A IDENTIDADE DO ESPIRITO SANTO

28/07/2017 23:13

A IDENTIDADE DO ESPIRITO SANTO.doc (232960)

 

 

Jaime Bergamim[1]

A IDENTIDADE DO ESPIRITO SANTO

Texto: Jo.14.15-18, 26

Introdução

Considerando que a Bíblia expõe quanto a personalidade do Espirito Santo, certificamos que ele não simplesmente uma influência, como alguém creem e ensina erroneamente. O espirito Santo é uma pessoa divina. Ele distribui numerosa benção.

O Espirito Santo a terceira pessoa da Trindade, ele é a última manifestação de Deus na terra até o milênio.[2]

Quando falamos do Espeito Santo como pessoa, precisamos levar em conta que a palavra pessoa é explicada pelos três Capadócios (padres), como sendo uma forma de revelar a unicidade de Deus nas três manifestações: Pai, Filho e Espirito Santo, mas não existe três pessoas, mas três Hipóstases.[3]

I. O Espirito Santo

1. A revelação divina

As revelações contidas nas escrituras referente ao Espirito Santos trata-se de uma revelação progressiva. Não é hierarquia ou submissão.

Deus Pais – Se revelou ao Santos Profetas no Antigo Testamento

O Filho Jesus – Revelou a pessoa do Pai, porque Deus nunca foi visto por homem

                           Alguns,

O Espirito Santo – Revelou Jesus conforme a expressão de Jo. 16.14-15

“Ele me glorificará, porque receberá do que é meu e o tornará conhecido a vocês.

Tudo o que pertence ao Pai é meu. Por isso eu disse que o Espírito receberá do que é meu e o tornará conhecido a vocês”.

 

 Aqui temos três revelações do Espirito Santo:

  1. Ele me glorificará porque recebe do que é meu
  2. Tudo que pertence ao pai é meu
  3. Por isso que ele se torna conhecido a você

O Espirito Santo é a última revelação de Deus antes do arrebatamento da igreja

ESPÍRITO SANTO é o personagem que, se for desacreditado, não irá agir em nossa vida para a transformação.[4]

Por Divindade do Espírito Santo se entende que Ele é Um com Deus, fazendo parte da Divindade, Co-igual, Co-eterno e consubstancial com o Pai e com o Filho (Mt 28.19; Jr 31.31-34; Hb 10.15-17). O Espírito Santo se faz presente na obra da criação, assim como também em toda história da Salvação.

2. O esquecimento

Vamos encontra em toda a bíblia o que diz respeito a personalidade e divindade do Espirito Santo:

 Era a terra sem forma e vazia; trevas cobriam a face do abismo, e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas (Gn 1.2).

O Espírito e a noiva dizem: "Vem! " E todo aquele que ouvir diga: "Vem! " Quem tiver sede, venha; e quem quiser, beba de graça da água da vida Ap. 22.17
 

As formulações teológicas ao longo dos séculos tentaram descreve essa personalidade e divindade do Espirito Santo. Diversos concílios debateram assunto. Muitas definições chegaram o ponto de se torna heresias, como exemplo aos que crerem apenas na unicidade de Deus e não trindade.

3. O Espirito Santo e os primeiros cristãos

Lembrando que Jesus ensinou sobre a Terceira Pessoa da Trindade:

 “O vento sopra onde quer, ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todos o que é nascido do Espírito” (Jo 3.8).

 

Espírito e vento são a mesma palavra em grego “pneuma” e no hebraico “ruach”, Jesus faz um jogo de palavras nesse texto para destacar a existência do Espírito como análoga ao vento, demonstrando sua invisibilidade, sua imprevisibilidade, e ao mesmo tempo sua existência real e abençoadora. Aqueles ouvintes conheciam o Ruach Hakodesh e agora se familiarizavam com os ensinos de Jesus.

E Joel fala da amplitude desse derramamento:

 “E acontecerá, depois, que derramarei o meu Espírito sobre toda a carne; vossos filhos e vossas filhas profetizarão, vossos velhos sonharão, e vossos jovens terão visões; até sobre os servos e sobre as servas derramarei o meu Espírito naqueles dias” (Jl 2.28-29).

 

Ezequiel fala dele:

 

Tirarei de vós o coração de pedra e vos darei coração de carne. Porei dentro de vós o meu Espírito e farei que andeis nos meus estatutos, guardeis os meus juízos e os observeis” (Ez 36.27).

 

Porem quanto a identidade do Espirito Santo, passou a ser assunto estudo pelos três Capadócios (padres): Basílio de Cesaréia, Gregório de Nazianzo e Gregório de Nissa.

