A CONVERSÃO DE PAULO

24/02/2011 13:45

  

Testo: Atos9.1-9

INTRODUÇÃO

 

Conhecendo a vida de Paulo de Tarsi

Paulo de Tarso foi um apóstolo diferente dos demais, por ter dado maior ênfase aos irmãos gentios, pois a sua atenção era destinada a eles que estavam espalhados pelo mundo (Atos 13:47). Paulo, assim como os outros Apóstolos, também teria, em tese, visto Jesus Cristo (Atos 9:17, I Coríntios 15:8, dentre outros textos). Paulo era um homem culto, pois era fariseu seguidor derabiGamaliel. Destaca-se dos outros apóstolos pela sua cultura, considerando-se que os outros apóstolos em sua maioria eram pescadores. A língua materna de Paulo era o grego. É provável que também dominasse o aramaico.

Foi a mais destacada figura cristã a favorecer a abolição da necessidade da circuncisão e dos estritos hábitos alimentares tradicionais judaicos (veja Controvérsia da circuncisão e Concílio de Jerusalém). Esta opção teve a princípio a oposição de outros líderes cristãos, mas, em conseqüência desta revolução, a adoção do cristianismo pelos povos gentios tornou-se mais viável, ao passo que os Judeus mais conservadores, muitos deles vivendo na Europa, permaneceram fiéis à sua tradição, que não tem um móbil missionário

 

I. SAULO DE TARSI

 Seu primeiro nome hebreu era Saulo ( At. 9.4.1,4,11). Paulo era seu nome romano, existe muitas duvida a respeito desse dois nome, mas vamos apenas considerar o hebraico e o romano.

1. A formação Cultural de Paulo

Educado em duas culturas (grega e judaica), Paulo fez muito pela difusão do Cristianismo entre os gentios e é considerado uma das principais fontes da doutrina da Igreja. As suas Epístolas formam uma secção fundamental do Novo Testamento. Alguns afirmam que ele foi quem verdadeiramente transformou o cristianismo numa nova religião, e não mais uma seita do Judaísmo.

Instruído aos pés do mestre Gamaliel.

Era fariseu fervoroso e tinha intimidade com o Antigo Testamento.

A palavra fariseu quer dizer separado. Essa seita surgiu logo após a revolta dos Macabeus em 140 a.C.

 

OA fariseu vinha do povo comum, em contraste com o Saduceus que vinha da classe aristocrata.

 

Os fariseu envolvia uma espécie de reforma que tencionava purificar a crença ortodoxa. Eram muitos legalistas e pouco a pouco foram perdendo a aprovação de Deus.

Assim, podemos compreender o zelo de Paulo pela sua religião.

 

Por causa de seu conhecimento e zelo obtinha autorização dos sacerdotes para perseguir a igreja de Cristo (At. 17.2; Tit. 1.12).

 

2. Paulo cidadão romano

 

Era natural de Tarso, na Cilia, uma província romana, e por tanto Paulo era então, cidadão romano de nascença que uns dos três direitos, sendo o segundo por concessão imperial e o terceiro adquirido por dinheiro, ou seja a cidadania romana poderia ser comprada. Isso explica a importância do império romano e os privilégios que um cidadão romano poderia gozar.

 

Paulo certamente reconhecia seus direitos, mas para ele o maior direito era ser cidadão do céu, e por isso renunciou todos os privilégios terrenos para sofrer por amor a cristo. Isso fez a diferença em seu ministério.

 

O próprio Jesus, sendo o Rei dos reis e Senhor dos senhores, não usurpou o reino deste mundo quando, quando afirmou que seu reino não era deste mundo.

 

Respondeu Jesus: O meu reino não é deste mundo; se o meu reino fosse deste mundo, pelejariam os meus servos, para que eu não fosse entregue aos judeus; entretanto o meu reino não é daqui. (Jo. 18.36)

 

 

 

II. A CONVERSÃO DE PAULO

1. O encontro com Jesus.

Paulo com autorização em mãos vai para Damasco a fim de prender todos os que professavam sua fé no cristianismo.

O Senhor aparece a ele em uma luz do céu, e os que acompanhavam não viram ninguém, mas entenderam a mensagem.

Eu fico a imaginar que noticia levaram eles aos sacerdotes dos quais havia recebido a carta de autorização para prender o povo de Deus.

Paulo perde sua visão: aprendo que Deus cegou Paulo por um motivo espiritual.

Com essa cegueira Deus estava mostrando a Paulo o quanto ele estava cego espiritualmente para não enxergar as maravilhas nas quais começou com o apedrejamento de Estevão que viu o céu aberto.

