (At. 13.2)

Deus havia chamado seus servos, mas só foi confirmado quando eles se colocaram na presença do Senhor. Isso quer dizer que a igreja missionaria é uma igreja que ora e envia na direção do Espirito Santo e não joga ao léu seus missionários.

Antioquia se tornou o quartel general da evangelização.

CONCLUSÃO

A Missão da igreja, não é outra se não a obra de evangelização. Se alguma outra atividade está tomando o lugar da evangelização é preciso rever os conceitos dessa igreja.

Igreja que se preocupa apenas com eventos para encher ego de dirigente e manter ibope não faz parte da igreja que nasceu no calvário e foi inaugurada no pentecoste. Não podemos nos conformar em sepulta os velho e batizar filhos de crentes, precisamos encher a casa de Deus com almas verdadeiramente resgatadas das mãos do inimigo; Isso é tarefa minha e sua. Aleluia.

 

Tenha todos uma boa aula.

Ev. Jaime Bergamim

Bacharel em Teologia

Mestrado em Psicologia Pastoral

Pedagogo e Pós-Graduado em Gestão de Pessoas e Aconselhamento

Contato

J A I M E B E R G A M I M

jaimebergamim@bol.com.br e jaimebergamim@gmail.com.br

Fone: XXX (41) 3537.3738
tuitter:
@bergamimjaime
https://minist-jaimebergamim.webnode.com.br
Site da Igreja:
https://igrejaaltodacruz3.webnode.com

Pesquisar no site


A terceira idade; por que devo me preocupar se sou apenas um jovem.

Veja as causas

pbjaimebergamim.webnode.com.br/news/a-terceira-idade-eu-vou-chegar-la/

ORE E DIVULGUE NOSSO SITE

Crie um site grátisWebnode