Esse três Capadócio, passaram a estudo a identidade do Espirito a partir do concilio de Niceia que cuidou mais do assunto da divindade de Jesus e muito pouco sobre o Espirito Santo. Eles vão tratar e dar um parecer que vou resumir:

         A Essência da doutrina formulado pelos padres Capadócio, é que uma única Divindade existe simultaneamente em três modo de ser ou “hipóstases”

Nos concílios ecumênicos, a terminologia do termo foi clarificada e padronizada para que a fórmula "Três hipóstases em uma ousia (essência)" fosse aceita como a epítome[5] da doutrina ortodoxa sobre a Trindade: de que o Pai, o Filho e o Espírito Santo são três diferentes hipóstases em uma única divindade. A palavra também é utilizada para se referir à divindade de Cristo, na chamada união hipostática de suas naturezas - divina e humana - em uma única hipóstase.

II. A Divindade do Espirito Santo na Bíblia

1. A Divindade declarada

Em várias passagens bíblia são declaradas a divindade do Espirito Santo, vejamos pelo um texto:

 “Então, disse Pedro: Ananias, por que encheu Satanás teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, reservando parte do valor do campo? Conservando-o, porventura, não seria teu? E, vendido, não estaria em teu poder? Como, pois, assentaste no coração este desígnio? Não mentiste aos homens, mas a Deus”. (Atos 5.3-4)

Fica claro neste texto que o Espirito Santo é Deus, mentindo ao Espirito Santo, mente diretamente a Deus.

2. A divindade revelada

O Espirito Santo ele penetra todas a coisas porque ele:

 

- É chamado de Espirito de Jesus (At.16.7)

- É chamado de Espirito de Cristo (Rm 8.9)

- É chamado de Espirito de seu Filho (Gl. 4.6)

- É chamado de Espirito do Senhor (Is. 61.1)

A divindade do Espírito é demonstrada em sua plena igualdade com o Pai e com o Filho. Veja as seguintes formulas trinitarianas: fórmula batismal (Mt 28.19), dons espirituais (1Co 12.4-6), bênção apostólica (2Co 13.13), obras na salvação (1Pe 1.2) e “fé santíssima” (Jd 20-21). Repare na ordem diferente em que as pessoas aparecem: nem sempre o Pai vem primeiro, depois, o Filho e por último, o Espírito. Isso porque não há nenhum nível de inferioridade entre as pessoas divinas. A divindade do Espirito Santo é Cem por Cento a essência do próprio Deus

A divindade é uma porque o Pai nunca age independentemente do Filho, e nem o Filho do Espirito Santo[6]

 

O Espírito Santo pensa e sabe (1Co 2.10). O Espírito Santo pode se entristecer (Ef 4.30). O Espírito intercede por nós (Rm 8.26-27). O Espírito Santo toma decisões de acordo com Sua vontade (1Co 12.7-11). O Espírito Santo é Deus, a terceira “Pessoa” da Trindade. Como Deus, o Espírito Santo pode verdadeiramente agir como o Confortador e Consolador que Jesus prometeu que ele seria (Jo 14.16,26; 15.26).

 

3. Obras do Espirito Santo

 

O Espirito Santo é o criador do Universo e dos seres humano:

 

 Com seu sopro os céus ficaram límpidos; sua mão feriu a serpente arisca: (Jó 26.13)

 O Espírito de Deus me fez; o sopro do Todo-poderoso me dá vida: (Jo.33.4).

 

Ele gerou a Jesus

2Mas, depois de ter pensado nisso, apareceu-lhe um anjo do Senhor em sonho e disse: "José, filho de Davi, não tema receber Maria como sua esposa, pois o que nela foi gerado procede do Espírito Santo: (Mt. 1.20)

Regenera o Pecador

Não por causa de atos de justiça por nós praticados, mas devido à sua misericórdia, ele nos salvou pelo lavar regenerador e renovador do Espírito Santo: (Tt.3.5)

 

 

III. Os atributos da divindade

 

1. Atributos incomunicáveis

 

O Espírito Santo: [Do heb. Ruah Kadosh; do gr. Hagios Peneumathos], Terceira Pessoa da Santíssima Trindade, é um ser dotado de personalidade e vontade própria. Outra prova da divindade do Espírito encontra-se nas qualidades divinas atribuídas a Ele: Eternidade (Hb 9.14); onipresença (Sl 139.7-10); onipotência (Lc 1.35); onisciência (1Co 2.1-11); verdade (1Jo 5.6); santidade (Lc 11.3); vida (Rm 8.2), e sabedoria (Is 40.13). No Seu próprio nome “Espírito Santo”, vemos a santidade. Somente Deus possui estas qualidades. Notemos também o poder criativo do Espírito Santo: na criação do mundo o Espírito trouxe a vida — Gn 1:2; Jó 26:13; 33:4; Sl 104:30.

