A FAMÍLIA UMA INSTITUIÇÃO DIVINA

11/07/2010 22:13

 

 

 

INTRODUÇÃO

 

A cada ano que passa a família está perdendo o seu valor, tanto espiritual, moral e ético, com isso a nossa sociedade se torna cada vez mais corrompida, porque a família juntamente com o lar sempre foi a base da sociedade desde os tempos primitivos.

 

I  PONTO DE VISTA HUMANOS  PSICOLÓGICO

 

- UM ÍNDICE A CONSIDERAR

No brasil, 47% dos jovens não aprova o casamento

No Brasil, pessoas  que se optam pôr morarem juntos são os seguintes:

Nos anos 50 era de 50.000 Pessoas

Na década de 60 chegou ao nr de 400.000 Pessoas

Na década de 80  chegou ao nr de 2 Milhões , um numero  alarmante.

 

NOS EUA

Na década de 40 era  7% dos lares era habitado pôr uma pessoa.

Atualmente o Índice é de 20% dos lares é  constituído de uma só pessoas

 

AS CAUSAS DISSO TUDO.

     O que dizem os psicólogos

 

-Falta de tempo para achar um parceiro ideal

-Investimento na carreira profissional

As mulheres estão ocupando a posição dos homens , e -  isso afasta os homens delas pôr se julgar inferior.

- A mulher Deixou de ser submissa ao homem (marido)

- A dificuldade financeira faz do casamento um contrato

  de risco

- Independência para ambos

- Falta de fidelidade

 

REFUTAÇÃO  PSICOLÓGICA

 

As pessoas nasceram para viver em comunidade, e esta é a família.

Causa dos que vivem só: Solidão , medo, insegurança

- ser solteiro alguns psicólogo traduz medo.

- O Companheirismo eventual não preenche o vazio que

  um matrimonio preenche.

 

 

REFUTAÇÃO BÍBLICA

 

Desde o Edem, o homem foi criado para viver em  conjunto familiar. Não é bom que o homem esteja só farlhe-ei uma adjutora.

- O homem e mulher foram criados um ser livre, porem é um  a liberdade condicional, pois Deus vai requerer algo desta liberdade.

- A falta de submissão que afasta o ser humano um do outro, também afasta da submissão a Deus .

- A mesma ambição financeira que compromete o casamento , também compromete a comunhão com Deus.

- A falta de submissão afasta o casal um do outro, como também afasta de Deus. Mesmo a mulher sendo uma grande profissional, uma grande serva do Senhor, mas isso não lhe dá direito de sair da submissão de seu marido, caso contrario estará fora dos padrões bíblicos. Esta submissão é pôr amor e Np pôr medo.

 

         II. - O QUE É UMA FAMÍLIA

 

A família é um conjunto de pessoas de mesmo sangue e mesma língua, com os mesmos interesses, é uma sociedade de pais e filhos. Não se faz uma sociedade com um só membro, caso contrario isso seria uma firma individual. A família tem inicio com um casal, e  esses São marido e mulher. Pode se considera como família os ascendente  e os progenitores: Avós, bisavós e demais.

 

1 - UM DESAFIO A SER VENCIDO

 

O primeiro desafio em uma família a ser vencido, é o casal ser eternos amantes

 A - Quando o amor enfraquece:

        Quando o amor enfraquece qualquer circunstância da vida é o bastante para um desavença na família. Há casos que as circunstancia pode enfraquecer o amor, quando ele é apenas interesseiro, ou seja a Palavra  Grega Eros (Substantivo) do Verbo Eram, que quer dizer o amor fingido, traiçoeiro, sensual, que traduzido quer dizer Satisfação do desejo próprio.

        Na família deve haver mutualidade dos componente (pais e filhos). é Dentro da Família que se forma o caráter e a personalidade de um ser.

CARÁTER - É aquilo que se distingui uma pessoa da outra, é o aspecto psicológico do indivíduo

PERSONALIDADE - É o conjunto de caráter que uma perssoa possui - Está intimamente ligado ao caráter.

 

 

 

 

2 - AJUSTANDO A FAMÍLIA

       

        Para uma família ser realmente feliz, é preciso que haja um ajustamento em dois sentidos:

A - O AJUSTE PSICOLÓGICO - Quando  os pais conhecem os filhos sentimentalmente, quando o filho entende o pai, e o pai entende o filho. Quantos o Pai  usam para educar os filhos as pressões que a eles foram imposta no passado, como se dizer que esta descontando o que fizeram com ele autora. Vivemos em um mundo diferente hoje. Não queremos dizer com isso que vamos deixar nossos filhos para  o mundo educa-los mas precisamos educar nossos filho para o mundo. Muitas desgraças tem acontecido em certas famílias exatamente pôr falta do ajuste psicológico que faz a regência moral do caráter.

 

B - O AJUSTE ESPIRITUAL - Entende-se que Deus é  supremo em tudo, é ele quem nos guias em nossas decisões.

        Ele que nos orienta em nossas atitudes.

        Há momentos em que tudo parece a desabar sobre nossa cabeça. Porém é neste momento que devemos dizer como o Salmista “Elevo os meus olhos  para o monte de onde me virá o socorro”.

        Todas as nossas atitudes deveram ser tomadas de acordo com a palavra de  Deus. “Moisés  exigiu que os filhos fossem obediente a Lei de Deus e não adorar os ídolos que era a onda da época”.

 

C - RESGATANDO A DÍVIDA - (I CO. 7.3): Quando algo fica  pendente entre os casais pode influência a harmonia do lar. Maridos e esposas devem em tudo estar quites com as contas um para com outro, tanto moral, como social, como conjugal.

