A ASISTÊNCIA SOCIAL, UM IMPORTANTE NEGÓCIO

13/02/2011 21:32

 

 

 

 

TEXTO  AT.OS 6. 1-7

 

INTRODUÇÃO:

 

 

MURMURAÇÃO – At 6:1 - Foi o primeiro obstáculo que o inimigo introduziu para trazer desarmonia na Igreja primitiva. A murmuração que apareceu na Igreja de Jerusalém podia ter trazido conseqüências ainda mais graves, porém o Espírito Santo deu a Pedro uma orientação valiosa, pela qual ele convocou a Igreja e lhe propôs que fossem escolhidos sete diáconos.

 

 

I. AS DORES DO CRESCIMENTO.

 

A conversão de quase três mil almas no dia do Pentecostes deu uma alavancada na igreja.  Mesmo que os discípulos continuaram na doutrina dos apóstolos e na comunhão, alguma coisa era necessária ser feito nas questões social da igreja.

 

Muitas igrejas nos dias atuais têm esquecido dessa pratica social para com os menos favorecidos. Apenas a pregação do evangelho não é suficiente, é preciso fazer algo mais.

 

Se não estamos sendo incomodando com a falta de obra social, é preciso rever o conceito do crescimento da igreja, uma vez que os necessitados sempre estiveram presentes em todo curso da historia bíblica.

 

Elias precisou fazer o milagre do azeita e da  faria na panela da viúva de Sarepta (I Rs 17.16).

 

Jesus alimentou multidão faminta -17 Então eles lhe disseram: Não temos aqui senão cinco pães e dois peixes. (Mt. 14.17).

 

A igreja primitiva, por não cuidar no primeiro momento da assistência social que já era costume entre os judeus palestinos, suscitou os ânimos dos murmuradores.

 

Este tipo de gente é realmente uma casta perigosa: Representam um perigo muito grande para a união na Igreja, pois causam divisões (Jd 19). São pessoas mal intencionadas que, em lugar de pensarem na união da Igreja, procuram fazer de si mesmas “líderes”, para mais tarde ajuntarem em torno deles um grupo.

 

1. A urgência da assistência social

 

Com já falamos do crescimento da igreja que trouxe com sigo esse grande problema social, que nada mais era que discriminação dentro de igreja em Jerusalém veja:

 

As viúva que estavam sendo esquecidas, eram de descendência helenista, ou seja, os judeus de fala grega, enquanto que os Judeus falavam o hebraico-aramaico. Por que de duas línguas se todos eram Judeus? A questão é simples. Os helenistas eram Judeus que tinham vivido fora das terras da palestina e conviviam com os gentios, o que são chamados de Judeus da Diáspora.

 

Tivemos a antiga Diáspora em três fases, a saber:

a.      Do Egito –Jr. 41.17; 42.18

b.     A de Babilônia –

c.     A menor dispensassão – a da Síria causada por Selueco Nicator, que conquista e deporta os Judeus com  suas tropas.

 

Temos ainda de Antioco Epifânio, que espalhou os judeus por um território muito extenso atingindo todo a Ásia Menor, e finalmente a próprio Grécia.

 

Embora que quase sendo absorvido pela cultura de outros países  os 

judeus das Diásporas mantinha a sua fé.

 

2. A murmuração  dos Gregos

 

A murmuração sempre foi um problema para a igreja em todos o tempos. Vemos os Israelitas reclamando no deserto quando peregrinava do Egisto para a terra de Canaã.

a.      Murmuram por falta de alimento, Deus manda o mana ( Ex. 16.1-4)

b.     Murmuram e Mara – (Ex. 16.23,24)

 

Nos dias atuais não é diferente, pois na igreja existe ainda alguns helenistas que não falam a linguagem do povo de Deus, estão acostumado com o grego koiné, embora que professam a mesma fé e estão destinados a salvação, mas o espírito de murmuração está presente em suas vidas. Deus precisa levantar homens de visão como os apóstolos para conter tal situação.

 

O que tem levado o povo murmurar em sua congregação? Será que não existe alguma coisa que deveria ser feito e não estás sendo feito? Que Deus nos de olhos espirituais para enxergarmos.

 

II. A INSTITUIÇÃO DO DIACONATO

 

1. Participação da igreja na decisão.

 

Uma assembléia com toda a igreja foi, realizada para a escolha de sete homens para cuidar da assistência da igreja naquele momento tão importante em que a igreja se encontrava – na fase da expansão.