2. Atributos comunicáveis

São atributos morais, através dos quais o Espírito Santo comunica determinadas verdades ao seu povo, levando-os, a uma plena identificação com Ele; vamos destacar alguns desses atributos pois são muitos: Santidade, bondade, misericórdia, amor , justiça.

Os atributos morais de Deus são geralmente considerados como as perfeições divinas mais gloriosas de Deus que são revelada na terceira Hipóstases.

3. O Espirito Santo e a Trindade

 

Na formal batismal vemos a presença do Espirito Santo.

O Espírito Santo possui a natureza da divindade - Ele compartilha os atributos de Deus. Ele não é nem angélico nem humano na sua essência. Ele é eterno (Hebreus 9:14). Ele é onipresente (Salmo 139:7-10). O Espírito é onisciente, isto é, Ele sabe de "todas as coisas, até mesmo as coisas mais profundas de Deus" (1 Coríntios 2:10-11). Ele ensinou aos apóstolos "todas as coisas" (João 14:26). Ele estava envolvido no processo de criação (Gênesis 1:2). O Espírito Santo é mencionado em associação íntima com o Pai e o Filho (Mateus 28:19, João 14:16). Como pessoa, pode-se mentir ao Espírito (Atos 5:3-4) e entristecê-lo (Efésios 4:30). Além disso, algumas passagens do Antigo Testamento que são atribuídas a Deus são aplicadas ao Espírito no Novo Testamento (ver Isaías 6:8 com Atos 28:25 e Êxodo 16:7 com Hebreus 3:7-9).

Trindade Econômica e Trindade Ontológica[7]

IV. A personalidade do Espirito Santo

1. Faculdades da personalidade do Espirito Santo

Quais são essas faculdades de sua personalidade? Emoção, sensibilidade, (Rm 15.30, Ef 4.30), Inteligência (Rm 8.27), possui vontade.

Ter personalidade implica na qualidade ou fato de ser uma pessoa.. As igrejas primitivas o conheciam como uma pessoa Divina, que poderia ser seguida (At 13.2), e com quem poderiam ter comunhão (2Co 13.13; 1Jo 5.7).

2. Reações do Espirito Santo

Não entristecer, não blasfemar contra o Espirito Santo e Etc.

Considerações Finais:

Espírito Santo ocupa lugar especial no movimento pentecostal. Ainda que alguém quisesse negar a realidade do Espirito Santo, não acreditar em suas manifestações tanto no Antigo como no Novo Testamento, nem por isso Ele deixará de ser divino com Pai e com Filho. O Espirito Santo é última manifestação de Deus em favor do homem. Esse é o tempo do Espirito Santo, esse é tempo da graça, é o tempo oportuno antes do arrebatamento da igreja. Poderá haver outra oportunidade, mas sem a graça.

Tenham todos uma boa aula.

 

 

 



[1] Jaime Bergamim

Bacharel em Teologia, Mestrado em Psicologia Pastoral, Pedagogo, Pós Graduado em Gestão de Pessoas e Aconselhamento Bíblico.

Evangelista Convencional.

[2] Ver apêndice, se  o Espirito Santo estará ou não na terra após o arrebatamento

[3] Para explicarem como uma única substância pode estar simultaneamente presente em três Pessoas os Capadócios fazem uso da analogia do universal e seus particulares.

 

[4] Comentário auxiliar elaborado por Sikberto Renaldo Marks, professor titular no curso de Administração de Empresas da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ (Ijuí – RS)

[5] Resumo

[6] Gregório de Nissa: Quod non sint tres (que Eles não são três) Pg 45 e 125

[7] Por Trindade Ontológica, entende-se a Trindade que subsiste na Divindade, desde toda eternidade. Na sua vida essencial e inata, dizemos que o Pai, o Filho e o Espírito Santo são os mesmos em substância, possuindo atributos e poderes idênticos e, portanto, são iguais em glória. Isto diz respeito à existência essencial de Deus. Por Trindade Econômica, significamos a Trindade tal como se manifesta no mundo, especialmente na redenção do pecador. Existem três obras adicionais, se assim podemos descrever, que são atribuídas à Trindade, a saber, a Criação, a Redenção e a Santificação.

 

Contato

J A I M E B E R G A M I M

jaimebergamim@bol.com.br e jaimebergamim@gmail.com.br

Fone: XXX (41) 3537.3738
tuitter:
@bergamimjaime
https://minist-jaimebergamim.webnode.com.br
Site da Igreja:
https://igrejaaltodacruz3.webnode.com

Pesquisar no site


A terceira idade; por que devo me preocupar se sou apenas um jovem.

Veja as causas

pbjaimebergamim.webnode.com.br/news/a-terceira-idade-eu-vou-chegar-la/

ORE E DIVULGUE NOSSO SITE

Crie um site grátisWebnode