        O pai nunca deve ser individado para com o filho: No quê , perguntamos? Há pais que são bons crentes na igreja, porém em casa tem um péssimo exemplo, não vive o que ele ensina. Exige respeito, mas ele mesmo não respeita nem a esposa, é um  individado para com a família.

        Os pais devem manter o crédito na família, caso contrario não haverá nenhuma credibilidade na sociedade ou na comunidade onde vivem. A Família é o Exemplo.

 

3 -COMPANHEIRISMO E DIÁLOGO

        O Companheirismo hoje entre pais e filho tem sido um problema, devido a correia do dia a dia, muitas das vezes esse companheirismo não existe, e isso faz com que a família perca aquela  harmonia, nem sempre quando o pai chega em caso o filho esta, ou quando o filho chega o pai já saiu, é o corre da vida.

        Diálogo - O Diálogo  na família é o meio pelo qual ensinamos a palavra de Deus e juntos aprendemos. Diz os grandes filósofos, que a homilética antiga era a artes de falar em tom familiar, onde as histórias bíblicas eram transmitidas de pais para filhos, pois não havia ainda a escrita com facilidade como temos hoje.

          nos entendemos quando temos um diálogo franco com nossa família.

 

4 - FALTA DE COMUNICAÇÃO

 

        Há muitos que vivem debaixo do mesmo teto e não sabe o que acontece entre si. Não existe comunicação na família. a comunicação é o complemento do diálogo. Isaias diz que cada um desvia para seu próprio caminho (IS. 53.6).. Devemos comunicar nossos sentimentos, nossas dores, nassa ansiedades.

A - LIBERDADE DA COMUNICAÇÃO - Os pais devem dar liberdade para os filhos expor suas necessidade, e isso só acontece quando o pai é amigo da família. No terceiro ponto de nosso estudo vamos falar sobre a  ditadura e a família.

 

5 - PADRÃO PARA O PAI

 

        Ele é o sacerdote do lar, cabe a ele o ensinamento, ou seja comunicar a palavra de Deus e os mandamentos nela contida. É ele quem apresentará sua família à Deus. O pai ainda é considerado como o profeta da Família, pois ele muitas das vezes é que prevê algo para  orienta as decisões que deveram ser tomadas, ele deve ter visão de Deus para tal.

 

 

                   III - A DITADURA E A FAMÍLIA

 

 

1 - O DITADOR - A direção da família deve ser exercida com certa modéstia, paciência e temperança. A Bíblia diz “Não devemos provocar ira ao nossos Filhos”.

        O filhos não pode olha para o pai com medo mas com temor, isso é com sentimento de obediência.

        Um ditador, ou déspota, leva um lar inteiro a se desviar. Tem muitos homens que não consegue ganhar nem mesmo a esposa para Jesus, quanto mais os filhos. Nem sempre a nossa autoridade e exemplo zelo pelas coisas de Deus. Muitas das vezes é ignorância. Tudo para  ele é pecado. Fecha tanto a porta do céu que nem ele vai conseguir entrar lá.

        Coisas tais como: Faça o que eu digo se não veras, não é coisa de um chefe de família inteligente.

 

2 - LIBERAL - Deixar a Família a seus próprios desejos, não devemos liberar tudo.

3 - EQUILIBRADO - Não muito rígido e nem muito brando. Esse é o correto, é o prudente. Devemos ser equilibrado dentro da família se queremos ganha-la para Jesus.

        Para resumir: O Ditador é um sacerdote sem conhecimento.

  

4 - DISCIPLINANDO  A FAMÍLIA - A disciplina da família deve ser constante, uma mesma disciplina todos os dias. Nunca devemos hajir hoje, e amanhã passar pôr desapercebido, isso faz com que percamos o respeito e a autoridade na família

 

5 - A FAMÍLIA DEVE SER DISCIPLINADA COM HARMONIA - Pais e Mães deve falar uma só língua de disciplina, o pai diz sim e a mãe diz não, cria uma desarmonia na família e desentende os membros. Devemos agir com justiça, e atitude certa.

 

CONCLUSÃO

        Que Deus nos ajude a sermos bons chefes de família, e que podemos fazer a vontade do mestre, e que a sociedade receba uma família disciplinada de acordo com os ensinamentos da palavra de Deus.

         A família é o princípio da sociedade, sem ela não existiria a comunidade, a cidade, o estado, o país e os continente.

        Que Deus nos ajude a sermos bons cidadãos através da Família. Amém

 

 

 

A FAMÍLIA UMA INSTITUIÇÃO DIVINA

 

 

 

 

PARA O CULTO DA FAMÍLIA

 

 

 

 

 

Pb. Jaime Bergamim

Igreja Evangélica Assembléia de Deus

Campo pequeno

COLOMBO - CURITIBA -PR

 

DEDICATÓRIA


            Como pai e  obreiro, muitas das vezes tenho dificuldade  em conciliar as duas missões, porém  há um  bálsamo que nos faz vencer,  ele nos ajuda a caminhar firme sem errar. Cujo bálsamo vem do trono de Jeová.

            Quero externar meu apreço de elevada estima a minha esposa que muito tem contribuída para que a nossa família seja unida. Ela é a razão que  me faz caminhar firma e abundar na obra.

            Aos meus filhos, que  completa a  nossa família, sem eles não havia esta família, mas apenas um lar.

            Louvamos a Deus pôr estes  Quinze anos que constituímos o nosso lar, Muitas investidas de satanás enfrentamos, mas todas vencemos. Em tudo somos mais que vencedores, pôr  Cristo  Jesus, esperança nossa.

                                              Curitiba-Pr. 16  de Julho de 1 999

 

 

                                                                    Pb. Jaime Bergamim