 

Há três momentos especiais na historia da igreja que importante conhecermos:

a.      Momento da implantação – no calvário;

b.     Momento da consolidação – no Pentecostes;

c.     Momento da expansão – do Pentecostes aos dias atuais.

 

A igreja fez  e está fazendo parte de todos esses momentos.

 

Por que a igreja fez parte da escolhas os sete diáconos? E muitos casos o pastor não conhece a índole e o testemunho de todas a pessoas da igreja, e creio que isso também acontecia com  os apóstolos. Imagina uma igreja que nasceu de um momento para o outro com quase três mil crentes, não levando em conta os que já havia e os que foram acrescentados. E bom lembrar que não era somente na igreja de Jerusalém, a referencia Bíblica a Jerusalém e pelo fato de ser a igreja mãe, mas essa murmuração já havia espalhado até Antioquia.

 

2. Ministério diaconal.

 

O ministério diaconal teve uma grande importância para a igreja primitiva que até o seus nomes eram gregos, isso para quebrar o espírito de murmuração que havia na igreja. Isso dava segurança a viúvas helenista pois seus compatriotas que cuidariam daquele momento em diante de seus problemas sociais.

 

Os diáconos, ao contrario que muitos pensam ser apenas porteiros, repartidores da Ceia do Senhor, eles têm um papel importante no ministério da igreja local.

 

Não é à-toa deveriam ser de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria.

III. ASSISTÊNCIA SOCIA, UM IMPORTANTE NEGÓCIO

 

1. O “ Importante negocio”

 

Os Apóstolos,  embora que ocupados com um grande trabalho que era o ensinamento e a pregação da palavra de Deus, não inferiorizaram a assistência ao menos favorecidos, neste caso as viúvas, pessoas indefesas e até mesmo abandonadas.

 

Hoje tem em nossas igrejas, viúvas de pastores que após ter dado a vida no evangelho ao lado do esposo, estão abandonadas e esquecidas pelo ministério da igreja. Aquelas datas importantes que faziam festa e davam presentes ao esposo e elas foram esquecidas na historia de suas vidas.

 

Será que estamos dando a devida importância a esse negocio, ou estamos limitados a tão histórica campanha do quilo? Onde  está esse importante negócio na igreja? Pense nisso, é muito sério.

 

2. Servindo a igreja de Cristo.

 

Enquanto os Apóstolos dedicavam a ministração da palavra os diáconos serviam a mesas.

 

Que mesa seria essa?

a.      Primeiro pode se referir a distribuição de alimento

b.     Segundo pode se referir a distribuição dinheiros, sendo essa a hipótese mais aceita pelos teólogos, até porque quando levamos em consideração o episódio de Ananias e Safira.

Seja qual for, servir a igreja de Cristo sempre foi um importante negócio para aqueles que realmente ama está obra. 

 

O grande resultado do crescimento de muitas igrejas no mundo em algum lugar do planeta está relacionado com a obra social.

 

O povo não quer apenas o evangelho, precisamos alimentá-los, nutri-los para que seja receptível ao evangelho de Cristo.

 

CONCLUSÃO:

 

Que neste domingo, despertemo-nos para essa grande necessidade. Temos muitos irmãos vitimas de catástrofes naturais, outros por circunstancia da vida, outros por enfermidade e etc., que estão a nossa espera a estender a mão amiga com um pão ou um trocado.

 

O nosso coração deveria arder neste dia e nos colocarmos em seus lugar, sentirmos a dor dos órfãos, das viúvas, dos sem tetos e sem saúde.

 

Abramos os nossos corações e a nossas mãos para esse tão importante negócio. Farás isso hoje?

Boa Aula a todos.

Contato

J A I M E B E R G A M I M

jaimebergamim@bol.com.br e jaimebergamim@gmail.com.br

Fone: XXX (41) 3537.3738
tuitter:
@bergamimjaime
https://minist-jaimebergamim.webnode.com.br
Site da Igreja:
https://igrejaaltodacruz3.webnode.com

Pesquisar no site


A terceira idade; por que devo me preocupar se sou apenas um jovem.

Veja as causas

pbjaimebergamim.webnode.com.br/news/a-terceira-idade-eu-vou-chegar-la/

ORE E DIVULGUE NOSSO SITE

Crie um site grátisWebnode