 

2. Ananias visita a Paulo

Enquanto Paulo estava cego na casa de Judas, Deus revela a Ananias e manda este ir orar por Paulo. Ananias tinha muitos motivos para questionar a cerca de Paulo porque conhecia a sua fama, mas Deus mostra para Ananias que Paulo Seria uma benção para as nações.

Paulo estava orando. Isso prova a sua religiosidade, mas mau ele sabia o que esperava dali para frente, uma vez que o projeto de Deus estava apenas começando.

Deus poderia muito bem ter restaurado a visão de Paulo enquanto ele orava sem que Ananias impusesse as mãos sobre ele, mas Deus não o fez para mostrar para Paulo o caminho da humildade e da simplicidade.

 

 

 

3. Saulo de Perseguidor a perseguido

Paulo talvez não podia imaginar que seu ministério a partir deste momento seria outro.

De um grande perseguidor, seria um grande perseguido por amor do evangelho.

Tão logo Paulo começou a testificar de Jesus, e isso foi o bastante para incitar os judeus a persegui-lo procurando tirar-lhe a vida.

Paulo diante das ameaças de morte, procurou sempre manter a sua comunhão com Deus e com os irmãos ao ponto de ser auxiliado na fuga para escapar com vida da perseguição judaica.

 

III. O PROPOSITO DA VOCAÇÃO DE PAULO

1. Conhecer a vontade de Deus.

Havia três objetivos pelo qual Paulo deveria conhecer a vontade Deus.

a.      Com relação a Israel – Povo escolhido por Deus, mas que rejeito a ele

b.     Com relação a Igreja – De dois povos Deus formaria um povo a igreja universal.

c.     Com relação aos gentios – Povos estrangeiros e segregados da nação de Israel, mas que seria alcançado por Deus.

Paulo seria o elo de ligação entre esses três povos.

 

2. Torna-se ministério e testemunha de Jesus.

 

Por sua cultura tanto secular quanto religiosa, tornou fácil para testemunhar entre os intelectuais de sua época.

Talvez outros apóstolos não teriam tanto existo quanto teve Paulo entre os povos e autoridades romana.

Que Deus nos ajude a compreender o propósito pelo qual fomos chamados.

 

3. Sofrer a favor de Cristo e do evangelho

 

Paulo agora passa a sofrer por amor do evangelho de Cristo.

 

CONCLUSÃO:

 

Paulo foi um homem destemido que não temeu a morte, pois tinha por certo a esperança da glória e vida eterna. Isso nós vemos quando ele expressou que o viver é Cristo e o morrer é lucro ( Fl 1.21)

 

Boa aula a todos

 

Sobre Arato

Sua obra mais conhecida, Fenômenos, foi escrita provavelmente algum tempo depois de -276. De acordo com a Suda[2], Arato escreveu ainda poemas fúnebres, hinos (em especial um hino a ), elegias e epigramas. Somente o poema Fenômenos e dois epigramas (A.P. 11.437 e 12.129) chegaram até nossos dias; das demais obras, restam apenas o título e escassos fragmentos.

 

Sobre Epimênodes

Dito como "homem estranho" pelo seu povo, Epimênides era um dos poucos da sua época e região que criam em apenas um Deus e segundo conta Diógenes Laertius quando houve a praga em Athenas muito se fizeram de holocaustos para "apaziguar a fúria dos deuses", que passavam de 30.000, ou seja, tinham mais deuses em estatuas nas ruas do que pessoas vivendo em Athenas, onde foram até chamados sacerdotes Egípcios e Babilônicos para tentarem resolver aquela praga, mas sem sucesso algum. Quando então lembraram o Deus único de Epimênides, então o chamaram. Ele mostrou-os o erro de adorarem deuses que não poderiam os ajudar em nada, e mandou que colocassem ovelhas no alto do areópago que estas iriam lhes mostrar o local onde esse Deus queria ser adorado. Então, num ato "místico" as ovelhas desceram o areópago e andaram até um local onte não havia nenhum tipo de idolatria. E alí os artífices contruíram um altar e como não sabiam o "nome" desse Deus, a mando de Epimênides talharam como "O DEUS DESCONHECIDO" (Assim como descrito em Atos 17:23), e assim conseguiram resolver o problema da praga.

 

 

Contato

J A I M E B E R G A M I M

jaimebergamim@bol.com.br e jaimebergamim@gmail.com.br

Fone: XXX (41) 3537.3738
tuitter:
@bergamimjaime
https://minist-jaimebergamim.webnode.com.br
Site da Igreja:
https://igrejaaltodacruz3.webnode.com

Pesquisar no site


A terceira idade; por que devo me preocupar se sou apenas um jovem.

Veja as causas

pbjaimebergamim.webnode.com.br/news/a-terceira-idade-eu-vou-chegar-la/

ORE E DIVULGUE NOSSO SITE

Crie um site grátisWebnode